A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
A U D I T O R I A I N T E R N A

2 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
TEMA O papel da Audin e sua importância para as Unidades Organizacionais da Instituição e a RBMLQ-I

3 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
CONTROLE EXTERNO Tribunal de Contas da União - TCU/BSB Secretaria de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro - SECEX/RJ Controladoria Geral da União - CGU/PR Controladoria-Geral da União no Estado do Rio de Janeiro - CGU/RJ Auditoria Interna

4 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I SITUAÇÃO REGIMENTAL DA
CONTROLE INTERNO SITUAÇÃO REGIMENTAL DA AUDITORIA INTERNA AUDIN Conforme art. 9º, do Anexo I, do Decreto n.º 6.275, de 28/11/2007, c/c art. 30 do Regimento Interno, aprovado em 03/4/2008, a Auditoria Interna é um dos Órgãos Seccionais dentro da Estrutura Organizacional do Inmetro.

5 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
M I S S Ã 0 Dar o suporte técnico e administrativo à Presidência do Inmetro na realização das atividades de sua competência, bem como verificar e certificar a exatidão e a regularidade das contas e comprovar a eficiência na aplicação dos recursos do Inmetro. com o propósito de verificar e certificar a exatidão e a regularidade das contas e comprovar a eficiência na aplicação dos recursos do Inmetro, criando condições para assegurar a eficácia nos controle internos e externos.

6 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
VISÃO Transformar a Auditoria Interna em consultoria permanente, fomentando a produção de utilidades requeridas pelos gerentes.

7 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
ENFOQUE Conformidade entre as ações de nível estratégico, tático e operacional • Consecução dos objetivos, metas e planos do Inmetro • Eficiência na obtenção e uso dos recursos financeiros, materiais e humanos • Qualidade das informações contábeis • Organização interna e procedimentos • Adequação e cumprimento das normas • Cumprimento da legislação • Segurança física e lógica • Proteção dos ativos • Prevenção de erros, desperdícios e fraudes

8 COMPETÊNCIAS DA AUDITORIA INTERNA
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 COMPETÊNCIAS DA AUDITORIA INTERNA compete à auditoria interna verificar a conformidade às normas vigentes, certificando a exatidão e regularidade das contas e comprovar a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos da União; criar condições indispensáveis para assegurar a eficácia nos controles interno e externo; examinar a legislação específica e normas correlatas, orientando quanto a sua observância;

9 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
promover inspeções regulares nas áreas de atuação do INMETRO; realizar auditorias administrativas, contábeis e financeiras nas diversas áreas do INMETRO e seus conveniados, com o propósito de avaliar e certificar a exatidão e regularidade das contas e comprovar a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos da União; executar auditorias extraordinárias, de cunho específico, que, no interesse da administração, venham a ser determinadas pelo Presidente.

10 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA AUDIN Base Legal (fundamento) Decreto n.º (e alterações), de 6 de setembro de 2000 – que Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dá outras providências. I.N./SFC Nº 01, de 6/4/2001 Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

11 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
A atuação da Auditoria Interna é programada no exercício anterior, através do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna - PAINT, onde são descritas todas as unidades internas e externas do INMETRO, bem como os órgãos conveniados a serem auditados no exercício seguinte.

12 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Até o último dia do mês de janeiro de cada ano, é encaminhado, para a CGU/RJ, o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT, contendo o relato das atividades desenvolvidas pela auditoria interna durante o exercício anterior.

13 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
ESTRUTURA DA AUDIN SECRETARIA SETOR DE APOIO AI

14 CICLO DOS TRABALHOS DA AUDIN
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 CICLO DOS TRABALHOS DA AUDIN

15 CICLO DOS TRABALHOS DA AUDIN
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 CICLO DOS TRABALHOS DA AUDIN PAINT Estabelece o que fazer, como fazer e o quando fazer. POAAI Define as equipes para a execução do Plano de Auditoria. ORDINÁRIAS AUDITORIAS Onde são executadas as diretrizes do Plano de Auditoria RAINT Onde é verificado/consolidado o cumprimento das metas estabelecidas no PAINT, para possíveis ajustes.

16 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
ESTRATÉGIAS captação e desenvolvimento de recursos humanos; tratamento adequado às informações sobre o trabalho de auditoria; disponibilizar a informação de padrões de conformidade pertinentes, adequando as necessidades às oportunidades surgidas.

17 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
O resultado da auditoria é consubstanciado em relatório pela equipe de Auditores e submetido à apreciação do Auditor-Chefe, que, após sua ratificação, encaminha ao Presidente do INMETRO para conhecimento, que posteriormente envia às áreas envolvidas para providências cabíveis, inclusive dando ciência às Secretarias dos Estados, às Prefeituras e à CGU/RJ. R E S U L T A D O

18 PRODUTO DA AUDITORIA INTERNA
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 PRODUTO DA AUDITORIA INTERNA Diagnóstico sobre o processo auditado, acompanhado das impropriedades, irregularidades e improbidades e/ou melhorias porventura identificadas, com a finalidade de subsidiar o gerente responsável por sua gestão.

19 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
VALORES Formalismo e disciplina: rigor na execução dos processos com foco na exatidão, observância aos procedimentos e respeito aos requisitos legais; Praticidade: busca da simplicidade nos procedimentos e na execução das atividades sem prejuízo de rigor técnico; Orientação para o Cliente: atividades orientadas para as necessidades dos clientes; Foco em resultados: cultura da mensuração (eficiência, eficácia e efetividade), visando o alcance dos objetivos institucionais.

20 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Plano Operacional de Atividades de Auditoria Interna, Financeira, Contábil e Administrativa – POAAI

21 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Plano Operacional de Atividades de Auditoria Interna, Financeira, Contábil e Administrativa – POAAI

22 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Plano Operacional de Atividades de Auditoria Interna, Financeira, Contábil e Administrativa – POAAI

23 Solicitação de Auditoria - SA
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 Solicitação de Auditoria - SA (FOR-AUDIN-003)

24 Ofício de apresentação dos auditores
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 Ofício de apresentação dos auditores (MOD-AUDIN-002)

25 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I Relatório de Auditoria
(FOR-AUDIN-008)

26 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Papel de Comentário (FOR-AUDIN-005)

27 Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Parecer sobre as respostas apresentadas pelo Órgão auditado às recomendações do Relatório de Auditoria (MOD-AUDIN-001)

28 Acompanhamento das Auditorias realizadas
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I 10 e 11/02/2011 Acompanhamento das Auditorias realizadas (FOR-AUDIN-012)


Carregar ppt "Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google