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O Caso de Física, Química, Matemática e Biologia

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Apresentação em tema: "O Caso de Física, Química, Matemática e Biologia"— Transcrição da apresentação:

1 O Caso de Física, Química, Matemática e Biologia
Falta de Professores em Disciplinas Específicas no Ensino Médio e Últimos Anos do Ensino Fundamental O Caso de Física, Química, Matemática e Biologia Freqüentemente, os apresentadores têm que mostrar um material de natureza técnica para um público que não está familiarizado com o tópico nem com o vocabulário. O material pode ser complexo ou cheio de detalhes. Para apresentar o material eficientemente, use as seguintes diretrizes da Dale Carnegie Training®. Considere o tempo disponível e prepare-se para organizar seu material. Divida sua apresentação em segmentos claros. Siga uma progressão lógica. Mantenha seu foco constantemente. Feche a apresentação com um resumo, repetição das etapas-chave ou uma conclusão lógica. Lembre-se do público constantemente. Por exemplo, certifique-se de que os dados estejam claros e que as informações sejam relevantes. Mantenha o nível de detalhes e vocabulário apropriados ao público. Use recursos visuais para dar suporte a etapas ou pontos-chave. Fique alerta às necessidades dos seus ouvintes e obterá um público mais receptivo. Copyright © Dale Carnegie & Associates, Inc.

2 Breve Histórico UnB, início da década de 90
2003, prof. Marcelino (USP/RP) no INEP e prof. Ibañez no Ensino Médio/MEC Criação da CAPEMP e participação do prof. Mozart Comissão da CEB/CNE (prof. Mozart - relator, prof. Murílio Hingel e prof. Ibañez – presidente)

3 Metodologia Inicialmente será calculada a demanda de professores, tendo por base o número de matrículas de alunos no EM e nos últimos anos do EF. Para isto é utilizado o Censo de 2005 e a construção de uma grade curricular hipotética. A seguir utiliza-se a estimativa do número de professores que ministram as disciplinas específicas e a formação deles, baseado no Censo dos Profissionais do Magistério de Esse trabalho foi elaborado por uma equipe do INEP/DTDIE, em dezembro de 2006. Finalmente mostra-se a comparação entre a demanda necessária para atender todos os alunos matriculados e os professores que efetivamente estão ministrando aulas dessas disciplinas específicas. Essa comparação é chocante. A titulo de informação é mostrado o número de licenciados nas quatro disciplinas nos últimos quinze anos (até 2005), baseados no censo da educação superior, do INEP.

4 DEMANDA de PROFESSORES Ensino Médio
Alunos Matriculados (censo 2005) (A) Número Médio de Alunos por Turma , (B) Número de Turmas (C=A/B) (C) Fonte INEP/MEC censo 2005 Na sua abertura, estabeleça a relevância do tópico para o público. Forneça uma breve visão da apresentação e estabeleça valores aos ouvintes. Leve em consideração o interesse e experiência do público em relação ao tópico ao escolher seu vocabulário, exemplos e ilustrações. Enfatize a importância do tópico para o seu público e você obterá ouvintes mais atentos.

5 Demanda de Professores
Ensino Fundamental - Alunos Matriculados (censo 2005) (A): Número Médio de Alunos por Turma (B): 31, Número de Turmas (C=A/B) Fonte INEP/MEC Censo 2005

6 1 - Carga Horária Semanal Hipotética (Ensino Médio)
Disciplina Horas/Semana % (p) Total Língua Portuguesa Matemática Biologia Física Química Língua Estrangeira Educação Física Educação Artística História Geografia Se você possui vários pontos, etapas ou idéias-chave, use vários slides. Determine se o público compreenderá uma nova idéia, aprenderá um processo ou receberá uma profundidade maior de um conceito familiar. Baseia cada ponto com uma explicação adequada. Quando necessário, complemente sua apresentação com dados técnicos de suporte em papel ou em disco, correio eletrônico ou Internet. Desenvolva cada ponto adequadamente para comunicar-se com o público.

7 2 – Carga Horária Semanal Hipotética (Ensino Fundamental)
Disciplina Horas/Semana % (p) Total Língua Portuguesa Matemática Ciências Língua Estrangeira Educação Física Educação Artística História Geografia Determine o melhor fechamento para o seu público e apresentação. Feche com um resumo; ofereça opções; recomende uma estratégia; sugira um plano; defina uma meta. Mantenha o seu foco durante sua apresentação e será mais fácil atingir sua finalidade.

