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CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA

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Apresentação em tema: "CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA"— Transcrição da apresentação:

1 CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA
JULIANE BRUSCHZ EDISON C. ZIEMER JÚNIOR

2 HISTÓRIA: O cartão de crédito surgiu nos Estados Unidos na década de 20. O primeiro cartão de crédito deste tipo atual foi o Diner’s Club, surgido por volta de 1950, criado por Macnamara, Schneider e Bloomingdale, que surgiu de uma necessidade do cliente que ao pedir a conta em um restaurante, perceberam que estavam sem dinheiro e negociaram com o proprietário que pagariam a conta mais tarde.E a partir dai resolveram criar um mecanismo que facilita-se o pagamento.

3 SIGNIFICADO: O cartão de crédito é um código que possibilita a aquisição de produtos e serviços, sendo que o pagamento será feito à administradora integralmente na data do vencimento estabelecida ou financiando parcial ou totalmente esse valor. Foi criado com a finalidade de promover o mercado de consumo, facilitando as operações de compra. Esse código é apresentado em forma de cartão, que atualmente utiliza os sistemas de fita magnética ou microchip, servindo para a identificação do cliente em qualquer estabelecimento credenciado.

4 CONCEITO: Cartão de crédito é um documento de identificação ou comprobatório de que seu titular, cujo nome nele é impresso, possui crédito perante o emissor, que o autoriza a realizar compra de bens e a utilizar serviços a prazo, tal como saque em dinheiro.

5 FUNÇÃO: O uso do cartão de crédito visa facilitar a realização de compra e venda de mercadorias e a prestação de serviços, simplificando as transações comerciais, evitando o imediato desembolso do dinheiro por permitir o recurso do financiamento

6 O CONTRATO: há quatro contratos: entre o titular do cartão e a administradora;entre esta e cada empresa afiliada; entre a administradora e a instituição bancária que financia as vendas realizadas por meio do cartão; e entre o titular do cartão e cada afiliada

7 MODELOS DE CARTÃO: Cartões nacionais: são aceitos no Brasil e em geral têm anuidades e limites de crédito menores; Cartões internacionais: aceitos tanto no Brasil quanto no exterior; em geral as anuidades são mais, pois oferece alguns benefícios adicionais, como efetuar saques no exterior mediante o pagamento de tarifa, mas sem cobrança de juros. Ainda existem os cartões gold e platinum, com anuidades e limites maiores, que são aceitos no Brasil e exterior.

8 Existem quatro bandeiras distintas que operam em todos os âmbitos:
AMERICAN EXPRESS MASTERCARD DINERS VISA

9 BENEFÍCIOS DO CARTÃO DE CRÉDITO:
Aumenta a oferta de crédito, Aumentam em muito a capacidade de compras, sem a exigência de burocracias, Minimiza a necessidade carregar dinheiro em espécie, Permite ao usuário adiar por alguns dias o pagamento de suas compras, E em geral: Milhas aéreas, sorteios de prêmios em dinheiro e diversos produtos, bônus em pontos que podem ser revertidos em compras, milhas e até desconto nas anuidades, clube de compras formado exclusivamente para detentores de cartões de uma bandeira. Crédito com desconto em folha aos segurados do INSS, entre outros.

10 EXEMPLO DA IDENTIFICAÇÃO PELO NÚMERO: 4487 3312 4276 2112
O cartão contém um número, o prazo de validade, o nome do titular e sua assinatura. EXEMPLO DA IDENTIFICAÇÃO PELO NÚMERO: **** Os 4 primeiros números informam qual Banco o cliente tem conta; **** Os seis números seguintes significam o segmento do cliente; **** Significa: 1 titular; **** Significa: 1 via; **** Significa: 2 via.

11 DIMENSÃO DO SEU CRESCIMENTO:
Em setembro de 1991 eram apenas 7,9 milhões de cartões emitidos no Brasil. No último trimestre de 2004 foram 433,14 milhões de transações, perfazendo um total de US$ 30,12 bilhões e circulavam no país 52,5 milhões de cartões de crédito. O setor de cartão de crédito teve movimento recorde, no Brasil em 2004, chegando a R$100 bilhões.

12 O cartão de crédito representa uma verdadeira revolução no comércio, pela enorme expansão do crédito que possibilita. É uma importante ferramenta, pois incentiva a circulação da moeda e impulsiona o comércio e o desenvolvimento econômico.


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