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PublicouDaniel Bravo Alterado mais de 10 anos atrás
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Identificação Pesquisa sobre o artista Eugenio Dittborn Jaqueline Gonçalves, Solange Lyle Borba de Souza e Viviane Baschirotto Disciplina: Arte na América Latina, Profª Dra. Maria Amélia Bulhões Especialização em História da Arte II UNIVILLE – JOINVILLE 2012
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Eugenio Dittborn
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EUGENIO DITTBORN Nasceu em Santiago do Chile, em 1943; As Pinturas Aeropostales (Aeropostais) foram iniciadas em 1983; Estudou desenho, pintura e gravura na Escola de Belas Artes da Universidade do Chile entre 1961 e 1965; Em 1966 estudou litogravura na Escuela de Fotomecánica de Madrid, Espanha e logo depois em Berlim, Alemanha entre ; Estudou pintura na Escola de Belas Artes de Paris em 1968; Em 1979 ganhou o Prêmio de Gravura do Primeiro Salão Gráfico da Universidade Católica do Chile. E em 1982 ganhou o Prêmio de Gravura na III Bienal da mesma universidade.
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Quando regressa ao Chile, participa da produção de canais culturais no canal estatal, chamado “Pintores do Chile”; Em 1976 integra o grupo Visual, e nesse mesmo ano é reconhecido como uma revelação da arte nacional; Em 1981 realiza as primeiras vídeo-arte; As Pinturas Aeropostales (Aeropostais) foram iniciadas em 1983, quando também forma o grupo Escola de Santiago; Em 2005 ganhou o Prêmio Nacional de Arte; Atualmente reside no Chile.
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“A iconografia usada por Dittborn é muito variada, mas visita, no geral, certos temas: o acidente de viagem e a interrupção do trajeto – o naufrágio, a catástrofe aérea; o envoltório como veículo de transição entre dois territórios – o envelope, o berço, a mortalha; o rosto humano; os manuais escolares de desenho; a publicidade arcaica; as caricaturas e outras formas de desenho (o de crianças ou esquizofrênicos), em que não há uma plena consciência e o desenho é feito quase de maneira involuntária; as gravuras históricas, a notícia jornalística, a matéria policial; a imagem de pintores posando como pintores” FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética: catálogo. Porto Alegre, Fundação Bienal do Mercosul, 2011, p.485.
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1. O Pozinho Venenoso que se encontra nas Dobras. 2. As Distâncias.
O museu dos meios e dos fins “Pode se dizer que meu museu contém demasiados meios e demasiados fins. E, paradoxalmente, é um museu pequeno. Nomeio agora só alguns desses meios e desses fins e acrescento que vários desses meios são fins e vice-versa. 1. O Pozinho Venenoso que se encontra nas Dobras. 2. As Distâncias. 3. Os Destinatários. 4. Os Remetentes. 5. O Correio Aéreo na era dos Couriers. 6. O Tingimento e seus Trajetos Incalculáveis. 7. A História do Corte e Confecção. 8. Os Envelopes, Útero, Casa e Túmulo. 9. Todas as Imagens Desacreditadas e Qualquer Texto. 10. O Engano e o Desengano: Partir e Chegar.” DITTBORN,Eugenio. Desierta. Santiago do Chile: MAVI, 2010, p.14.
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Pinturas Aeropostales
A obra armazena uma memória ao ser dobrada e estendida novamente ao ser exposta; Os envelopes são uma extensão da obra, contêm informações sobre a obra, a técnica, os lugares por onde passou, um texto sobre ela, e claro, uma parte da obra, e são sempre expostos ao lado delas; Os envelopes dialogam com a arte postal. O artista afirma: “ver uma pintura aeropostal é ver entre duas viagens”; Discute a transterritorialidade; Usa diversos materiais para compor as obras, entre eles a pintura, serigrafia, colagem, inserções de tecido;
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Às Pinturas Aeropostais não se aplicam camadas de tintas, pois podem rachar com as operações de dobradura e desdobramento; As pinturas são resultado de tingimentos, onde líquido é embebido no tecido.
