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PublicouIsabel Domingues Alterado mais de 10 anos atrás
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Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Tarifas Bancárias: análises, desafios e perspectivas Novembro 2007 São Paulo
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Análises Contexto Sensibilidade do tema Preocupação interinstitucional Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Ministério Público Federal Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados
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Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Elevação da participação da Receita de Serviços na Receita Operacional do Sistema Financeiro Fonte: COSIF
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Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Recorte – Impacto para o consumidor Março 2005 Cesta de serviços - R$ 18,57 Correspondência = 7,14% Salário mínimo vigente Março 2006 Cesta de serviços - R$ 22,48 Correspondência = 7,49% Salário mínimo vigente Pacote serviços anual 2006 = Uma cesta básica e meia Fontes: DIEESE e Procon SP
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Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
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Dados do SINDEC Filtro: Assuntos Financeiros – Banco Comercial Período 22/05/2007 a 12/11/2007 Cobrança indevida: 5.952 Contrato (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, etc): 2.109 Cálculo de prestação/ taxa de juros: 1.527 Falha bancária em transações eletrônica (transferência indevida, saques indevidos): 1.178 Antecipação de financiamento: 616 Consumidor negativado indevidamente nos serviços de proteção ao crédito: 417 FONTE: SINDEC – www.mj.gov.br
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DESAFIOS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Aumento dos preços dos serviços Aumento das demandas nos Procons Aumento de preços Qualidade dos serviços Aumento de demandas Sentimento de Abuso
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DESAFIOS Conceitos fundamentais para Defesa do Consumidor Harmonia nas Relações de Consumo Correlação de força desigual Importância do Equilíbrio Prevenção de Conflitos Segurança Jurídica Construção de Valores
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DESAFIOS Conceitos fundamentais para Defesa do Consumidor Harmonia - Expressão concreta Transparência = Informações ao Consumidor Informação sobre o preço dos serviços Clareza e uniformização da terminologia dos produtos e serviços ofertados Prevenção – Evita conflitos Permite escolhas ao consumidor Promove valores - Confiança
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DESAFIOS Conceitos fundamentais para Defesa do Consumidor Harmonia – Expressão Concreta Confiança e Equilíbrio Proteção contra cláusulas e práticas abusivas Proteção contra a cobrança de vantagem exagerada Exemplos: Fragmentação dos serviços tarifados; Multiplicidade da cobrança de produtos e serviços; e Tarifas cobradas sem contra-prestação para o consumidor;
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Conceitos fundamentais para Defesa do Consumidor Harmonia – Expressão Concreta Confiança e Equilíbrio Insegurança - Cobrança das taxas em data não acordada entre as partes; Insegurança - Aumento exagerado das tarifas Insegurança – Instituição de novas tarifas
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DESAFIOS Tarifa bancária: problemas específicos Tarifa de Liquidação Antecipada (TLA); Taxa de abertura de Crédito (TAC); Tarifas sobre saques; Tarifas sobre depósitos; Incidência de taxa sobre cheque de baixo e alto valor.
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PERSPECTIVAS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor Reuniões Técnicas SNDC e FEBRABAN Pauta: Definida nas Reuniões Nacionais Experiência de 2 anos Avanço: Diálogo permanente e institucional Resultados práticos Construção cultura de diálogo e resolução de conflitos
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PERSPECTIVAS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor GT – DPDC e Bacen Pauta: Fiscalização e Regulação Objeto: Registros de demandas de consumidores no SINDEC Avanço: Ampliação do Controle Social Convergência das ações de Estado Construção incentivos corretos ao mercado
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PERSPECTIVAS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor GT – Comissão de Defesa do Consumidor – Câmara dos Deputados Pauta: Tarifas Bancárias Avanço: Propostas Bacen Serviços Essenciais: Veda a cobrança de determinados serviços; Inerentes à relação contratual de conta corrente e depósitos (vista ou poupança); Exemplos: fornecimento de saldo, cartão magnético, folhas de cheques
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PERSPECTIVAS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor GT – Comissão de Defesa do Consumidor – Câmara dos Deputados Propostas Bacen Serviços Prioritários (tabela): abrange 95% dos serviços Padronização de nomenclatura, inclusive abreviatura; Identificação para evitar duplicidade de cobrança; Vade mecum: descrição da tarifa; Registro contábil da receita (Cosif): viabiliza acompanhamento e estudos futuros mais detalhados; Critério para criação de nova tarifa (autorização específica); Prazo para majoração de valor.
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PERSPECTIVAS Sistema Nacional de Defesa do Consumidor GT – Comissão de Defesa do Consumidor – Câmara dos Deputados Propostas Bacen Serviços Especiais: Legislação e regulamentação específica Exemplos: conta-salário, conta corrente de depósitos simplificada; operações de crédito rural, crédito imobiliário do SFH, FGTS, microfinanças, etc. Serviços Diferenciados: Livre pactuação entre cliente e instituição: não vedado ou padronizado; Exemplos: aluguel de cofre, coleta e entrega em domicílio, saques no exterior.
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Conclusão Importância da Harmonia nas Relações de Consumo Responsabilidade comum nas construção deste processo Diálogo e confiança são elementos fundamentais Necessidade de respostas de curto prazo, e estratégias de médio e longo prazo
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