A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The Language for Motion. Motivação  Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos.  Atualmente Orientada a Objetos.  Executada sobre uma máquina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The Language for Motion. Motivação  Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos.  Atualmente Orientada a Objetos.  Executada sobre uma máquina."— Transcrição da apresentação:

1 The Language for Motion

2 Motivação  Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos.  Atualmente Orientada a Objetos.  Executada sobre uma máquina virtual que está “instalada em 98% das maquinas com acesso a internet” (Millward Brown). Grande capacidade de portabilidade.

3 Breve História  2000 - Lançamento do Flash Player 5 com ActionScript.  2002 - Lançamento do Flash Player 6 com ActionScript 1.0 e a inclusão de manipuladores de eventos e primitivas gráficas.  2003 - Lançamento do Flash Player 7 veio com a atualização. ActionScript 2.0.  2005 - Liberação do Flash Player 8 que extende o ActionScript 2.0 adicionando novas bibliotecas.  2007 - Lançamento do Flash Player 9 que vem com o novo ActionScript 3.0 e o advento da nova máquina virtual, chamado AVM2.

4 Paradigma de Programação  ActionScript 1.0 - programação procedural, baseada em protótipos, conceitos básicos de OO;  ActionScript 2.0 - programação procedural e com mais conceitos de OO;  ActionScript 3.0 - programação OO (100%)

5 Sintaxe  Aplicativo servidor sem while;  Comandos onEnterFrame (tipo diferente de laço);  Comandos eval(str:String);  Objeto Boolean;  Array extensível em tamanho;  Array extensível em tipos;  Tipo Function;

6 Especificação  ActionScript 3 Bible by Roger Braunstein, Mims Wright, Joey Lott, and Josh Noble (Paperback - Sep 18, 2007) ActionScript 3 Bible  ActionScript 3 in Adobe Flash CS3 Professional Hands-On Training by Todd Perkins (Paperback - Sep 10, 2007) ActionScript 3 in Adobe Flash CS3 Professional Hands-On Training  Beginning ActionScript 2.0 (Wrox Beginning Guides) by Nathan Derksen and Jeff Berg (Paperback - April 24, 2006) Beginning ActionScript 2.0 (Wrox Beginning Guides)

7 Utilização  Aplicativos Web  Jogos Web  Jogos para Dispositivos Móveis (utiliza-se o Flash Lite que é o ActionScript 2.0 adaptado para Mobiles)  Aplicativos RIA (Rich Internet Aplications), indicado apenas para ActionScript 3.0  Sites com grande interatividade  Animações programadas  Manipulação de Vídeos (YouTube)

8 Implementação  Flash Player: Único compilador para ActionScript;  AVM1;  AVM2;  JIT – Just In Time;  Player 5 e 6;  Player 7 e 8;  Player 9.

9 Ambiente de Desenvolvimento  As principais ferramentas de desenvolvimentos atualmente são: Flash CS3

10 Ambiente de Desenvolvimento  Flex Builder

11 Exemplos de Programa (1/3)  Exemplo actionScript 1.0 on(rollOver){ gotoAndStop(15); } on(rollOut){ setProperty(“myMovieClip”, _alpha, 40); }

12 Exemplos de Programa (2/3)  Exemplo actionScript 2.0 var myArray:Array = new Array ("Hello", "ActionScript", 3, 7, 11, "Flash"); Array.prototype.pickNumber = function():Number { var rand:Number = random(this.length); return (typeof (this[rand]) == "number") ? this[rand] : this.pickNumber(); }; Array.prototype.pickString = function():String { var rand:Number = random(this.length); return (typeof (this[rand]) == "string") ? this[rand] : this.pickString(); }; var num:Number = myArray.pickNumber(); var str:String = myArray.pickString(); _root.createTextField ("txt", 1, 10, 10, 530, 390); txt.text = "Array = "+myArray+"\nRandom Number = "+num+"\nRandom String = "+str;

13 Exemplos de Programa (3/3) package { import flash.display.Sprite; import flash.text.TextField; import flash.filters.DropShadowFilter; public class HelloWorld2 extends Sprite { public function HelloWorld2() { var shad:DropShadowFilter = new DropShadowFilter (2, 45, 0x000000, 25, 3, 3, 2, 2); var txt:TextField = new TextField(); txt.textColor = 0xFFFFFF; txt.filters = [shad]; txt.width = 120; txt.x = Math.random()*300; txt.y = Math.random()*300; txt.selectable = false; txt.text = "Hello World welcome! ["+Math.round(txt.x)+","+Math.round(txt.y)+"]"; addChild(txt); }

14 Vantagens  Desenvolvimento flexível e dinâmico;  Leveza dos aplicativos;  Fácil aprendizado por iniciantes;  Praticidade em interfaces gráficas;  Portabilidade para dispositivos móveis;

15 Desvantagens  Códigos não legíveis;  Falta de laços seguros;  ‘Variáveis Persistentes’;  Segurança no compilador;

16 Conclusão  Notável evolução; Desde protótipo até OO  Cada vez mais procurado pelo mercado;  Expansão na Web;  Crescimento em robustez;  Aumento de performance (10 vezes);  Expansão para softwares corporativos (Adobe Flex);


Carregar ppt "The Language for Motion. Motivação  Linguagem de fácil manipulação para objetos gráficos.  Atualmente Orientada a Objetos.  Executada sobre uma máquina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google