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PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
módulo dois PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 Banco de dados e armazém de dados
Capítulo 6 Banco de dados e armazém de dados

3 VISÃO GERAL SEÇÃO 6.1 – Princípios de banco de dados
Informação organizacional Armazenamento da informação organizacional Princípios de banco de dados relacional Vantagens do banco de dados relacional Sistemas de gerenciamento de banco de dados Integração de informações entre múltiplos bancos de dados Capítulo 6 introduz: Dados Qualidade da informação Bancos de dados Mineração de dados Armazenamento de dados em detalhes e destaques do porquê e como a informação agrega valor a uma organização.

4 VISÃO GERAL SEÇÃO 6.2 – Princípios de armazém de dados
Acesso a informações organizacionais Histórico de armazenamento de dados Princípios de armazém de dados Mineração de dados e inteligência de negócios

5 PRINCÍPIOS DOS BANCOS DE DADOS
SEÇÃO 6.1 PRINCÍPIOS DOS BANCOS DE DADOS AULA DE ABERTURA GRANDES DECISÕES DE NEGÓCIOS – Julius Reuter usa pombos-correio para transferência de informação Em 1850, nasceu a ideia de que o envio e recebimento de informações poderia agregar valor ao negócio. Julius Reuter começou um negócio que preencheu a lacuna entre a Bélgica e a Alemanha. Reuter construiu uma das primeiras empresas de gestão de informação construída sobre a premissa de que os clientes estariam dispostos a pagar por informação que fosse oportuna e precisa. Reuter usou pombos-correio para enviar preços de commodities e do mercado de ações de Bruxelas para a Alemanha. Os clientes perceberam rapidamente que, com a recepção antecipada de informação vital, poderiam fazer fortunas. Aqueles que tinham dinheiro em jogo no mercado de ações estavam dispostos a pagar caro por informações antecipadas a partir de uma fonte respeitável, mesmo se fosse um pombo. Eventualmente, o negócio de Reuter cresceu de 45 para mais de 200 pombos. Finalmente, o telégrafo ligou Bruxelas a Alemanha e o monopólio temporário brilhantemente concebido por Reuter se encerrou. Para obter informações adicionais, visite o MISForum onde estamos constantemente atualizando material para melhorar os casos orientados a negócios.  Você pode se registrar no MISForum em

6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Listar, descrever e dar um exemplo de cada uma das cinco características da informação de alta qualidade. Definir a relação existente entre um banco de dados e um sistema de gerenciamento de bancos de dados. Descrever as vantagens que uma empresa pode obter ao usar um banco de dados. 1. Listar, descrever e dar um exemplo de cada uma das cinco características da informação de alta qualidade. Precisão determina se todos os valores estão corretos. Exemplo – o nome está escrito corretamente? Integralidade determina se algum valor está faltando. Exemplo – o endereço está completo? Consistência garante que informações agregadas ou resumidas estejam de acordo com as informações detalhadas. Exemplo – os totais são iguais ao total real dos campos individuais? Singularidade garante que cada transação, entidade e evento esteja representado apenas uma vez nas informações. Exemplo – existe algum cliente duplicado? Oportunidade determina se a informação é atual no que diz respeito à exigência do negócio. Exemplo – a informação é atualizada semanalmente? 2. Definir a relação existente entre um banco de dados e um sistema de gerenciamento de bancos de dados. Um sistema de gerenciamento de banco de dados gerencia o banco de dados. O SGBD determina como as informações são inseridas, acessadas, exibidas e as regras em torno da operação fundamental do banco de dados. 3. Descrever as vantagens que uma empresa pode obter ao usar um banco de dados. As vantagens do banco de dados sob a perspectiva dos negócios incluem: Maior flexibilidade. Maior escalabilidade e desempenho. Menos informações redundantes. Maior integridade de informação (qualidade). Maior segurança de informação.

7 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Definir os conceitos básicos do modelo de banco de dados relacional. Descrever os dois principais métodos para integração de informações entre bancos de dados múltiplos. Comparar as restrições de integridade relacional com aquelas de integridade crítica ao negócio. Descrever os benefícios de um website baseado em dados. 4. Definir os conceitos básicos do modelo de banco de dados relacional. O modelo de banco de dados relacional armazena informações na forma de tabelas bidimensionais logicamente relacionadas. Entidades, classes de entidade, atributos, chaves primárias e chaves externas são conceitos fundamentais incluídos no modelo de banco de dados relacional. 5 Descrever os dois principais métodos para integração de informações entre bancos de dados múltiplos. Integração à frente – toma as informações inseridas em um dado sistema e envia automaticamente para todos os sistemas e processos na continuação do fluxo. Retrointegração – toma as informações inseridas em um dado sistema e envia automaticamente para todos os sistemas e processos no sentido inverso do fluxo. 6 Comparar as restrições de integridade relacional com aquelas de integridade crítica ao negócio. Restrições de integridade relacional são as regras que impõem restrições baseadas em informações básicas e fundamentais. Restrições de integridade crítica de negócios são critérios que impõem regras de negócio vitais para o sucesso de uma organização e muitas vezes exigem mais discernimento e conhecimento do que as restrições de integridade relacional. 7 Descrever os benefícios de um website baseado em dados. Um website baseado em dados é um site interativo constantemente atualizado e relevante para as necessidades dos seus clientes mediante o uso de um banco de dados. Esses websites são especialmente úteis quando o site oferece um grande número de informações, bens ou serviços. Os visitantes, com frequência, se irritam quando são atolados de informações quando fazem buscas em um site. Um website baseado em dados convida os visitantes a selecionar e visualizar, por meio de uma busca, o que eles estão interessados.

8 INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
A informação está em toda a parte dentro de uma empresa. Os funcionários devem ser capazes de obter e analisar os diferentes níveis, formatos e granularidades de informação, ao tomar decisões. Coletar, compilar, classificar e, finalmente, analisar informações podem proporcionar um grande conhecimento de como está o desempenho de uma organização. Granularidade refere-se ao grau de detalhamento da informação (fina e detalhada ou grosseira e abstrata). Você já teve de correlacionar dois formatos, níveis ou granularidades diferentes de informação? Como você correlacionou as informações? Ver informações organizacionais com seriedade pode render resultados emocionantes e inesperados, como a descoberta de novos mercados, de novas maneiras de encontrar clientes e, até mesmo, de novas formas de fazer negócios.