8 3 - Professores por Disciplina (Ensino Médio) (pxC)
Língua Portuguesa Matemática Biologia Física Química Língua Estrangeira Educação Física Educação Artística História Geografia Total

9 4 – Professores por Disciplina (Ensino Fundamental) (pxC)
Língua Portuguesa Matemática Ciências Língua Estrangeira Educação Física Educação Artística História Geografia Total

10 Concluintes por Curso de Graduação presencial (Licenciaturas) – 1990-2005
Curso de graduação/ Total de Concluintes habilitação Biologia (licenciaturas) Física (idem) Matemática (idem) QuÍmica (idem)

11 Número de Profissionais do Magistério da Educação Básica que ministram MATEMÁTICA (Brasil)
Curso de Graduação Concluído Matemática Área 1* Área 2 ** Pedagogia/ C da Educação Outros Não Informado Sem Graduação Total *Agrupa os seguintes cursos: Química, Física, C Biológicas e Ciências ** Agrupa os seguintes c ursos:Engenharia, Informática/Computação/Processamento de Dados, Estatística/Atuária/C. Contábeis/C. Econômicas, Agronomia/Geologia/C. da Terra Fonte: Estimativa do Censo dos Profissionais do Magistério 2003 INEP/MEC

12 Número de Profissionais do Magistério da Educação Básica que ministram Biologia (Brasil)
Curso de Graduação Concluído C Biológicas Ciências Área 1* Pedagogia/ C da Educação Outros Não Informado Sem Graduação Total *Agrupa os seguintes cursos: Química, Física, C Biológicas e Ciências Fonte: Estimativa do Censo dos Profissionais do Magistério 2003 INEP/MEC

13 Número de Profissionais do Magistério da Educação Básica que ministram Física (Brasil)
Curso de Graduação Concluído Física Matemática Área 1* Pedagogia/ C da Educação Outros Não Informado Sem Graduação Total *Agrupa os seguintes cursos: Química, Física, C Biológicas e Ciências Fonte: Estimativa do Censo dos Profissionais do Magistério 2003 INEP/MEC

14 Número de Profissionais do Magistério da Educação Básica que ministram Química (Brasil)
Curso de Graduação Concluído Química Matemática C Biológicas/Ciências Pedagogia/ C da Educação Engenharia Outros Não Informado Sem Graduação Total Fonte: Estimativa do Censo dos Profissionais do Magistério 2003 INEP/MEC

15 Demanda Hipotética de Professores e Número de Docentes em Exercício
Disciplina Demanda Hipotética Docentes em Exercício* Ensino Médio 5ª a 8ª Ensino Com Formação Fundamental Total Total Específica** Matemática Biologia Física *** Química *Estimado de acordo com o Censo dos Profissionais do Magistério 2003 Inep/MEC ** Professores com Licenciatura na disciplina ***Ciências Fonte: Texto para Discussão Professores atuando em disciplinas específicas e a adequação de sua formação inicial para o exercício do magistério, INEP/MEC, dezembro 2006

16 Soluções Médio e longo prazos
O MEC já vem adotando algumas soluções que vêm ao encontro desse grave problema: Expansão das Universidades e Centros Federais de Educação Tecnológica; Criação da Universidade Aberta do Brasil; Criação das Instituições Federais de Educação Tecnológica (IFETs); Incentivo às Licenciaturas mediante bolsas de graduação; e Incentivo às Licenciaturas no PROUNI

17 Soluções Curto Prazo O MEC não apresenta propostas, o que pode ser interpretado como se não existisse o problema. Conseqüência disso é que, do lado de quem forma os professores (universidades, faculdades, cefetes) e por parte dos dirigentes (reitores, diretores, secretários estaduais e MEC), ninguém sente-se responsável pela falta de professores. O Ministério Público cobra dos secretários a oferta de aulas dessas disciplinas e os responsabiliza. As conseqüências, quase que irreparáveis, ficam com os alunos das escolas públicas que concluem seus estudos sem ter tido a oportunidade de receber os conteúdos completos das disciplinas específicas de Matemática, Física, Química e Biologia.

18 Sugestões a Curto Prazo
No relatório da Comissão da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, divulgado em junho de 2007, são apresentadas algumas sugestões: Criação de um Observatório estadual específico para diagnosticar a falta de professores e planejar mediante soluções, nem sempre ortodoxas – se necessário - ,o preenchimento de todas as salas de aula das disciplinas específicas, coordenado pelo MEC e com a responsabilidade de um dos atores participantes deste Observatório (universidades públicas e privadas, faculdades, cefetes, secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia, conselhos estaduais, Ministério Público e MEC).

19 Sugestões a Curto Prazo
Criação de incentivos fiscais para os professores aposentados e que demonstrem interesse em voltar a dar aula das disciplinas específicas. Criação de incentivos para que os professores retardem a sua aposentadoria.

20 FIM Muito obrigado e um bom Seminário!


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