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A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBERAL
A. I. Pérez Gómez
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Cultura crítica Conjunto de significados e produções que, nos diferentes âmbitos do saber e do fazer, os grupos humanos foram acumulando ao longo da história. (GOMEZ, p. 21, 2001)
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Significado X Significante
“Livro” é um signo lingüístico. Significante: objeto feito de papel e cheio de letras. Significado: fonte de conhecimento e cultura passado e símbolo de sabedoria passado de geração em geração entre os povos. Significado X Significante
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Voltando à cultura crítica...
Cultura crítica é o contraste entre o escrutínio (conhecimento) público e sistemático, análise crítica das produções literais, artísticas, filosóficas e históricas (GOMEZ, p. 21, 2001).
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Modernidade X Pós-modernidade
Modernismo Primeira metade do século XIX. Baseia-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas. Significa reexaminar cada aspecto da existência para o alcance do progresso. Modernidade X Pós-modernidade
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Características modernas:
Anti-romantismo Realidade (objetivismo) supera subjetividade Crença na verdade alcançada pela razão Cristianismo Guerras e revoluções turbulentas na Europa Positivismo (“Ordem e progresso”) Linearidade histórica rumo ao progresso “Aura” artística
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Modernidade X Pós-modernidade
Pós-Modernismo Metade do século XX. Tem como fundamento o alegado esgotamento do movimento modernista, que dominou a estética e a cultura até finais do século XX, e a perda da aura do objeto artístico pela sua reprodução em múltiplas formas: fotografias, vídeos, etc. Modernidade X Pós-modernidade
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Características pós-modernas:
Fim das metanarrativas (Lyotard) Lógica cultural do capitalismo tardio (Jameson) Forma póstuma do Modernismo (Baumam) Individualismo, ética hedonista e consumismo Neoconservadorismo anti-Iluminista (Habermas) Tecnologia de comunicação, de artes, de materiais e de genética
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Consequências da pós-modernidade
Multiplicidade, a fragmentação, a desreferencialização e a entropia (desordem); Aceitação de todos os estilos e estéticas; Inclusão de todas as culturas como mercados consumidores; Privilegia serviços e informação sobre a produção material; A Comunicação e a Indústria Cultural; GLOBALIZAÇÃO. Consequências da pós-modernidade
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Características pós-modernas segundo GOMÉZ
Pós moderno dá adeus aos grandes princípios para se abrir a uma episteme de indeterminação, descontinuidade e pluralismo. (p. 24) Mescla cultura popular à tolerância, indiferença, pluralidade, ambigüidade e relativismo. Surge assim a aldeia global. Características pós-modernas segundo GOMÉZ
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Aldeia Global Criado pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan, quer dizer que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Mundo interligado, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TI), particularmente da World Wide Web, diminuidoras das distâncias e das incompreensões entre as pessoas e promotor da emergência de uma consciência global interplanetária.
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Marshall McLuham Tribalização, distribalização, retribalização
Meio é a mensagem Meios quentes / meios frios
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Características pós-modernas segundo GOMÉZ
Perda do fundamento da racionalidade; Perda da fé no progresso; Pragmatismo como forma de vida e pensamento; Desencanto e indiferença; Autonomia, diversidade e descentralização; Características pós-modernas segundo GOMÉZ
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Primazia da estética sobre a ética;
Crítica ao etnocentrismo e à universalidade; Multiculturalismo e aldeia global; Historicismo, o fim da história; Ressurgimento do fundamentalismo, localismo e nacionalismo (retribalização).
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O vazio do pensamento pós-moderno
Carência de fundamentação do pensamento racional; Relativismo cultural; Caráter elitista, obtuso e meta-abstrato (linguagem é instrumento de exclusão social) (GOMEZ, p. 32-3, 2001). O vazio do pensamento pós-moderno
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Etnocentrismo, relativismo e universalidade
Um dos aspectos que reflete a crise atual da cultura crítica é a polêmica entre relativismo e universalidade, matizada pelo constante renascer das tendências etnocêntricas. Etnocentrismo, relativismo e universalidade
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Etnocentrismo As tendências etnocêntricas supõem a valoração do próprio como uma categoria universal e a exclusão do alheio como subprodutos. O etnocentrismo tampouco é uma tendência própria da cultura dominante. Como instrumento de poder, funciona dentro de cada cultura para legitimar a dominação dos mais poderosos e para blindar as próprias posições.
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Relativismo Qualquer forma de existência individual ou coletiva é o resultado de um complexo processo de construção social ao longo de um período histórico e espaço determinado - cada cultura tem uma rede de significados, símbolos e comportamentos com sentido em si mesma, gerada como resposta às circunstâncias que rodearam a comunidade. Por isso, não se podem extrair critérios para julgar outra formação cultural distinta. O sentido das práticas culturais só pode ser extraído da vivência interna (sofrendo e gozando suas determinações).
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Universalidade Diálogo entre culturas a favor de uma civilização tolerante. Processo de construção de significados compartilhados a partir do respeito às diferenças. Não confundir com globalização ou pensamento único, pois tem aspiração de construir marcos universais de convivência humana, respeitosos com as diferenças e comprometidos com a construção compartilhada.
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Razão e ética: para uma nova racionalidade da representação da ação
Falta de fundamentação e desnudamento como eixos da racionalidade Pluralidade e perplexidade no terreno da ética Dos procedimentos aos conteúdos: o dilema igualdade-liberdade Abertura, discrepância e convergência entre sujeito e razão: a prática democrática Razão e ética: para uma nova racionalidade da representação da ação
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Crise epistemológica: a mudança de regime nas ciências sociais
Peculiaridades epistemológicas da perspectiva interpretativa e construtivista A cultura crítica e a função educativa da escola
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