9 INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Níveis, formatos e granularidades da informação organizacional Este é um bom ponto para se discutir os exemplos da Samsung Electronics e Staples a partir do texto. Os alunos devem compreender que a informação varia e diferentes níveis, formatos e granularidades de informação podem ser encontrados em toda a organização: Níveis. Formatos. Granularidades. Granularidades de informação – refere-se ao grau de detalhamento da informação (fina e detalhada ou grosseira e abstrata). EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Organizar informações Divida seus alunos em grupos e atribua a cada grupo um tipo de informação diferente da Figura 6.1 Peça a eles para buscar exemplos dos diferentes tipos de informação que poderiam encontrar em uma organização para o seu tipo de informação. Por exemplo, os formatos de informação para uma planilha poderia incluir um relatório de lucros e perdas ou uma análise de mercado. Peça a seus alunos para determinar os possíveis problemas que podem surgir se tivermos diferentes tipos de informação. Pergunte aos seus alunos o que acontece se as informações não se correlacionam. Por exemplo, as cartas enviadas aos clientes não correspondem aos clientes e seus endereços no banco de dados. Por exemplo, o total da conta do cliente não confere com os itens de linha individuais.

10 VALOR DA INFORMAÇÃO TRANSACIONAL E DA ANALÍTICA
Informações transacionais – compreendem todas as informações contidas em um único processo de negócios ou unidade de trabalho, e seu propósito principal é apoiar a realização das tarefas operacionais diárias. Informação analítica – compreendem todas as informações organizacionais, e seu propósito principal é dar suporte à realização das tarefas de análise gerencial. As organizações capturam e armazenam informações transacionais em bancos de dados e as usam quando executam tarefas operacionais e decisões repetitivas, tais como a análise de relatórios diários de vendas e cronogramas de produção. Exemplos informações transacionais incluem a retirada de dinheiro de um caixa eletrônico, fazer uma reserva de vôo, compra de ações. Compilar uma lista de exemplos adicionais de informações transacionais. Estes poderiam incluir vendas diárias, folha de pagamento de empregado horista, pedidos de produtos, remessa de um pedido. Informação analítica inclui informações transacionais. Informação analítica inclui também informações organizacionais externas, tais como mercado, indústria e as condições econômicas. Informação analítica é usado para tomar decisões específicas. Exemplos informação analítica incluem tendências, vendas, estatísticas de produtos e projeções de crescimento futuro. Compilar uma lista de exemplos adicionais de informações analíticas. Estas poderiam incluir análise custo/benefício, previsão de vendas, tendências de mercado, tendências da indústria e regulamentos. Peça aos estudantes para compilar uma lista dos diferentes tipos de decisões específicas que uma empresa poderia tomar com base em informações analíticas. Estas poderiam incluir a construção de uma nova fábrica, a contratação ou redução de força de trabalho, introdução de um novo produto.

11 VALOR DA INFORMAÇÃO OPORTUNA
Oportunidade é um aspecto da informação que depende da situação. Informações em tempo real – Informação imediata e atualizada. Sistemas de tempo real – Provêm informações em tempo real para responder solicitações de consulta. O ponto importante que os alunos precisam entender em relação à informação oportuna é que "oportuna" significa a cada decisão de negócios. Algumas decisões exigem informações semanais, enquanto outras exigem informações diárias. Organizações como centrais de emergência, operadores de bolsa de valores e bancos exigem até mesmo informações a cada segundo. EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Calculando o tempo Divida seus alunos em grupos e peça a eles para compilar uma lista de três decisões de negócios que exigem informação a cada segundo, três decisões de negócios que necessitam de informações trimestrais e três decisões de negócios que necessitam de informações anuais. Peça para os que apresentem suas respostas à classe.

12 VALOR DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE
As decisões de negócios são tão boas quanto a qualidade da informação utilizada para tomá-las. Você nunca vai querer usar a tecnologia para ajudá-lo a tomar uma decisão ruim mais rápido. Você tem algum exemplo de um momento em que você encontrou um problema devido a informações de baixa qualidade? Por exemplo, você não recebeu um pacote porque o endereço estava incorreto ou faltando. Liste as ramificações de negócios que podem ocorrer por uma organização que mantém informações de baixa qualidade. Qual é o custo para uma empresa que fornece a seus empregados atualizações a cada hora, quando os funcionários só precisam de atualizações semanais? Atualizar informação custa dinheiro. Informações atualizadas devem ser armazenadas; quanto mais frequentemente uma organização atualiza suas informações, mais informações ela terá em armazenagem e bancos de dados. Atualizar informações altera as informações. Rever o cenário no texto que discute três gestores que tomam decisões de negócios diferentes com base no mesmo relatório. A razão para as decisões de negócios diferentes é porque os gestores geraram o relatório em três momentos diferentes durante o dia. Como a informação foi sendo continuamente atualizada, chegaram a conclusões diferentes.

13 VALOR DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE
Características de informação de alta qualidade incluem: Precisão Integridade Consistência Singularidade Oportunidade Características de informação de alta qualidade incluem: Precisão – Todos os valores estão corretos? Por exemplo, os nomes estão escritos corretamente? A quantia de dólar está registrada apropriadamente? Integridade – Algum dos valores está faltando? Por exemplo, o endereço está completo, incluindo rua, cidade, estado e CEP? Consistência – As informações agregadas ou resumidas estão de acordo com as informações detalhadas? Por exemplo, o total dos campos é igual ao total real dos campos individuais? Singularidade – Cada transação, entidade e evento está representado somente uma vez na informação? Por exemplo, há algum cliente duplicado? Oportunidade – A informação é precisa em relação aos requerimentos do negócio? Por exemplo, a informação é atualizada semanalmente, diariamente ou de hora em hora? EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Perguntando sobre Informação Divida seus alunos em grupos e peça a cada equipe para dar um exemplo adicional de cada uma das cinco características comuns de informação de alta qualidade que não é fornecida no slide acima. Por exemplo, Precisão - um preço de compra em uma fatura corresponde à descrição do item na mesma fatura? Item 1: Copo de suco infantil, custa US$10.000 É provável que um copo de suco infantil não custe US$ e este seja um item impreciso.

