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Persuasão e Retórica Linguagem Publicitária
Profa. Francielle Felipe
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RETÓRICA Arte de falar, persuadir com palavras
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Antigüidade Clássica inventio: achar o que dizer
dispositio: pôr em ordem o que se encontrou elocutio: acrescentar o ornamento das palavras, das figuras actio: tratar o discurso como um ator, gestos, dicção memória: recorrer à memória
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Mais importantes inventio, dispositio e elocutio respeito às palavras
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Hoje elocutio colorido do discurso, embelezamento
melhor frase, palavra mais bonita, perfeição da estética - pejoração
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Hoje Principal aplicação na propaganda
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Hoje Retórica = arte de persuadir
Linguagem da propaganda = persuasão pela palavra
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Raciocínios discursivos
Apodítico - verdade inquestionável RESPRIN. E ponto final nos sintomas da gripe.
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Raciocínios discursivos
1. Apodítico - verdade inquestionável, imperativo RESPRIN. E ponto final nos sintomas da gripe. Leia Manchete. Abuse e use C&A.
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Raciocínios discursivos
2. Dialético - pode-se ter duas conclusões possíveis, o raciocínio define qual delas é a mais aceitável Você pode comprar várias marcas de sabão em pó, mas há uma que lava mais branco.
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Raciocínios discursivos
3. Retórico – parecido com dialético Persuasão também pelo emocional Você é o reflexo de suas escolhas.
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Argumentar fornecer argumentos a favor ou contra determinada tese
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Argumentar insere-se num determinado contexto
o orador visa exercer uma ação sobre o auditório os auditores devem estar dispostos a escutar renúncia do orador a dar ordens pressupor possibilidade de defender ou contrariar
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Discursos retóricos 1. Deliberativo: voltado para o futuro assembléias políticas 2. Judicial: voltado para o passado tribunais 3. Epidítico: voltado para o presente
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Divisão dos discursos retóricos
1. Exórdio: introdução do discurso 2. Narração: fatos conhecidos 3. Provas: exemplos passados 4. Peroração: epílogo
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Processo Aristotélico em anúncios Localização no anúncio
Etapa Localização no anúncio Função Exórdio Título e imagem Chamar a atenção do observador Narração Imagem e início do texto Envolver o observador na situação Provas Miolo do texto Justifica racionalmente as vantagens do produto anunciado Peroração Fim do texto, assinatura da campanha, logomarca, slogan Concluir o raciocínio, incentivar a ação, lembrar a marca.
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Rede semântica palavra-puxa-palavra associação de palavras
rede associativa de termos analogia de significados
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A vida borbulha com Chandon
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Rede semântica visibilidade aparecer como a matéria saiu cobertura
media = mídia
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Rede semântica minério de ferro navio siderúrgica aço construção
edifícios pontes fortifica arranha-céus moldando mudando crescendo futuro cidades do futuro crescimento
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apresentação em ppt – Prof. Lúcio Amaral CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, Cap.2.
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