A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I"— Transcrição da apresentação:

1 Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Vanessa Luiza Tuono Jardim

2

3 Fórmulas Permitem fazer e refazer cálculos
Para a Planilha, fórmula é um conjunto de operações matemáticas e lógicas que fornecem um resultado

4 Fórmulas Comece sempre a fórmula com (igual) =
Sinais matemáticos usados nas fórmulas + somar - subtrair * multiplicar / dividir ^ elevar à potência % Multiplica por 100

5 Como colocar uma fórmula na planilha
Para criar uma fórmula deve-se saber onde se localizam as informações que serâo usadas no cálculo. 1. Digitar os dados 2. Clicar na célula onde desejar que apareça o resultado 3. Na Barra de Fórmulas digitar um sinal de igualdade (=) 4. Clicar na célula que contém o primeiro valor que entra na fórmula. (O endereço dela aparecerá na Barra de Fórmulas). Na Barra de Fórmulas digitar um operador matemático 5. Clicar em <Enter>. (A fórmula aparecerá na barra de fórmula e o resultado na célula ativa). É importante notar que as fórmulas não aparecem na planilha, mas somente o seu resultado.

6

7 Exercícios 1. Digite a planilha da figura do Exemplo 1 acima no Calc. Coloque as fórmulas corretamente, utilizando o endereço dos números, e verifique os resultados. 2. Agora altere os valores unitários, retirando 1,00; 5,00 e 0,50 substituindo-os por 0,98; 5,25 e 0,75. É necessário redigitar as fórmulas? Por que?

8

9 Algumas funções estatísticas
O resultado de certos parâmetros amostrais, tais como máximo, mínimo, média, mediana, moda, variância e desvio padrão, é obtido muito facilmente no Calc. Supondo que os dados estejam no intervalo B12 a B16 as fórmulas ficarão assim: desvio padrão =DESVPAD(B12:B16) máximo =MÁXIMO(B12:B16) média =MÉDIA(B12:B16) mediana =MED(B12:B16) moda* =MODO(B12:B16) mínimo =MÍNlMO(B12:B16) variância =VAR(B12:B16)

10

11 Fórmulas mais usadas Clique em fx Ou no menu, Inserir > Função

12 Atividade 1 Vamos montar a seguinte tabela:

13 Atividade 2 Criar uma fórmula para média de cada aluno

14 Fórmulas mais usadas Função SE
Exemplo: na planilha de notas dos alunos, colocar um campo chamado SITUAÇÃO Nesse campo será escrito APROVADO se a média do aluno for igual ou maior do que 7,0 E REPROVADO se a média do aluno for menor do que 7,0.

15 Fórmulas mais usadas Função SE Manualmente
=SE(B2>=7;”aprovado”;”reprovado”) Ou pelo Menu, Inserir> Função>Lógica > SE

16 Atividade 3 Usando Função: Calcule a média de cada aluno
Calcule a média total da turma

17 Cálculo de Medicação Regra de três
      A regra de três simples é um processo prático para resolver problemas de razão e proporção, que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos outros já conhecidos. Passos utilizados em uma regra de três simples: 1. Agrupar as grandezas da mesma espécie em colunas, mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes. 2. Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3. Montar a proporção e resolver a equação.

18 Questão Uma solução oral foi preparada contendo 20 mg de cloridrato de femproporex por 5 mL de solução. Quantos mg de fármaco estão contidos em 40 mL desta solução ? Calcule usando a planilha de Excel 

19 IMC O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

20 Gráfico IMC

21 Atividade Criar uma tabela e um gráfico com a distribuição dos IMCs
Levantar os dados da turma Levantar os dados dos servidores que estiverem no IFSC Separar sexo M e F

22


Carregar ppt "Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google