14 VALOR DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE
Exemplo de informação de má qualidade: Percorrer cada um dos seis temas e peça aos seus alunos para extrapolar um problema de negócio em potencial que pode estar associado a cada tema. O exemplo não indica o tipo de banco de dados ou planilha em que esta informação está contida (vendas, marketing, atendimento ao cliente, faturamento, etc.), sendo assim, permita que eles usem a imaginação quando estiverem extrapolando os problemas potenciais de negócios. Tema 1: Sem um primeiro nome seria impossível correlacionar este cliente com clientes em outros bancos de dados (Vendas, Marketing, Faturamento, Atendimento ao Cliente) para obter uma visão completa do cliente (CRM). Tema 2: Sem um endereço completo não há nenhuma maneira possível de se comunicar com este cliente via ou entregas. Um pedido pode estar parado em um depósito aguardando o endereço completo antes do envio. A empresa gastou tempo e dinheiro no processamento de um pedido que pode nunca ser concluído Tema 3: Se este for o mesmo cliente, a empresa vai perder dinheiro enviando dois conjuntos de promoções e propagandas para o mesmo cliente. Também poderá enviar dois pedidos idênticos e ter de suportar a despesa de um pedido sendo devolvido. Tema 4: Este é um bom exemplo de que é difícil fazer uma limpeza de dados, porque este pode ou não ser um erro. Há muitas ocasiões em que um telefone e um fax têm o mesmo número. Uma vez que o número de telefone também está no campo de endereço de , é possível que o número seja impreciso Tema 5: O negócio não poderia se comunicar de nenhuma maneira com este cliente via . Tema 6: A empresa pode determinar o código de área com base no endereço do cliente. Isso leva tempo, que custa dinheiro para a empresa. Este é um bom motivo para garantir que a informação seja inserida corretamente na primeira vez. Todas as informações incorretas precisam ser corrigidas, o que custa tempo e dinheiro.

15 ENTENDENDO OS CUSTOS DE INFORMAÇÕES RUINS
As quatro principais fontes de informação de baixa qualidade incluem: Clientes intencionalmente cadastram informações imprecisas para proteger a sua privacidade. Diferenças entre padrões e formatos. Operadores cadastram informações abreviadas ou errôneas por acidente ou para poupar tempo. Informações externas e de terceiros contêm inconsistências, imprecisões e erros. Abordar as fontes de imprecisão de informação citadas irá melhorar significativamente a qualidade da informação organizacional. Determine algumas fontes adicionais de informação de baixa qualidade. Um representante de serviço ao cliente poderia acidentalmente transpor um número em um endereço ou digitar incorretamente um sobrenome.

16 ENTENDENDO OS CUSTOS DE INFORMAÇÕES RUINS
Efeitos potenciais de negócios resultantes de informações de baixa qualidade incluem: Impossibilidade de localizar clientes. Dificuldade em identificar clientes valiosos. Incapacidade de identificar oportunidades de venda. Marketing para clientes inexistentes. Dificuldade em localizar receita. Incapacidade de construir fortes relacionamentos com clientes. Você pode listar algum efeito adicional de negócios resultante de informações deficientes? (foco em estratégias organizacionais, tais como SCM, CRM e ERP). Informação deficiente pode fazer o sistema SCM pedir muito inventário de um fornecedor com base em pedidos imprecisos. Informação deficiente poderia fazer com que um sistema de CRM enviasse um item promocional caro (tais como uma cesta de frutas) para o endereço errado de um dos seus melhores clientes. O que ocorre quando você é incapaz de construir fortes relacionamentos com clientes? Aumenta o poder do comprador. Os podcasts de Gartner são recursos excelentes para o curso, e há atualmente um bom podcast sobre o custo de dados deficientes para uma organização.

17 COMPREENDENDO OS BENEFÍCIOS DAS BOAS INFORMAÇÕES
Informações de boa qualidade podem melhorar significativamente a tomada de boas decisões. Boas decisões podem impactar diretamente a linha de uma organização de fundo. EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Entendendo a qualidade da informação Divida seus alunos em grupos e peça a eles para compilar uma lista de todos os problemas encontrados nas seguintes informações (a tabela está localizada no IM - corte e cole em um slide ou mostre no projetor). Peça para os para listar também por quê a maioria dos erros de informação de baixa qualidade ocorrem e o que uma organização pode fazer para ajudar a implementar informações de alta qualidade.

18 PRINCÍPIOS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL
A informação está em toda a parte dentro de uma empresa. A informação é armazenada em banco de dados. Banco de dados – armazena informações sobre vários tipos de objetos (estoque), eventos (transações), pessoas (funcionários) e lugares (depósitos). Quantos de vocês estão familiarizados com bancos de dados? Que tipos de bancos de dados podem ser encontrados em torno de sua faculdade? Registro de estudante Avaliação do curso Folha de pagamentos Serviços de estacionamento Explique aos seus alunos que quase todas as decisões de negócios são baseadas em informações. As informações necessárias para tomar essas decisões são normalmente armazenados em bancos de dados.

19 PRINCÍPIOS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL
Modelos de dados incluem: Modelo hierárquico de banco de dados Modelo de banco de dados de rede Sistema de banco de dados relacional – Armazena informações na forma de tabelas dimensionais logicamente relacionadas. Modelo hierárquico de banco de dados – a informação é organizada dentro de uma estrutura, (usando relações de pai/filho), de tal forma que não existam relações demais. Modelo de banco de dados de rede – uma maneira flexível de representar os objetos e as suas relações. Sistema de banco de dados relacional – armazena informações na forma de tabelas dimensionais logicamente relacionadas. A maioria das organizações usam o modelo de banco de dados relacional. Este texto concentra-se no modelo de banco de dados relacional. Discuta o exemplo da Coca-Cola Bottling Company do Egito no texto.

