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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIRECIONADOS AOS NEGÓCIOS

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIRECIONADOS AOS NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIRECIONADOS AOS NEGÓCIOS
módulo um SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DIRECIONADOS AOS NEGÓCIOS

2 Capítulo 3 E-Business

3 VISÃO GERAL SEÇÃO 3.1 – Negócios e a internet Tecnologia disruptiva
Evolução da internet Acesso às informações da internet Fornecimento de informações da internet Seção 3.1 começa discutindo como a internet e outras tecnologias disruptivas podem causar a disrupção completa do negócio. Seção 3.1 foca, então, em como a internet começou, e como acessar e fornecer informações na internet. Seção 3.2 discute modelos de e-Business e como os departamentos podem usá-los para melhorar o desempenho. Pergunte para os alunos quantos deles têm acesso a internet. Como eles estão acessando a internet? Em breve a internet será oferecida por meio das tomadas de energia elétrica. Como esse tipo de tecnologia afetará a maneira como as pessoas e os negócios usam a internet?

4 VISÃO GERAL SEÇÃO 3.2 – e-Business Fundamentos do e-Business
Modelos de e-Business Estratégias organizacionais para o e-Business Medição do sucesso do e-Business Benefícios e desafios do e-Business Novas tendências no e-Business: e-Government e M-Commerce

5 SEÇÃO 3.1 NEGÓCIOS E A internet

6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Comparar as tecnologias disruptiva e sustentada. Explicar como a internet causou uma disrupção dentro das empresas. Definir a relação entre a internet e a world wide web. 1. Comparar as tecnologias disruptiva e sustentada. Tecnologia disruptiva – uma nova maneira de fazer as coisas que inicialmente não atendiam as necessidades dos clientes existentes. As tecnologias disruptivas tendem a abrir novos mercados e destruir os antigos. Tecnologia sustentada – gera um produto melhorado que os clientes anseiam comprar, como um carro mais rápido ou um disco rígido maior. As tecnologias sustentadas tendem a nos fornecer produtos melhores, mais rápidos e mais baratos em mercados estabelecidos. 2. Explicar como a internet causou uma disrupção dentro das empresas A internet mudou completamente a maneira de fazer negócios, a comunicação entre os funcionários, e como os produtos são desenvolvidos e vendidos. Seguem alguns exemplos: O site de viagem Expedia.com é agora a maior agência de viagem para lazer, com margens de lucro maiores do que o American Express. Downloads de música no valor de 35 bilhões de dólares anuais estão acabando com o mercado de música tradicional. A Dell aumentou as margens de lucro ao cortar preços usando a internet como link entre os fornecedores e clientes. O eBay é um dos 15 maiores varejistas nos Estados Unidos. 3. Definir a relação entre a internet e a world wide web A internet é uma rede pública mundial de redes de computadores que passa informações de um computador a outro, utilizando protocolos comuns de computadores.

7 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Descrever os diferentes métodos que uma organização pode utilizar para acessar informações. Comparar os três tipos diferentes de provedores de serviço. 4. Descrever os diferentes métodos que uma organização pode utilizar para acessar informações. Uma organização pode usar quatro ferramentas comuns para acessar informações na internet: Intranet – uma porção de internet internalizada, protegida do acesso externo, que permite uma organização fornecer acesso a informações e aplicações somente para seus empregados. Extranet – uma intranet que fica disponível a aliados estratégicos (como clientes, fornecedores e parceiros). Portal – um termo bastante genérico para o que é, na essência, uma tecnologia que fornece acesso à informação. Um portal é um website que oferece uma ampla gama de recursos e serviços, como , grupos de discussão online, mecanismos de pesquisa e centros de compra online. Quiosque – um sistema de computador de acesso público que foi configurado para permitir a navegação em informação interativa. 5. Comparar os três tipos diferentes de provedores de serviço. Há três métodos usuais de provedores de serviços incluindo: Provedor de acesso à internet (ISP) – empresa que fornece acesso à internet para pessoas e outras empresas, juntamente com serviços adicionais relacionados, como a criação de um website. Provedor de acesso online (OSP) – oferece uma ampla gama de serviços exclusivos, como sua própria versão de um navegador da web. Provedor de serviços de aplicativo (ASP) – empresa que oferece acesso, via internet, aos sistemas e serviços relacionados que, de outra forma, teriam de ser alocados em computadores pessoais ou organizacionais.

8 TECNOLOGIA DISRUPTIVA
Como uma empresa como a Polaroid pode ir à falência? Darwinismo digital – significa que as organizações que não podem adaptar-se às novas demandas da era da informação estão fadadas à extinção. AULA DE ABERTURA GRANDES DECISÕES DE NEGÓCIO – Edwin Land inventa a câmera Polaroid Em 1937, Edwin Land começou uma empresa chamada Polaroid que fabricava um plástico polarizador. O negócio progrediu subitamente. Land estava tirando fotos da família nas férias de 1943 quando sua filha de 3 anos perguntou porque era preciso esperar tanto para ver as fotografia. Ele teve a idéia de combinar tecnologia polarizadora com os filmes em desenvolvimento. Em 1950, criou uma câmera que produzia imagens em preto e branco e em 1963, lançou uma câmera que tirava fotos coloridas. A câmera Polaroid virou um sucesso e em meados de 1960 era estimado que 50% das famílias americanas possuíam uma. Se os executivos da Polaroid tivessem usado a análise das 5 Forças de Porter, teriam eles descoberto a ameaça da substituição de seus produtos pela câmera digital? O que eles poderiam fazer para combater essa ameaça? EXERCÍCIOS EM SALA DE AULA Do sucesso ao fracasso A tecnologia certa no momento errado. Essa apresentação mostra dez produtos que eram um sucesso e depois falharam em manter o status. Peça para os alunos listarem mais tecnologias que fracassaram.

