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Formação continuada 4 série
Prof. Edna Heloisa Schaeffer
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Função Social: medir, ordenar, codificar e quantificar.
Como os números racionais se apresentam em nosso contexto? Buscar em livros, revistas e jornais como eles aparecem.
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As idéias de representação:
Parte – todo; Razão; Quociente; Fração como operador; Reta numérica;
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Operações de números racionais (frações)
Pegue uma folha sulfite e divida a mesma em quatro partes iguais: Qual é a fração que você pode usar para representar cada uma dessas partes? Represente, com uma operação, a porção da folha formada por: duas dessas partes: quatro dessas partes: seis dessas partes:
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O grupo de Taís recortou cartões retangulares, cada um deles representando 1/8 da folha. Use a adição e a multiplicação para registrar sua resolução: Qual é a fração que representa: 3 partes da folha; 6 dessas partes da folha; 9 dessas partes dessa folha;
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Que porção da folha corresponde a 1/3 de 4 folhas?
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Pedro dividiu a folha ao meio
Pedro dividiu a folha ao meio. Da metade, recortando, tirou a terça parte. Que parte da folha Pedro recortou?
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Repartindo: Podemos encontrar o resultado de algumas divisões de frações utilizando a idéia de repartir. Por exemplo, se repartimos 1/ 3 de uma barra de chocolate entre 2 crianças, cada uma receberá a metade de 1/ 3 da barra:
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Então, o resultado da divisão de 1/3 por 2 é 1/6
Então, o resultado da divisão de 1/3 por 2 é 1/6. Escrevemos: 1/3 ÷ 2 = 1/6.
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QUANTAS VEZES CABE? Em outros casos encontramos o resultado verificando quantas vezes um número cabe no outro. Com números naturais estamos acostumados a fazer isto. Por exemplo, se queremos achar o resultado de 8 dividido por 4, procuramos quantas vezes 4 cabe em 8. Como 4 cabe 2 vezes em 8 (2 x 4 = 8), dizemos que 8 : 4 = 2. Podemos aplicar esta idéia a frações. Quando procuramos o resultado de ½ ÷ 1/4
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estamos querendo saber quantas vezes ¼ cabe em 1/2
estamos querendo saber quantas vezes ¼ cabe em 1/2 . Um desenho responde imediatamente:
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Como se pode perceber, as idéias de "repartir" e de "quantas vezes cabe" são equivalentes. É uma questão de se achar mais fácil ou mais difícil usar cada uma delas, em cada caso.
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1. Os alunos de uma classe vão sair em excursão
1.Os alunos de uma classe vão sair em excursão. A metade dos participantes irá a pé, 1/3, de bicicleta, e 5, de carro. Quantos alunos vão sair em excursão? Quantos vão a pé? Quantos vão de bicicleta? 2.Uma escada possui 19 degraus. Cada degrau tem 17/2 centímetros de altura mais 1/2 centímetro de revestimento. Que altura tem a escada? 3.Metade de um pomar está plantado com macieiras, um terço é caminho e ainda restam 300 metros quadrados de laranjal. Qual a área do pomar?
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4. Para uma festa de aniversário, uma costureira está colocando uma barra que contorna uma toalha retangular. Essa toalha tem, de comprimento, 180 centímetros e , de largura, 2/3 de comprimento. Qual é a medida, em centímetros, da largura dessa toalha? Determine a medida do contorna dessa toalha, em centímetros.
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5. Com 5 litros de leite, quantos copos podem ser cheios com ¼ de litro?
Se 1 litro de leite custa R$ 1,60, qual é o custo de 1 desses copos de leite? Se o copo de leite está sendo vendido por R$ 0,48, qual é o lucro em 1 litro? E o lucro em 5 litros, nas condições do item anterior?
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