20 ENTIDADES E ATRIBUTOS Entidades – uma pessoa, lugar, coisa, transação ou evento sobre o qual informações são armazenadas. As linhas em cada tabela contêm as entidades. Na Figura 6.5 CLIENTE inclui Sub Shop Dave e entidades Palácio Pizza. Atributos (coluna de campo) – características ou propriedades de uma classe de entidade. As colunas em cada tabela contêm os atributos. Na Figura 6.5 atributos para CLIENTE incluem ID do cliente, nome do cliente, nome de contato. Este texto centra-se no modelo de banco de dados relacional. Figura 6.5 – revisão. Quais os tipos de classes de entidade adicionais podem ser encontradas neste banco de dados? Inventário ,campanha de marketing,quote sales, invoice, pagamento. Quais os tipos de entidades adicionais podem ser encontradas na tabela CLIENTE? Poderia incluir qualquer cliente adicional – Restaurante mexicano Joe, Fitness Forever, e loja de flores de verão (estes são todos fictícios) Figura 6.5 – revisão. Que tipos de atributos adicionais podem ser encontradas na tabela CLIENTE para Sub Shop Dave? Poderia incluir qualquer informação adicional ao cliente: Endereço Fax Telefone celular

21 CHAVES E RELAÇÕES Chave principal e chave externa identificam as diversas entidades (tabelas) no banco de dados. Chave principal – Um campo (ou grupo de campos) que identifica uma determinada entidade em uma tabela. Chave externa – Uma chave principal de uma tabela que aparece como um atributo em outra tabela e atua para fornecer uma relação lógica entre as duas. Figura 6.5 – revisão. Explique aos seus alunos que a lógica que correlaciona as tabelas é implementado por meio das chaves principais. Por exemplo: Hawkins Frete na tabela tem um ID DISTRIBUIDOR. Distribuidor de chave primária chamado – DEN8001. Notar que Hawkins Shipping (ID Distribuidor DEN8001) é responsável pela entrega de ordens de e Portanto, ID Distribuidor na tabela ORDER cria uma relação lógica (que enviou o pedido) entre a ordem e o DISTRIBUIDOR.

22 Banco de dados relacional para a Coca-Cola.
Encaminhar seus alunos por meio do modelo de banco de dados relacional na Figura 6.5. Para garantir que seus alunos estão compreendendo os conceitos, pedir- lhes para responder às seguintes questões: Quantos pedidos foram feitos para a Zona T do Fun? Resposta: 1 Pedido IT Quantos pedidos foram feitos para Pizza Palace? Resposta: Nenhum. Quantos itens estão incluídos no Sub Shop Dave de duas ordens? Resposta: Ordem tem 3 itens e ordem tem um item para um total de 4 itens em ambas as ordens. Quem é responsável pela distribuição de encomendas Sub Shop Dave? Resposta: Hawkins Envios. Quais os produtos que estão incluídos na Ordem 34562? Resposta: 300 Vanilla Coke.

23 VANTAGENS DO BANCO DE DADOS RELACIONAL
Vantagens do banco de dados sob a perspectiva dos negócios incluem: Maior flexibilidade. Maior escalabilidade e desempenho. Menos informações redundantes. Maior integridade de informação (qualidade). Maior segurança de informação. Todos os itens acima são discutidos nos slides a seguir: Uma boa maneira de explicar bancos de dados é compará-los com planilhas. Quais são as limitações ao usar uma planilha? Número limitado de linhas e colunas (Excel linhas por 256 colunas) Quando você usa mais de linhas, chegou no limite de sua planilha. Apenas um usuário pode acessar a planilha. Os usuários podem visualizar todas as informações na planilha. Os usuários podem alterar todas as informações na planilha. Todas as desvantagens associadas a uma planilha são eliminadas ao utilizar um banco de dados. Estas vantagens são discutidas em detalhes nos próximos slides.

24 MAIOR FLEXIBILIDADE Um banco de dados bem projetado deve:
Lidar com mudanças rápida e facilmente. Fornecer aos usuários diferentes visões. Ter apenas uma visão física. Visão física – Lida com o armazenamento físico da informação em um dispositivo como um disco rígido. Ter várias visões lógicas. Visão lógica – Foca em como os usuários acessam logicamente uma informação. A separação entre as visões lógica e física é o que permite que cada usuário acesse as informações dos bancos de dados de uma maneira diferente. O que aconteceria se um novo banco de dados chamado "RealData" chegasse ao mercado e permitisse somente uma visão lógica? O banco de dados "RealData" simplesmente não venderia. Com apenas uma visão lógica, cada pessoa em uma organização teria a mesma visão. Defina duas visões para o banco de dados de alunos da sua escola (uma para estudantes e uma para os instrutores). O que a visão do aluno mostra quando ele acessa o banco de dados de alunos da escola? Cursos inscritos Notas Mensalidade Créditos para graduação O que a visão do instrutor mostra quando ele acessa o banco de dados de alunos da escola? Cursos lecionando Alunos em cada curso Informações de pagamento Período de férias

25 MAIOR ESCALABILIDADE E DESEMPENHO
Um banco de dados deve ser dimensionado para atender a demanda crescente, mantendo níveis de desempenho aceitáveis. Escalabilidade – Refere-se a quanto um sistema pode se adaptar em caso de grande demanda. Desempenho – Mede a rapidez com que um sistema executa determinado processo ou transação. O que acontece com um negócio se de repente ele vê um crescimento de 60% nas vendas e seus sistemas de TI falham com todo aumento de atividade? Lembre seus alunos que uma grande parte do desenvolvimento de sistemas de TI de sucesso é ser capaz de antecipar o crescimento futuro. EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Construção de um diagrama RE Divida seus alunos em grupos e peça a eles para criar um diagrama de relacionamento entre entidades semelhante ao da Figura 6.5 para uma empresa ou um produto de sua escolha. Se os alunos se sentem desconfortáveis ​​com bancos de dados, você deve recomendar que escolham uma empresa semelhante à TCCBCE, talvez um fabricante de lanches, fabricante de equipamento de mountain bike, ou mesmo um fabricante de calçados. Se seus alunos estão mais confortáveis ​​com bancos de dados, peça a eles para escolherem uma empresa que iria desafiá-los, como um restaurante de fast food, uma loja de livros online, ou mesmo um sistema de inscrição para cursos de uma universidade. A parte mais importante deste exercício é seus alunos começarem a entender como as tabelas em um banco de dados se relacionam. Certifique- se de que seus diagramas de RE incluam chaves primárias e chaves externas. Peça para os para apresentar seus diagramas de RE para a classe e pedir para os para encontrar algum erro em potencial nos diagramas.

