A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes

2 Desafio da UFERSA: construir de uma Universidade excelência no semi-árido brasileiro
Quadro real: A escassez de vagas na universidade pública Qualidade do Ensino público Superior Carência de profissionais qualificados Carência de Pesquisa Hiato entre ensino médio e superior

3 Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T): inovação no ensino superior
Breve relato na histórico Origem da UFABC A proposta do BCT da UFERSA Novos caminhos Cursos de segundo ciclos ligados ao BCT Desafio pedagógico

4 Histórico do BCT-UFERSA
Inspirado no BCT da UFABC Impulsionado pelo REUNI e necessidade de expansão da UFERSA. 1) Aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; 2) Redução das taxas de evasão; 3) Ocupação de vagas ociosas

5 O curso O BCT é o primeiro ciclo de Formação superior Os cursos de Engenharias, licenciaturas e outros bacharelados podem compor um segundo ciclo de formatação O terceiro ciclo será a pós-graduação. O primeiro ciclo permite acesso ao segundo ou teceiro ciclo.

6 Características do curso
O BCT da UFERSA tem duração de três anos ou três anos e meio (diurno/noturno). Neste novo modelo proposto, os primeiros dois anos são de disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas e de caráter obrigatório. O ingresso nos cursos de segundo ciclo depende do rendimento no BCT.

7 Objetivo geral Os egressos deste curso atuarão de forma crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo sólida formação geral e científica. Capacitar os egressos para em relação às bases de conhecimentos relacionadas atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais.

8 Bacharelado de Ciência e Tecnologia: A grande inovação da UFABC
Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: Objetiva garantir a formação em nível superior em 3 anos e garantir: Bases para pós graduação, ou para graduação em diversas áreas (flexibilidade) Permitir mais reflexão na escolha profissional (profissionais motivados) Permitir dinâmica na atualização profissional (educação contínua)

9 UFABC No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº e datada de 26 de julho de 2005. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

10 A fase eletiva do curso Vigora no últimos dois semestres (540 h);
A escolha das eletivas leva em conta o rendimento no curso. Critérios de Coerência e compatibilidade entre as diferentes turmas da mesma disciplina são importantes. Interação interdisciplinar é necessária. O agrupamento de eletivas é dinâmico.

11 Cursos de segundo ciclo
As disciplinas optativas a serem escolhidas pelos estudantes terão quantidade limitada de vagas, direcionando-os para um dos seguintes bases: Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia do Petróleo, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Sistema de Informação

12 A UFERSA decidiu pelo BC&T em sua proposta de reestruturação
O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação

13 Síntese O candidato ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), fará uma graduação em 3 ou 3,5 anos. Depois dessa formação básica, existem opções de graduação em engenharia, licenciaturas ou sistema de informação (Angicos).

14 Organograma # Pode ser feito em outras instituições

15 Dificuldades evidenciadas
Forte base em ciência: Matemática e Física, exigida e o ensino médio. (Nivelamento) -Valorizar o conhecimento As práticas laboratoriais: Diversos laboratórios estão sendo estruturados e construídos Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado não foi assimilado a contento Acompanhamento por tutores ainda não foi feito A gestão do curso e a interface entre turnos e campus.

16 Muito Obrigado! O desafio continua...


Carregar ppt "Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google