Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
CONHECENDO NOSSOS DESAFIOS
2
FEB 1 Aula 1 Apresentação do programa Primeira provocação: Comecemos pelo título da disciplina, o que você acha que significa estudar a FORMAÇÃO ECONÔMICA? Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara Mônica Yukie Kuwahara
3
As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (1)
implica em pensar não apenas nas determinações econômicas, sociais e políticas que geram um acontecimento histórico. Inclui também pensar em TRANSFORMAÇÃO o que significa buscar continuidades e descontinuidades de acontecimentos e suas relações, muitas vezes, conflituosas, dialéticas. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
4
As responsabilidades da palavra FORMAÇÃO (2)
“o registro da formação é a história propriamente dita, aí incluídas suas representações, sejam aquelas que conhecem o processo histórico, sejam as que o ocultam (isto é, as ideologias)” CHAUÍ, 2000, p. 9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
5
Segunda provocação: O Brasil foi descoberto, fundado ou formado?
FEB 1 Aula 1 Apresentação do programa Segunda provocação: O Brasil foi descoberto, fundado ou formado? Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara Mônica Yukie Kuwahara
6
FUNDAÇÃO versus FORMAÇÃO
“a fundação se refere a um momento passado imaginário, tido como instante originário que se mantém vivo e presente no curso do tempo, isto é, a fundação visa a algo tido como perene (quase eterno) que traveja e sustenta o curso temporal e lhe dá sentido” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
7
FUNDAÇÃO “A fundação pretende situar-se além do tempo, fora da história (...). Aparece como emanando da sociedade e, simultaneamente, como engendrando essa própria sociedade da qual ela emana. É por isso que estamos nos referindo à fundação como mito.” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
8
O mito fundador O mito pode repetir-se indefinidamente graças a atuação das ideologias que acompanham o movimento histórico da formação. As ideologias “alimentam-se das representações produzidas pela fundação, atualizando-as para adequá-las à nova quadra histórica” CHAUÍ, 2000, p.9 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
9
Exemplos de representações da fundação
Brasil é um dom de Deus e da natureza “Deus é brasileiro” “gigante pela própria natureza” Brasil é um país acolhedor para todos que queiram trabalhar “vagabundagem é a mãe da delinqüência e da violência” Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
10
Os desafios de um economista ao se voltar para o passado
A compreensão da realidade, descortinando o véu da ideologia, reconhecendo as transformações, as continuidades e descontinuidades da evolução da economia e da sociedade Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
11
Objetivos da disciplina
Através de análise do período que compreende desde os Grandes Descobrimentos até meados do século XIX, pretende-se identificar e caracterizar as origens da economia e da sociedade do Brasil contemporâneo, em particular a ocupação econômica da Colônia Portuguesa Americana, mantendo a preocupação em evidenciar os vínculos dinâmicos que ligam o desenvolvimento da economia em âmbito mundial às suas manifestações específicas na realidade sócio econômica latino-americana. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
12
Objetivos específicos (1)
Compreender os vínculos entre o desenvolvimento comercial europeu e a colonização latino-americana; Discutir os paralelos entre a colonização portuguesa e a colonização espanhola; Identificar os fundamentos econômicos da ocupação territorial brasileira; Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
13
Objetivos específicos (2)
Analisar a dinâmica da agricultura escravagista exportadora; Analisar a dinâmica da economia escravagista mineira; Analisar a transição para a economia de trabalho assalariado. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
14
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL I
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
15
Introdução Apresentação dos autores principais
A Formação dos Estados Ibéricos e a Expansão Marítima Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
16
2. O Mundo Colonial 2.1 A colonização latino americana
2.2 Estabelecimento do Mundo Colonial Português 2.3 A vida e a economia do Brasil Colônia Ocupação efetiva e a empresa agrícola Expansão da colonização ( ) O fim da etapa colonial ( ) Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
17
3. A Era do Liberalismo (1808-1850)
3.1 A transferência da coroa portuguesa e seus efeitos sócio-econômicos 3.2 Os movimentos de Independência na América Latina e o caso brasileiro Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
18
4. "O império escravocrata e a aurora burguesa (1850-1889)"
4.1 Gestação da economia cafeeira 4.2 O problema da mão-de-obra 4.3 A imigração européia Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
19
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (OBRIGATÓRIA)
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 22ed. São paulo: Nacional, 1987. PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2002. Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
20
Bibliografia complementar
Favor consultar programa oficial da disciplina no site da universidade A cada encontro, apresentam-se Leituras Recomendadas sobre os temas tratados ao longo da aula Estas leituras recomendadas compõem parte do sistema de avaliação descrito no link “Avaliações” Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
21
Leitura Recomendada CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Perseu Abramo, 2000 Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
22
E aí? Gostaram! Até a próxima Bom semestre para todos nós!!
Aula 1 FEB 1 Mônica Yukie Kuwahara
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.