26 MENOS INFORMAÇÕES REDUNDANTES
Bancos de dados reduzem a redundância de informações. Redundância – Duplicação de uma informação ou o armazenamento da mesma informação em espaços diferentes. Inconsistência é um dos principais problemas com informações redundantes. Um dos principais objetivos de um banco de dados é eliminar a redundância de informações por meio da gravação de cada pedaço de informação em um só lugar. Este é um bom momento para voltar com a discussão ao material no capítulo anterior, a informação de baixa qualidade. Recordar o que acontece quando um único cliente é armazenado duas vezes com diferentes números de telefone, endereços ou informações de pedidos em um único banco de dados.

27 MAIOR INTEGRIDADE DE INFORMAÇÃO (QUALIDADE)
Integridade da informação – Medida da qualidade da informação. Restrições de integridade – Regras que ajudam a garantir a qualidade da informação. Restrições de integridade relaciona. Restrições de integridade crítica aos negócios. Restrições de integridade relacional – regra que impõe restrições baseadas em informações básicas e fundamentais. Restrições de integridade crítica aos negócios – regra que impõe critérios de negócio vitais para o sucesso de uma organização e muitas vezes exigem mais discernimento e conhecimento do que restrições de integridade relacional. Você pode definir duas restrições de integridade relacional para um sistema de pedidos? Os usuários não podem criar um pedido de um cliente inexistente. Um pedido não pode ser enviado sem um endereço. Você pode definir duas restrições de integridade crítica para os negócios para um sistema de pedidos? Devoluções de produtos não são aceitas para produtos perecíveis 15 dias após a compra. Desconto máximo de 20%.

28 MAIOR SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A informação é um ativo organizacional e deve ser protegida. Bases de dados oferecem vários recursos de segurança, incluindo: Senhas – Fornecem uma autenticação do usuário. Níveis de acesso – Determinam quem tem acesso a diferentes tipos de informação. Controles de acesso – Determinam qual tipo de acesso os usuários têm à informação. Por que você gostaria de definir a segurança de nível de acesso? Níveis de acesso normalmente imitam a estrutura hierárquica da organização e protegem as informações organizacionais de serem visualizadas e manipuladas por indivíduos que não deveriam ter acesso às informações sensíveis ou confidenciais. Funcionários de nível baixo normalmente têm os níveis mais baixos de acesso. Funcionários de nível alto geralmente têm acesso a todos os tipos de informações do banco de dados. Por exemplo: Você não gostaria que os analistas visualizassem todas as informações de salário de toda a empresa – em geral: Analistas normalmente só podem ver o seu próprio salário. Gestores têm maior acesso e podem visualizar os salários de todos os membros de sua equipe, mas não podem ver os salários de outros gestores. A diretoria pode ver todos os salários dos seus gerentes e analistas, mas não os salários dos demais diretores. O CFO e o CEO podem ver os salários de todos os funcionários.

29 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS
Sistemas de gerenciamento de bancos de dados (DBMS) – software pelo qual usuários e aplicativos interagem com um banco de dados. Discutir as duas formas principais de interação do usuário com um banco de dados Interação direta O usuário interage diretamente com o SGBD O SGBD obtém as informações do banco de dados Interação indireta Usuário interage com um aplicativo (ou seja, aplicativo de folha de pagamento, de produção, de vendas) O aplicativo interage com o SGBD

30 SITES BASEADOS EM DADOS
Sites baseados em dados – site interativo constantemente atualizado e relevante para as necessidades dos seus clientes mediante o uso de um banco de dados. Um website baseado em dados é um site interativo constantemente atualizado e relevante para as necessidades dos seus clientes mediante o uso de um banco de dados. Esses websites são especialmente úteis quando o site oferece um grande número de informações, bens ou serviços. Os visitantes, com frequência, se irritam quando são atolados de informações quando fazem buscas em um site. Um website baseado em dados convida os visitantes a selecionar e visualizar, por meio de uma busca, o que eles estão interessados. O website analisa a busca e, então, cria uma página personalizada em tempo real que satisfaz a consulta. A Figura mostra um usuário da Wikipédia fazendo uma consulta sobre inteligência de negócios e o banco de dados o direcionando a uma página apropriada ao seu pedido. Pergunte aos seus alunos o que aconteceria a um site que não é orientado a dados? Os usuários teriam de atualizar continuamente os dados do website manualmente conforme os dados de negócios são atualizados. Este seria um esforço redundante e, provavelmente, resultaria em erros e o site poderia rapidamente ficar fora de sincronia com os dados de negócios.

31 SITES BASEADOS EM DADOS
O cliente insere critérios de busca no site O banco de dados executa uma consulta com os critérios de pesquisa

