A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007"— Transcrição da apresentação:

1 LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007

2 PROBLEMATIZAÇÃO Como os jogos podem auxiliar na expressão e a ação das crianças na construção das relações sociais com outras crianças e adultos. Pensar na utilização dos jogos no desenvolvimento infantil e séries iniciais, proporcionando oportunidades às crianças de desenvolverem sua criatividade, autonomia e suas interpretações do mundo através da imaginação. Como o jogo pode integrar aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Como o professor pode propiciar às crianças habilidades para adquirir conhecimentos e valores sobre colaboração e cidadania.

3 OBJETIVO Fazer do jogo uma forma intensa de aprendizagem em diversas aplicações, e o professor, em sua prática pedagógica, e a escola como um todo precisam sentir a necessidade da implementação de mudanças na educação. Professores e educadores devem elaborar projetos que atendam as necessidades, bem como não poupar esforços para a implementação de jogos, pois é de suma importância manter o lúdico no cotidiano infantil, pois esta tarefa equilibra as possibilidades educativas.

4 Fundamentação Teórica
O jogo está ligado à construção do conhecimento, nesse momento a criança entra em contato com o mundo, cresce e se desenvolve surgindo então, as trocas e interesses, os jogos vão se modificando indo do prazer funcional até jogos de regras.

5 Para Piaget, os jogos podem ser classificados baseando-os na evolução das estruturas mentais e formas sucessivas do desenvolvimento da inteligência: Primeira fase: aspectos prazeroso e funcional; Segunda fase: jogos simbólicos; Terceira fase: jogos de regras.

6 Metodologia O jogo proporciona o desenvolvimento dos aspectos intelectuais, sociais e afetivos. Importante que o professor tenha especificado um jogo que ofereça sempre, as mesmas oportunidades a todos do grupo e que jamais permita que fator sorte venha beneficiar um grupo mais que o outro. Na categorização dos jogos no aspecto cognitivo : Alvo; Perseguição; Adivinhação; Comandos verbais; Tabuleiro.

7 Na categorização dos jogos no aspecto cooperativo:
Jogos para melhorar o relacionamento de uma turma; Formação de conceitos ; Formação da cidadania e para a construção da democracia.

8 Conclusão É importante ter claro os princípios de ensino que possibilitem às crianças jogar de modo a alcançar o seu potencial; é fundamental para o ensino dos jogos conhecer as motivações dos grupos de crianças e saber despertar neles novos interesses; Toda atividade deve ser planejada, organizada e bem elaborada.


Carregar ppt "LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google