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Obras
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Participou da 8ª Bienal do Mercosul como homenageado, com as Pinturas Aeropostais. Como sempre acontece com esses trabalhos, as obras chegaram a Porto Alegre via correio, dobradas e colocadas em envelopes. A pintura foi desdobrada e pendurada e o envelope foi exibido ao lado. Uma das obras exposta na Bienal era inédita, produzida especialmente para a exposição. É resultado de uma viagem feita no mesmo ano da exposição (2011), no mês de março, quando o artista visitou três cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Pelotas e Bage. A obra esteve exposta inteira na abertura da Bienal, no espaço do Santander, depois foi desmembrada em três blocos e enviada pelo correio às três cidades para serem expostas também lá. Cada parte remete às cidades por onde passou, seja por conteúdos, ou representações.
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Obra criada para a 8ª Bienal do Mercosul.
OB.IT Obra criada para a 8ª Bienal do Mercosul. ,1x1,4m cada módulo
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Obra em exposição na 8ª Bienal do Mercosul.
OB.IT Obra em exposição na 8ª Bienal do Mercosul.
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Envelope de Pinturas Aeropostais endereçado à 8ª Bienal do Mercosul.
2011. Foto: Fábio Del Re.
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Altura del hueso (Altura óssea).
2004. Tintura e fotoserigrafia sobre tecido. 210x280cm. Coleção Tomas Dittborn
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Altura del hueso (Altura óssea).
Detalhe
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Altura del hueso (Altura óssea).
Detalhe
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Absent feet (Pés ausentes).
2003. Tintura e fotoserigrafia sobre 4 módulos de lonita Duck. 210x560cm. Cortesia do artista e de Alexander and Bonis. Nova York.
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Absent feet (Pés ausentes)
Detalhe
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Absent feet (Pés ausentes) 8ª Bienal MERCOSUL
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La cocina y la guerra (A cozinha e a guerra).
1994. Tintura, alinhavo e fotoserigrafia sobre 24 módulos de tecido de algodão. 420x1680cm. Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
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La cocina y la guerra (A cozinha e a guerra).
Detalhe
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La cocina y la guerra (A cozinha e a guerra).
Detalhe
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La cocina y la guerra (A cozinha e a guerra).
Foto Obra em exposição
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Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
El cadáver, el tesoro (O cadáver, o tesouro). 1991. Tintura, alinhavo, plumas e fotoserigrafia sobre 3 módulos de entretela. 350x280cm. Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
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El cadáver, el tesoro (O cadáver, o tesouro).
Detalhe
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Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
Corche (Colcha). 2004. Tintura, cetim, alinhavo e fotoserigrafia sobre lonita Duck. 210x140cm. Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
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La XXVII Historia del Rostro (Lejía).
2004. Tintura, alinhavo e fotoserigrafia sobre lonita Duck. 420x980cm. Cortesia do artista e de Alexander and Bonin, Nova York.
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La XXVII Historia del Rostro (Lejía).
Detalhe
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La XXVII Historia del Rostro (Lejía).
Detalhe
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La XXVII Historia del Rostro (Lejía).
Detalhe
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La XXVII Historia del Rostro (Lejía).
Detalhe
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LA PIETA, 1983 Pintura y fotoseriagraía sobre polipropileno x 150 cm Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago, Chile
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Fraqueza fez acontecer (Airmail Painting N º -01) 1983
Guache e carimbo em papel Kraft, 68 1/2 x 56 1/2 "(174 x 143,5 cm). MUSEU DE ARTE MODERNA – MOMA – NOVA YORK - EUA
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Bibliografia FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. 8ª Bienal do Mercosul: ensaios de geopoética: catálogo. Porto Alegre, Fundação Bienal do Mercosul, 2011. FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. Material Pedagógico: Caderno de Arte. Porto Alegre, Fundação Bienal do Mercosul, 2011. PORTAL DE ARTE. Eugenio Dittborn. Disponível em: < Acesso em abr 2012. MOMA. The Collection. Disponível em: < Acesso em: abr 2012. FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL. Componentes. Disponível em: < Acesso em: abr 2012. BIBLIOTECA MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Eugenio Dittborn. Disponível em: < Acesso em: abr 2012.
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