32 VANTAGENS DE NEGÓCIOS DE SITE BASEADO EM DADOS
Desenvolvimento Gestão do conteúdo Futura expansibilidade Diminuição de erro humano Redução de custos de produção e atualização Mais eficiente Estabilidade aperfeiçoada Vantagens de Negócios de Website Baseado em Dados. Desenvolvimento: permite que o proprietário do site faça mudanças em qualquer momento, tudo sem ter de contar com um desenvolvedor ou saber sobre programação HTML. Um website bem estruturado e baseado em dados possibilita atualização com pouco ou nenhum treinamento. Gestão do conteúdo: um website estático requer que um programador faça as atualizações. Isso cria uma distância desnecessária entre o negócio e seu conteúdo de rede, o que pode levar a mal-entendidos e deixar as iniciativas para as mudanças desejadas mais lentas. Futura expansibilidade: ter um website baseado em dados possibilita que o site cresça mais rápido do que seria possível com um site estático. Mudança de layout, displays e da funcionalidade do site (adicionar recursos e seções) é mais fácil com uma solução baseada em dados. Diminuição de erro humano: mesmo o programador mais competente, quando encarregado de manter muitas páginas, irá deixar passar algumas coisas e cometer erros. Isso levará a bugs e inconsistências que podem ser demorados e caros para se descobrir e consertar. Infelizmente, usuários que se deparam com esses bugs provavelmente irão se irritar e sair do site. Um site baseado em dados e bem estruturado terá armadilhas para esses erros para garantir que a informação solicitada seja preenchida corretamente e que o conteúdo acessado e disponibilizado esteja no formato correto. Redução de custos de produção e atualização: um website baseado em dados pode ser atualizado e “publicado” por um competente funcionário da administração ou responsável pela entrada de dados. Além de serem convenientes e mais baratas, mudanças e atualizações levarão uma fração do tempo que levariam em um site estático. Enquanto treinar um programador competente pode levar meses ou até mesmo anos, contratar um funcionário para realizar a entrada de dados pode ser feito em 30 a 60 minutos. Mais eficiente: por natureza, os computadores são excelentes para manter volumes de informação intactos. Como uma solução baseada em dados, o sistema mantém registro dos modelos, para que os usuários não tenham de fazê-lo. Mudanças globais de layout, de navegação ou da estrutura do site precisariam ser programadas apenas uma vez, em um lugar, e o próprio site tomaria conta da propagação dessas mudanças para as páginas e áreas apropriadas. Uma infraestrutura baseada em dados melhorará a confiabilidade e a estabilidade do site, enquanto reduz, em grande parte, a chance de ele ter um colapso quando novas áreas são adicionadas. Estabilidade aperfeiçoada: qualquer programador que tenha de atualizar um website de modelos estáticos deve ser bem organizado para não perder as fontes dos arquivos. Se um programador sair inadvertidamente, o trabalho existente talvez tenha de ser refeito, no caso de esses arquivos não serem encontrados. Além disso, se houver mudanças nos modelos, um novo programador deve ter o cuidado de usar apenas a versão mais recente. Com um website baseado em dados, há a tranquilidade de saber que o conteúdo nunca estará perdido – ainda que o programador esteja.

33 INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS BASEADA EM DADOS
A figura acima mostra a IN orientada a dados. O cliente insere critérios de busca no site. O banco de dados executa uma consulta com os critérios de pesquisa. A empresa pode ganhar IN vendo quantas vezes os itens são pesquisados, qual item é o mais ou o menos procurado etc. As empresas podem obter inteligência de negócios visualizando os dados acessados ​​e analisados ​​a partir de seu site. A figura mostra como a execução de consultas ou o uso de ferramentas analíticas, tais como uma tabela dinâmica, no banco de dados que está conectado ao site pode oferecer uma visão para o negócio, tais como os itens pesquisados, solicitações frequentes, itens comprados em conjunto etc .

34 INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENTRE MÚLTIPLOS BANCOS DE DADOS
Integrações – permitem que sistemas separados se comuniquem diretamente um com o outro. Integrações para frente – captam as informações de um sistema e as envia automaticamente para todos os sistemas e processos downstream. Integração para trás – captam as informações de um sistema e as envia automaticamente para todos os sistemas e processos upstream. Um dos maiores benefícios da integração é que as organizações só têm de inserir informações nos sistemas uma vez, e ele é automaticamente enviado a todos os outros sistemas de toda a organização. Este recurso por si só cria enormes vantagens para as organizações, pois reduz a redundância de informações e garante precisão e perfeição. Sem integrações uma organização teria que inserir informações em cada sistema individual, que exige a informação de marketing e vendas para o faturamento e atendimento ao cliente. Por exemplo, as informações do cliente teriam que ser inseridas manualmente nos bancos de dados de marketing, vendas, pedidos, estoque, faturamento e envios. (Cada um desses sistemas são separados e teriam seu próprio banco de dados, caso a empresa não tenha um ERP completo instalado). Inserir as informações do mesmo cliente em múltiplos sistemas é redundante, e as chances de cometer um erro em um dos sistemas é alta. Integrações oferecem muitas vantagens, mas na maioria das vezes, o fluxo automatizado de informações entre sistemas distintos é o maior benefício.

35 INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENTRE MÚLTIPLOS BANCOS DE DADOS
Integração para frente Identificar as setas na parte superior da figura, ao explicar as integrações à frente. Basicamente, todas as informação fluem para a frente ao longo do processo de negócios. Vendas inserem as informações quando se está negociando a venda (à procura de oportunidades). As informações são então passadas para o sistema de entrada de pedidos quando o pedido é efetivamente colocado. O sistema de atendimento de pedidos escolhe os produtos do estoque, embala os produtos, etiqueta as caixas, etc. Uma vez que o pedido é atendido e enviado, o cliente é faturado. O que aconteceria se os usuários pudessem inserir informações de pedidos diretamente no sistema de faturamento? Os sistemas se tornariam rapidamente fora de sincronia. Pode haver faturas para pedidos inexistentes, ou pedidos que não têm nenhuma fatura (se alguém apagou uma fatura). Por esta razão, as organizações geralmente colocam uma restrição de integridade crítica de negócios em sistemas integrados: Com uma integração à frente as informações devem ser inseridas no sistema de vendas, não é possível inserir informações diretamente no sistema de faturamento. Integrações são caras para construir e manter. Integrações são difíceis de implementar. Por estas razões muitas organizações só constroem integrações à frente e usam restrições de integridade crítica de negócios para garantir que todas as informações sejam inseridas somente no início da integração (uma fonte de registro).

36 INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENTRE MÚLTIPLOS BANCOS DE DADOS
Integração para trás Identificar as setas na parte inferior da figura, ao explicar as retrointegrações. Basicamente, todas as informação fluem para trás ao longo do processo de negócios. O faturamento insere a informação e esta regressa ao sistema de pedidos. O sistema de atendimento de pedidos passa as informações de volta para o sistema de entrada de pedidos. O sistema de entrada de pedidos passa as informações de volta para o sistema de vendas. Por que uma organização iria querer construir ambas as integrações, à frente e retro? Isso permite aos usuários inserir informações em qualquer ponto do processo de negócio e as informações são enviadas automaticamente por meio do fluxo normal ou inverso para todos os outros sistemas. Por exemplo, se o atendimento de pedidos determinou que não poderia atender a um pedido (o produto havia sido suspenso), eles poderiam simplesmente inserir essas informações no banco de dados e elas seriam enviadas automaticamente pelo fluxo inverso para o representante de vendas, que poderia contatar o cliente, e pelo fluxo normal para faturamento, para remover o item da fatura.

