A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Reino Animal Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe dos Répteis

2 Características Gerais
Conseguem viver e se reproduzir longe da água. Seu nome vem do latim: “reptare” = rastejar. Existem em praticamente todos os habitats. Cerca de 700 espécies (de um total de 7000) vivem no Brasil. São ectotérmicos. Hábitos alimentares variados e a maioria é carnívora. Possuem orgãos dos sentidos bem desenvolvidos. Algumas serpentes possuem a FOSSETA LOREAL: capaz de perceber o calor corporal de mamíferos e aves, mesmo durante a noite. O olfato das serpentes é apurado, sua língua entra e sai da boca, comunicando-se com um orgão olfativo que fica no céu da boca. Os olhos do camaleão, movimentam-se em todas as direções. Jacarés e crocodilos, tem dentes bem desenvolvidos e sua mordedura é vigorosa.

3 Divididos em 4 grupos: quelônios, crocodilianos, escamados e rinocéfalos.

4 Escamados Rinocéfalos

5 Revestimento corporal
A pele dos répteis é grossa e coberta por uma proteína impermeável denominada QUERATINA. Lagartos e serpentes tem escamas de queratina. Jacarés, crocodilos e quelônios existem placas córneas. Os quelônios tem um casco formado por placas ósseas.

6 Locomoção Alguns répteis apresentam membros laterais, rastejam quando andam. Os répteis que se movem na água possuem pernas modificadas em forma de remo e o casco facilita a natação. Alguns répteis que não apresentam membros, rastejam e são muito ágeis.

7 Respiração Todos os répteis respiram por pulmões.

8 Reprodução Fecundação interna
Ovos com casca que apresenta várias camadas (evita perda de umidade) Alguns são ovíparos outros vivíparos.

9 Apesar do dragão de comodo parecer um monstro sorrateiro, que é atraido por carne em decomposição, uma especie de urubu terrestre, com um veneno mortal; e um animal exótico que lembra os animais pré historicos. Normalmente não são animais agressivos. Foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. Atualmente e apontato como um animal com risco de extinção e estao protegidos pela lei da indonésia, existe um parque nacional de proteção , chamado Parque Nacional de komodo. O dragão de comodo é o parente mais proximo que esta vivo de um monstro que existiu na pré historia chamado megalani, um lagarto gigante extinto que fazia parte da megafauna que habitava a região Austráliana, e parece ter desaparecido há cerca de anos como aconteceu com várias outras espécies da megafauna australiana,foi possívelmente o maior animal peçonhento que já existiu. Seu nome cientifico varanus komodoensis,mas é mais conhecido como dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra. É a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 2–3 m de comprimento e pesando de70 à 100kg de peso. Ele vive somente nas ilhas de komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. A ausência de predadores favoreceu o domínio desde gigante em seu ecossistema. Alimenta-se principalmente de carniça,mas como todo grande predador sabe surpreender sua presa, também atacando em bando caçam fazendo emboscadas alimenta-se de invertebrados, aves e mamíferos. Consegue farejar a carniça ate sete km de distancia, o que e fenomenal para um largarto. Curiosidades


Carregar ppt "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google