A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: História da Educação. Ranke: o que realmente aconteceu Empirismo Senso comum da História Pretensa neutralidade do historiador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: História da Educação. Ranke: o que realmente aconteceu Empirismo Senso comum da História Pretensa neutralidade do historiador."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: História da Educação

2 Ranke: o que realmente aconteceu Empirismo Senso comum da História Pretensa neutralidade do historiador

3

4

5 Os fatos estão disponíveis para os historiadores nos documentos, nas inscrições, e assim por diante, como os peixes na tábua do peixeiro. O historiador deve reuni-los, depois levá-los para casa, cozinhá-los, e então servi-los da maneira como o atrair mais.

6 Exatidão é um dever, não uma virtude. Elogiar uma historiador por sua exatidão é o mesmo que elogiar um arquiteto por usar a madeira mais conveniente ou o concreto adequadamente misturado.

7 É comum dizer que os fatos falam por si. Não é verdade Quem escolhe os fatos?

8 Século XIX: os documentos eram sacrário do templo dos fatos...se está nos documentos é porque é verdade A partir dos anos 30 do século XX: Ampliação da idéia de História Variedade de fontes históricas

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "Disciplina: História da Educação. Ranke: o que realmente aconteceu Empirismo Senso comum da História Pretensa neutralidade do historiador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google