A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 ATA / ATESTADO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 ATA / ATESTADO"— Transcrição da apresentação:

1 PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 ATA / ATESTADO
PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

2 QUAIS SÃO AS NORMAS DE UMA ATA?
CONCEITUAÇÃO CONCEITO DE ATA ATA é o resumo dos fatos e decisões de uma assembléia, sessão ou reunião para um determinado fim. QUAIS SÃO AS NORMAS DE UMA ATA? Geralmente, as atas são transcritas a mão pelo secretário, em um livro próprio, que deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, assinado pela autoridade máxima da entidade ou por quem receber daquela autoridade delegação de poderes para tanto; esta também deverá numerar e rubricar todas as folhas do livro. Como é um documento de valor jurídico, deve ser lavrada de tal forma, que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado. Se houver engano, o secretário escreverá a expressão “digo”, retificando o pensamento . Nas atas, os números devem ser escritos por extenso, evitando-se também abreviações. São redigidas sem deixar espaços ou parágrafos. O tempo verbal utilizado é o pretérito perfeito do indicativo. Todas as pessoas presentes, ou quando deliberado, apenas pelo presidente eo secretário, devem assinar a ata.

3 MODELO DE ATA ATA da 52a Sessão Ordinária de 2011
Introdução ATA da 52a Sessão Ordinária de 2011 Aos 11 do mês de abril do ano de dois mil e onze, às 10 horas, no Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de , reuniu-se o Conselho Departamental, em Sessão Ordinária, presidido pelo Senhor Conselheiro-Presidente, Dr. João de Deus de Jesus, presentes os Senhores Conselheiros, Doutores: Pedro João e Maria do Socorro; presente, também, o Sr. Diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo, Dr. Mateus Paulo Pimenta. Contexto Iniciados os trabalhos, o Sr. Dr. João de Deus de Jesus iniciou a reunião pelo primeiro ponto de pauta intitulado Transferência do Prof. Dr. Isac Lucas Araújo da Universidade Federal de Viçosa para a Universidade Federal do Espírito Santo Encerramento E após a leitura da pauta para a próxima reunião, o Senhor Conselheiro-Presidente, encerrou esta, da qual, para constar, eu, , lavrei esta Ata. Sala das Sessões, em 11 de abril de 2011.

4 ATESTADO MODELO DE ATESTADO
ATESTADO é o documento firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato. O ATESTADO difere da CERTIDÃO, porque, enquanto esta prova fatos permanentes, aquele se refere a fatos transitórios. MODELO DE ATESTADO ATESTADO ATESTO, a pedido da parte interessada, que João Paulo Cassiano, no presente momento, goza de sanidade física e mental. Alegre, 11 de abril de 2011 DR, Amado Mercurano

5 FIM! EXERCÍCIOS PRÁTICOS
Para a INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA que seu grupo de trabalho escolheu em conjunto com o Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos, elaborar um(a) modelo de: 1) ATA; 2) ATESTADO FIM!


Carregar ppt "PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 5 ATA / ATESTADO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google