A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia."— Transcrição da apresentação:

1 IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia Urbana” Integração Intersectorial, Social e Comunitária TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007

2 03/Maio/072 INTERSECTORIALIDADE “Rede Social” No Concelho de Vila Real de Santo António encontra-se implementado desde 1999 uma parceria denominada de “Rede Social” a qual tem vindo a preparar todas as entidades do Concelho para que estas desenvolvam o seu trabalho em articulação e parceria, promovendo a convergência de medidas económicas e sociais para um mesmo objectivo – o desenvolvimento do nosso Concelho para benefício da nossa população. O mesmo pretende também promover ajustamentos entre pessoas, grupos sociais e sociedade e o incremento de projectos de vida com a participação e congregação dos recursos de todos.

3 03/Maio/073 INTERSECTORIALIDADE Para o Projecto da Urb-AL apenas foi necessário seguir o fio condutor de todo um processo de trabalho em parceria que já se encontra bem definido e implementado junto de todas as entidades do Concelho, as quais tiveram de alguma forma intervenção nas actividades delineadas para este Projecto. Actualmente qualquer acção programada implica de forma muito natural e automatizada a realização de contactos e reuniões informais.

4 03/Maio/074 INTERSECTORIALIDADE O que caracteriza essa intersectorialidade ou transversalidade é a obliquidade/cruzamento de todos os aspectos da vida humana (social, cultural, educação, habitação, alimentação, formação, saúde) informações e necessidades dos indivíduos/ famílias e a actuação em rede. Relativamente ao Banco de Voluntariado houve necessidade de formar uma Equipa de coordenação, a qual se encontrava à responsabilidade da Cruz Vermelha de Vila Real de Santo António, considerando a experiência desta Instituição nesta área.

5 03/Maio/075 INTERSECTORIALIDADE A gestão e o financiamento das actividades propostas foram organizadas de forma integrada, o que já se tornou regra, sendo as mesmas conduzidas em prol do desenvolvimento do nosso território, com acções diversificadas conforme os âmbitos de actuação e as populações que se pretendem trabalhar. No caso concreto e para o efeito foi delineado um Plano de intervenção cujo orçamento foi financiado por fundos comunitários.

6 03/Maio/076 INTERSECTORIALIDADE - Existe? Constrangimentos Constrangimentos: A falta de incentivo e participação de algumas entidades que por motivos pessoais evitam a sua participação. Ainda assim Ainda assim: Articulação permanente de todo um trabalho de parceria e do concretizar de vontades. A intersectorialidade funciona por “capricho” de todos os gestores e intervenientes no Processo apesar das dificuldades.

7 03/Maio/077 PARTICIPAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA oContacto informal com as Instituições do Concelho (Associação de Estudantes), para que os mesmos procedessem a apresentação de propostas de intervenção, no nosso Concelho no âmbito da Juventude. oNa ausência de feedback por parte dos jovens ao desafio lançado inicialmente, o Município realizou uma nova abordagem junto dos mesmos mas neste caso com propostas concretas, às quais os jovens desde logo aderiram, com contributos, ideias e sugestões.

8 03/Maio/078 PARTICIPAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA oA partir deste primeiro contacto, informal e directo relativamente aos interesses e motivações dos Jovens foram definidas algumas regras de actuação e trabalho, como forma de articular os interesses deste público-alvo e as directrizes municipais relativamente ao Projecto em causa. “passa a palavra” oNo decorrer deste processo optou-se por realizar uma divulgação do Projecto e das actividades previstas de uma forma bastante informal, no chamado “passa a palavra”.

9 03/Maio/079 PARTICIPAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA oAs Acções desenvolvidas tiveram como base a participação em Eventos de grande envergadura e importância para o Concelho, as quais nunca se poderiam concretizar sem a participação destes voluntários. Este foi o caso do Mundialito de Futebol de 7, no qual participaram cerca de 16 Países de todo o Mundo. (Actividades de logística, Guias, Delegados de Jogo e Tarefas Diversas).

10 03/Maio/0710 INTEGRAÇÃO ENTRE GOVERNOS NACIONAIS E SUB- NACIONAIS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL oNo decorrer das acções desenvolvidas nomeadamente, na realização do “Mundialito 2007” estiveram envolvidas entidades de várias instâncias (cooperação internacional). oNas restantes actividades realizadas com os Jovens, para além do Município de Vila Real de Santo António foi ainda possível contar com a participação de Instituições locais e Instituições a nível governamental como é o caso do Instituto Português da Juventude (IPJ - é um organismo da Administração Pública com autonomia administrativa tutelado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto). oRelativamente a este último o apoio direccionou-se em termos de financiamento e apoio logístico.

11 Integração Intersectorial, Social e Comunitária OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google