A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Macro Função Auditoria Governamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Macro Função Auditoria Governamental"— Transcrição da apresentação:

1 Macro Função Auditoria Governamental
Grupo de Trabalho CONACI Macro Função Auditoria Governamental MT – SC – RJ – PE 1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009

2 COMPONENTES MATO GROSSO - Arleide Lucialdo Peixoto Lima Elba V. de Moraes Pinheiro PERNAMBUCO - Leonildo Sales Débora Mayrinck RIO DE JANEIRO -Teresa F. do Nascimento SANTA CATARINA - Herta Machado Capaverde ACADEMIA-UFPE- Márcia Tavares Relatora: Elba Vicentina de Moraes Pinheiro (MT) Coordenadora: Débora Mayrinck (PE)

3 Orientações Preliminares
Padrões Técnicos de Controle Interno do Setor Público - PTCISP Macro Função- Auditoria Governamental

4 Estrutura da Apresentação
Conceito de Auditoria Governamental; Estrutura e Componentes da Auditoria Governamental: Plano Planejamento Execução Informação e Comunicação Monitoramento e Autoavaliação

5 Conceito de Auditoria Governamental
Função de controle interno que objetiva ser instrumento de avaliação da gestão pública, com ênfase na aferição dos resultados dos programas governamentais, subsidiando o gestor na tomada de decisão, com vistas ao fortalecimento da governança no setor público, na perspectiva do alcance do bem estar social.

6 Estrutura e Componentes
A Função de Controle Interno Auditoria Governamental deverá ser estruturada sob enfoque técnico, operacional e legal com abordagem sistemática e disciplinada, constituída pelos componentes: plano, planejamento, execução, informação e comunicação, monitoramento e autoavaliação, na perspectiva de inovação e aprendizado.

7 Plano É um componente da Função Auditoria Governamental, direciona o Planejamento identificando os órgãos, entidades, programas e ações a serem auditados, considerando as políticas estratégicas de governo, materialidade, risco e relevância.

8 Planejamento Componente de Auditoria Governamental que define o objetivo e a estratégia de execução dos trabalhos com o propósito de prever a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos, bem como a oportunidade de sua aplicação.

9 Planejamento O planejamento deverá ser contínuo e ajustado na medida em que os trabalhos estão sendo executados. Pressupõe, primordialmente, adequado nível de conhecimento do ambiente de controle interno definido pelo modelo de gestão da organização, priorizando sua atuação com base na avaliação de riscos interno e externo à organização.

10 Execução É o componente de Auditoria Governamental em que o auditor desenvolve as atividades estabelecidas na fase de planejamento, subsidiado pelos programas de auditoria, com vistas a obter analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras, patrimoniais e operacionais que darão suporte aos resultados de seu trabalho.

11 Informação e Comunicação
A Informação e Comunicação é um componente da auditoria governamental que identifica, coleta e divulga informações em formato e periodicidade adequados, assegurando a transparência dos resultados alcançados pela gestão, para os usuários internos nos diversos níveis hierárquicos e usuários externos.

12 Informação e Comunicação
A qualidade da informação perpassa pelos seguintes atributos: concisão, acessibilidade, clareza, linguagem inteligível, integridade, apropriada e oportuna.

13 Monitoramento Componente da auditoria governamental, visa assegurar que as deficiências identificadas sejam oportunamente solucionadas, resultando em uma avaliação permanente da qualidade do desempenho da gestão, sendo operacionalizado por meio de análises de implementações de recomendações.

14 Autoavaliação É um componente de acompanhamento da atividade de auditoria governamental, desde a fase de planejamento até a de monitoramento, almejando uma melhoria contínua para o alcance de processos ordenados, éticos, econômicos, eficientes e eficazes nas operações.


Carregar ppt "Macro Função Auditoria Governamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google