37 INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES ENTRE MÚLTIPLOS BANCOS DE DADOS
Criar um repositório central especificamente para informação integrada. A figura acima mostra um exemplo de informações de clientes integradas usando este método. Os usuários podem criar, ler, atualizar e excluir no registro principal do cliente, o qual é enviado automaticamente para todos os outros bancos de dados. Este método não segue o processo de negócio ao construir as integrações. As restrições de integridade crítica de negócios ainda precisam ser construídos para garantir que a informação seja sempre e somente inserida no registro do cliente, caso contrário, a informação se tornará fora de sincronia.

38 PRINCÍPIOS DE ARMAZÉM DE DADOS
SEÇÃO 6.2 PRINCÍPIOS DE ARMAZÉM DE DADOS

39 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Descrever os papéis e as finalidades de um armazém de dados e de repositórios de dados em uma empresa. Comparar a natureza multidimensional dos armazéns de dados (e repositórios de dados) com a natureza bidimensional dos bancos de dados. 8. Descrever os papéis e as finalidades de um armazém de dados e de repositórios de dados em uma empresa. O objetivo principal do armazenamento de dados e dos mercados de dados é executar o processamento analítico ou OLAP. As visões sobre a informação organizacional que pode ser adquirida a partir do processamento analítico são fundamentais na definição de orientações estratégicas e metas. 9. Comparar a natureza multidimensional dos armazéns de dados (e repositórios de dados) com a natureza bidimensional dos bancos de dados. Bancos de dados contêm informações em uma série de tabelas bidimensionais, o que significa que você só pode ver duas dimensões de informações ao mesmo tempo. Em um armazenamento de dados e mercado de dados, a informação é multidimensional e contém camadas de colunas e linhas. Cada camada em um armazenamento de dados ou mercado de dados representa as informações de acordo com uma dimensão adicional. Dimensões podem incluir coisas como produtos, promoções, lojas, categoria, região, preço das ações, data, hora, e até mesmo o clima. A capacidade de olhar para as informações a partir de diferentes dimensões pode adicionar uma excelente visão de negócios.

40 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Identificar a importância de garantir a transparência das informações em uma empresa. Explicar a relação entre inteligência de negócios e um armazém de dados. 10. Identificar a importância de garantir a transparência das informações dentro de uma empresa. Uma organização deve manter informações de alta qualidade na armazenagem de dados. A limpeza e depuração das informações é um processo que elimina e corrige ou descarta informações inconsistentes, incorretas ou incompletas. Sem informação de alta qualidade a organização não será capaz de tomar boas decisões de negócios. 11. Explicar a relação entre inteligência de negócios e um armazém de dados. Um armazenamento de dados é um facilitador da inteligência de negócios. O objetivo de um armazenamento de dados é trazer todos os tipos de informações diferentes para um único local onde ela é limpa e depurada para análise.

41 HISTÓRICO DE ARMAZENAMENTO DE DADOS
O armazenamento de dados estende a transformação de dados em informação. Em 1990 os executivos tornaram-se menos preocupados com o dia a dia das operações de negócios e mais preocupados com funções de negócios em geral. O armazenamento de dados proporcionou a capacidade de apoiar a tomada de decisões sem interromper as operações do dia a dia. ABERTURA EM SALA DE AULA GRANDES DECISÕES DE NEGÓCIOS – Bill Inmon, o pai do armazenamento de dados Bill Inmon é reconhecido como o "pai do armazenamento de dados" e co- criador da "Fábrica de Informações Corporativas". Ele tem 35 anos de experiência em gestão de tecnologia de banco de dados e projeto de armazenamento de dados. Ele é conhecido mundialmente por seus seminários sobre o desenvolvimento de armazenamento de dados e tem sido um palestrante para as principais associações de computação e diversas conferências, seminários e feiras do setor. Como autor, Bill escreveu sobre uma variedade de tópicos sobre a construção, uso e manutenção de armazenamento de dados e a Fábrica de Informações Corporativas. Ele já escreveu mais de 650 artigos, muitos deles publicados em revistas importantes de computação, tais como Datamation, ComputerWorld, DM Review e Byte Magazine. Bill atualmente publica um boletim semanal gratuito para a Business Intelligence Network, e tem sido um dos principais contribuintes desde o seu início. network.com/home/

42 PRINCÍPIOS DE ARMAZÉM DE DADOS
Armazém de dados – acervo lógico de informações – reunidas a partir de diversos bancos de dados diferentes – que auxiliam em atividades de análise de negócios e em tomadas de decisão. O principal objetivo de um armazém de dados é agregar informações de toda uma organização em um repositório único para fins de tomada de decisão. Qual é a principal diferença entre um banco de dados e armazenamento de dados? A principal diferença entre um banco de dados e armazenamento de dados é que um banco de dados armazena informações para um único aplicativo, enquanto que armazenamento de dados armazena informações de várias bases de dados, ou diversos aplicativos, e informações externas, tais como informações sobre o setor. Isto permite uma análise funcional cruzada, análise do setor, análise de mercado, etc, tudo a partir de um único repositório. A armazenagem de dados suporta apenas o processamento analítico (OLAP).

43 PRINCÍPIOS DE ARMAZÉM DE DADOS
Extração, transformação e carga (ETL) – a informação é extraída dos bancos interno e externo, transformada pelo uso de um conjunto comum de definições da empresa e carregada para dentro de um armazém de dados. Repositório de dados – contém um subconjunto das informações de um armazém de dados. O processo de ETL reúne dados das bases de dados internas e externas e passa para o armazenamento de dados. O processo de ETL também reúne dados de armazenagem de dados e os passa para os mercados de dados.

44 PRINCÍPIOS DE ARMAZÉM DE DADOS
O armazenamento de dados modelado na figura acima compila informações de bancos de dados internos ou bancos de dados transacionais/operacionais e bancos de dados externos por meio de ETL. Em seguida, ele envia subconjuntos de informações para os mercados de dados por meio do processo de ETL. Peça aos seus alunos para distinguir entre um armazenamento de dados e um mercado de dados? Resposta: Um armazenamento de dados tem um foco organizacional em toda a empresa, enquanto um mercado de dados concentra-se em um subconjunto de informações para uma determinada unidade de negócios, como finanças.

