A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representação e linguagem:análise Três funções remetem às representações:Função de instituição do poder/contrapoder;função de regulação do cotidiano social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representação e linguagem:análise Três funções remetem às representações:Função de instituição do poder/contrapoder;função de regulação do cotidiano social."— Transcrição da apresentação:

1 Representação e linguagem:análise Três funções remetem às representações:Função de instituição do poder/contrapoder;função de regulação do cotidiano social e função de dramatização

2 Função de instituição do poder/contra poder É assegurada por discursos que produzem uma palavra de transcendência, isto é, uma palavra que se impõem como autoridade, uma autoridade que procede de sua posição de supremacia ou de posição acima das massas. Discursos de reivindicação, de contestação da ordem, de possibilidades de mobilização e dos valores embelmáticos.

3 Função de regulação do cotidiano social É assegurada por discursos banais que, ao mesmo tempo, determinam o que são e o que devem ser os comportamentos do corpo social. Enquadres de experiência.

4 Função de dramatização É assegurada por discursos que relatam os problemas da vida dos homens, a maneira pela qual esses levam sua vida, por intermédio de imaginários, num combate sem tréguas entre as forças de seu próprio desejo. São histórias, relatos ficcionais, mitos e outros que registram o destino humano.

5 Para representar, há estratégias Estratégia de veridicção Estratégia de naturalização Estratégia de desejo Estratégia de enunciação Estratégia de territorialidade Estratégia de testemunhabilidade Estratégia de inteligibilidade Estratégia de pedagogização


Carregar ppt "Representação e linguagem:análise Três funções remetem às representações:Função de instituição do poder/contrapoder;função de regulação do cotidiano social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google