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Orientação Geral p/ Apresentação Trabalhos Acadêmicos

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Apresentação em tema: "Orientação Geral p/ Apresentação Trabalhos Acadêmicos"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Geral p/ Apresentação Trabalhos Acadêmicos
Profª Suzete Benites Curso de C. Contábeis - 1º semestre Disciplina – Metodologia Científica 23 de março de 2012

2 O que é um trabalho acadêmico?
O trabalho acadêmico tem como finalidade: Apresentar Demonstrar Difundir Recuperar Contestar CONHECIMENTO produzido, acumulado ou transmitido PESQUISA realizada, a  idéia concebida ou a dedução feita precisam ser conhecidas Canais de publicidade adequados aos diferentes trabalhos: as defesas públicas, os periódicos, as comunicações e a multimídia virtual são alguns desses. A demonstração do conhecimento é necessidade na comunidade acadêmica, onde esse conhecimento é o critério de mérito e acesso.

3 Difundir o conhecimento às esferas externas à comunidade acadêmica é atividade cada vez mais presente nas instituições de ensino, pesquisa e extensão O texto correspondente a essa prática tem característica própria sem abandonar a maior parte dos critérios de cientificidade. A recuperação do conhecimento é outra finalidade do texto acadêmico. Parcelas significativas do conhecimento caem no esquecimento das comunidades e das pessoas. A recuperação e manutenção ativa da maior diversidade de saberes é finalidade importante de atividades científicas objeto da produção de texto.

4 Tipos comuns de trabalhos acadêmicos formais:
Trabalhos acadêmicos longos: Tese (doutorado) Dissertação (mestrado) Monografia TFG (graduação) Trabalho de conclusão de curso (técnólogos e técnicos) Trabalhos acadêmicos curtos Artigo Relatório Fichamento Resenha Comunicação

5 ESTRUTURA DO TRABALHO Harmonia estrutural
A estrutura do trabalho é de grande importância Principalmente para avaliação do professor Deve apresentar estrutura lógica, livre de rasuras, erros na seqüência das partes, erros de ortografia, erros na organização das idéias do conteúdo, bibliografia,etc A mesma dedicação dispensada ao conteúdo deve ser dispensada à apresentação

6 Fonte e tamanho da letra Margens e espaçamento (entre linhas)
Capa Folha de rosto Fonte e tamanho da letra Margens e espaçamento (entre linhas)

7 1. Capa: o que contém? Nome da universidade
Nome do departamento ou centro (se houver) Nome do curso Nome da disciplina Indicativo da natureza do trabalho (tipo do trabalho) Título Subtítulo (se houver) Indicativo do aluno ou orientando Nome completo do aluno Indicativo do professorou orientador com titulação Nome completo do professor Local e ano

8 Apresentação da capa: Papel branco, formato A4 (21 com x 29,7cm Margens de 3cm - esquerda e superior Margens de 2cm - direita e inferior Digitação na cor preta Fontes: Times New Roman ou Arial Sugestão: encadernação em espiral e utilização de sobrecapa de plástico transparente (facilita a leitura das informações da capa)

9 EXEMPLO DE CAPA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FORMAÇÃO DA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA Aluna: Ana Maria dos Santos Professor M. Auro de Jesus Rodrigues Santa Maria – RS 2012

10 2. Folha de rosto: o que contém?
Nome completo do aluno Título do trabalho e subtítulo, se houver Natureza e objetivo do trabalho Nome da disciplina, do curso, da instituição a que é submetido Indicativo do professor e/ou orientador com a titulação Nome completo do professor Loca e ano Pequenos Trabalhos Projeto de pesquisa, Pesquisa bibliográfica Relatório de visita técnica Viagem e eventos, Resumos

11 Nome e Sobrenome do autor
EXEMPLO FOLHA DE ROSTO Nome e Sobrenome do autor Título do trabalho: subtítulo do trabalho Rio Claro – SP 2011 Dissertação apresentada para o Programa de Pós- Graduação em... do Instituto... da Unesp Campus de Rio Claro, como requisito para obtenção do título de mestre em... Orientador: Prof. Dr. Nome e Sobrenome

12 3. Fonte e tamanho da letra
texto Digitação em cor preta Times New Roman ou Arial Tamanho 12 Tamanho menor para citação com mais de três linhas, notas de rodapé e numeração de página, normalmente tamanho 10 Utilizar apenas uma face da folha escrita

13 4. Margens e espaçamento (entre linhas)
Idem a capa e folha de rosto: margem esquerda e superior de 3cm e direita e inferior de 2 cm Parágrafos: iniciar com recuo de 2 cm Citações com mais de três linhas deverão ser recuadas 4 cm

14 Texto digitado em espaço duplo, exceto:
citações com mais de três linhas Notas de rodapé Referências Legendas das ilustrações e tabelas Natureza do trabalho O objetivo O nome da instituição A área de concentração

15 Abreviatura para Título: Mestre e Doutor
Quem faz mestrado no Brasil é mestre ou mestra, certo? Mestre ou mestra em alguma área do conhecimento humano. No meu caso, meu título é o de “Mestre em Educação”. Isso todo mundo entende, e bem. O problema começa quando vão abreviar o termo “Mestre”. Deparo todos os dias com “Ms.”, a abreviatura para “manuscriptos” (manuscrito), conforme a Academia Brasileira de Letras (ABL). A par desse “Ms” aí, tenho visto “Msc.”, abreviatura do inglês “Master of Science” (Mestre em Ciências), para designar a abreviatura da titulação de pessoas que nunca estiveram nos Estados Unidos da América do Norte. Entretanto, meu título não se refere a “Manuscrito”, nem é de “Mestre em Ciências”. No entanto, há quem insista em usar essas formas, erradas, ao largo de “Me”, a abreviatura em Língua Portuguesa para Mestre. Mestra recebe a abreviatura “Ma.”, também segundo a ABL. Outra confusão que fazem é com “PhD”, que em inglês, é a abreviatura para “Doctor of Philosophy” (Doutor em Filosofia). Mas a forma “PhD” tem sido usada em lugar de “Dr.”, abreviatura para “Doutor”, em Língua Portuguesa. “Dra.” É a forma abreviada de “Doutora”. Mas não são essas formas que prevalecem. Pergunto: que quê? Depois de uma série de conversas com colegas e de algumas pesquisas, cheguei à conclusão de que devo valorizar a língua materna. Em função disso, adotei, desde que a tenho, a fórmula “Me.”, quando a indicação da minha titulação se faz necessária nos meandros da burocracia acadêmica brasileira.


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