45 ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL
Banco de dados contém informações em uma série de tabelas bidimensionais. Em um armazém de dados e em um repositório de dados, as informações são multidimensionais, elas contêm camadas de colunas e linhas. Dimensão – característica particular de uma informação. Cada camada em um armazenamento de dados ou mercado de dados representa as informações de acordo com uma dimensão adicional. Dimensões podem incluir coisas como: Lojas Categoria Região Preço das ações Data Horário Clima Porque a capacidade de olhar para a informação com base em diferentes dimensões é crítica para o sucesso das empresas? Resposta: A capacidade de olhar para as informações a partir de diferentes dimensões pode adicionar uma excelente visão de negócios. Ao desmembrar e organizar a informação uma empresa pode descobrir ótimas e inesperadas visões.

46 ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL
Cubo – termo comum para a representação de informação multidimensional. Os usuários podem cortar e desmembrar o cubo para detalhar as informações. Cubo A representa a informação de armazenamento (camadas), informação de produto (linhas) e informação de promoção (colunas). Cubo B representa as informações de promoção II de todos os produtos de todas as lojas. Cubo C representa apenas informações da promoção III, produto B, na loja 2. EXERCÍCIO DE SALA DE AULA Analisando múltiplas dimensões da informação Jump! é uma empresa especializada em fazer equipamentos esportivos, principalmente bolas de basquete, futebol americano e de futebol. Atualmente, a empresa vende para quatro distribuidores principais e compra todas as suas matérias-primas e materiais de fabricação de um único fornecedor. Divida seus alunos em grupos e peça a eles para desenvolver um único cubo de informação que daria à empresa a maior visão sobre seu negócio (ou inteligência de negócios), dadas as seguintes opções: Produto A, B, C e D Distribuidor X, Y e Z Promoção I, II, e III Vendas Temporada Data/Hora Vendedor Karen e John Vendedor Smithson Lembre-se de que você pode escolher apenas 3 dimensões de informação para o cubo, eles precisam escolher os 3 melhores. Produto Promoção Estas dão as três peças de informação mais críticas de negócios.

47 LIMPEZA DE INFORMAÇÕES
Uma organização deve manter dados de alta qualidade no armazenamento de dados. Limpeza de Informações – processo que seleciona e conserta ou descarta informações inconsistentes, incorretas ou incompletas. Este é um momento excelente para retornar às informações aprendidas no Capítulo 6 sobre informação de alta qualidade e baixa qualidade. O que aconteceria se as informações contidas no armazenamento de dados fossem apenas cerca de 70 por cento exatas? Você usaria essas informações para tomar decisões de negócios? É realista supor que uma organização poderia chegar a um nível de 100% de precisão nas informações contidas no seu armazenamento de dados? Não, é muito caro.

48 LIMPEZA DE INFORMAÇÕES
Informações de contato em sistemas operacionais Dando uma olhada nos destaques de informações do cliente por quê a limpeza e depuração da informação é necessária. Informações de clientes existem em diversos sistemas operacionais. Em cada sistema, todos os detalhes dessas informações poderiam mudar da identificação do cliente para informações de contato. Determinar qual informação de contato é precisa e correta para cada cliente, depende do processo que está sendo executado.

49 LIMPEZA DE INFORMAÇÕES
Padronizando nomes de clientes a partir de sistemas operacionais. Pergunte aos seus alunos se eles já receberam mais de uma peça de correspondência idêntica, como um panfleto, catálogo ou aplicativo. Em caso afirmativo, pergunte-lhes por que isso pode ter ocorrido. Poderia ter ocorrido porque seu nome estava em diversos sistemas diferentes? Qual é o custo, para o negócio, para enviar diversos materiais de marketing idênticos aos mesmos clientes? Despesa Risco de alienação dos clientes

50 LIMPEZA DE INFORMAÇÕES
Limpeza de informações permite que uma empresa repare esses tipos de inconsistência e limpe os dados nos armazéns de dados.

51 LIMPEZA DE INFORMAÇÕES
Informação precisa e completa Porque você acha que a maioria das empresas não pode alcançar 100% de informações precisas e completas? Se tivessem que escolher um percentual aceitável para a informação, qual seria e por quê? Algumas empresas estão dispostas a baixar o índice para até 20% completa apenas para encontrar inteligência de negócios. Poucas organizações irão abaixo de 50% de precisão – a informação é inútil se não for precisa. Alcançar a perfeição nas informações é quase impossível. Quanto mais completas e precisas uma empresa quer que as suas informações sejam, mais caras elas ficam. O conflito para se ter informações perfeitas está na precisão em oposição à integridade. Informações precisas são informações corretas, enquanto informações íntegras são aquelas sem lacunas. A maioria das empresas determina uma porcentagem alta o suficiente para que as decisões sejam tomadas sob um custo razoável, como 85% precisas e 65% completas.

52 MINERAÇÃO DE DADOS E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS
Mineração de dados – processo de analisar dados para extrair informações que não são fornecidas apenas pelos dados brutos. Para realizar a mineração de dados, os usuários precisam de ferramentas. Ferramentas de mineração de dados ajudam os usuários a descobrir a inteligência de negócios. A mineração de dados pode começar em um nível de informação sumária (granularidade grossa) e progredir mediante níveis crescentes de detalhes (drilling down), ou o contrário (drilling up). Ferramentas de mineração de dados – usam uma variedade de técnicas para encontrar padrões e relações em grandes volumes de informação e inferir regras que prevêem um futuro comportamento e guiam próximas decisões. Ferramentas de garimpagem de dados incluem ferramentas de consulta, de relatórios, de análise multidimensional, estatísticas e de agentes inteligentes. Peça a seus alunos para fornecer um exemplo do que um contador pode descobrir por meio da utilização de ferramentas de garimpagem de dados. Resposta: Um contador pode detalhar todas as despesas e receitas e encontrar uma ótima inteligência de negócios, incluindo quais funcionários estão gastando a maior quantidade de dinheiro em chamadas de longa distância até quais consumidores estão devolvendo a maioria dos produtos. A equipe de armazenamento de dados da Enron Poderia ter descoberto as imprecisões contábeis que levaram a empresa a falir? Se chegassem a identificá-los, o que a equipe deveria ter feito?


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