9 TECNOLOGIA DISRUPTIVA VERSUS TECNOLOGIA SUSTENTADA
O que o barco a vapor, o rádio transistor, e o processador Intel 8088 têm em comum? Tecnologia disruptiva – uma nova maneira de fazer as coisas que inicialmente não atendiam as necessidades dos clientes existentes. Tecnologia sustentada – gera um produto melhorado que os clientes anseiam comprar. O que o barco a vapor, o rádio transistor, e o processador Intel 8088 têm em comum? Resposta: Todos são tecnologias disruptivas EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Disrupção da sala de aula Divida os alunos em grupos e peça que eles identifiquem as diferenças primária entre tecnologias disruptivas e tecnologias sustentadas, com vários exemplos atuais de cada uma delas. Tecnologias disruptivas: As tecnologias disruptivas redefinem o campo competitivo de seus respectivos mercados. As tecnologias disruptivas tendem a abrir novos mercados e destruir os antigos. As tecnologias disruptivas normalmente entram no segmento inferior do mercado e finalmente evoluem para substituir concorrentes de alto nível e suas tecnologias dominantes. Tecnologias sustentadas: As tecnologias sustentadas tendem a nos fornecer produtos melhores, mais rápidos e mais baratos em mercados estabelecidos. As tecnologias sustentados levam aos mercados abertos por tecnologias disruptivas.

10 TECNOLOGIA DISRUPTIVA VERSUS TECNOLOGIA SUSTENTADA
A imagem acima mostra apenas as quatro primeiras e as quatro últimas empresas. Para visualizar a imagem toda indique para os alunos o livro. A figura mostra empresas que estão esperando que ocorra um crescimento futuro a partir de novos investimentos (tecnologia disruptiva) e empresas esperando que ocorra um crescimento futuro a partir de investimentos existentes (tecnologia sustentada). Peça para os alunos citarem outras empresas, não mencionadas na imagem, que dependem majoritariamente de novos investimentos (tecnologias disruptivas) para obter lucro. Peça para os alunos citarem outras empresas, não mencionadas na imagem, que dependem majoritariamente de investimentos que já existem (tecnologias sustentadas) para obter lucro.

11 TECNOLOGIA DISRUPTIVA VERSUS TECNOLOGIA SUSTENTADA
Innovator’s Dilemma – discute como empresas estabelecidas podem tirar proveito de tecnologias disruptivas sem prejudicar as relações existentes com os clientes, parceiros e partes interessadas. O Innovator’s Dilemma é um livro de Clayton M. Christensen. Empresas como a Xerox, IBM, Sears e DEC, ouviram os consumidores, investiram agressivamente em tecnologia, levantaram sua antena competitiva e, ainda assim, perderam suas posições dominantes de mercado. Peça aos aluno para identificarem algumas empresas que sentem-se vítimas do innovator’s dilemma. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Clayton na sala de aula Mostre para os alunos o vídeo no site da MIT que destaca Clayton Christensen

12 TECNOLOGIA DISRUPTIVA VERSUS TECNOLOGIA SUSTENTADA
EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Empresas capitalizadas Distribua entre os estudantes (em grupo ou individualmente) as nove empresas listadas acima. Peça que os alunos determinem se a empresa ainda está obtendo vantagem competitiva por utilizar tecnologia disruptiva. Em caso negativo, o que aconteceu?

13 A INTERNET – DISRUPÇÃO DE NEGÓCIOS
Uma das maiores forças de mudança dos negócios é a internet. As organizações devem estar aptas a se transformar, assim como o mercado, o ambiente econômico e as tecnologias mudam. Focar no inesperado permite a uma empresa capitalizar em cima da oportunidade de um novo negócio advindo de uma tecnologia disruptiva. Os alunos concordam que a internet é um exemplo de tecnologia disruptiva? Quando a internet surgiu, teriam eles considerado-a uma tecnologia disruptiva? EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Descobrindo o novo As inovações, as novas ideias e as novas tecnologias são emocionantes. Hoje é estimado que tudo o que conhecemos representará tecnicamente 1% de toda a tecnologia existente em Separe os alunos em grupos e peça que eles procurem na internet a inovação mais emocionante, aquela que agitará o mercado e mudará nossas vidas nos próximos dez anos. Faça com que eles apresentem suas descobertas para a sala e ofereça um prêmio simbólico ao vencedor. Alguns exemplos: Computadores que emanem cheiros, basta clicar em um perfume e o aroma será liberado do computador. Cinemas que emanem os cheiros correspondentes ao filme. Privada eletrônica que analisa os excrementos e permite que você saiba com alguns dias de antecedência se ficará doente. Ótimo para asilos e hospitais. Aviões do tamanho de pequenos navios que possuem lojas e restaurantes. Navios do tamanho de pequenas cidades onde você pode comprar um apartamento. O que tem para jantar? Basta telefonar para a sua geladeira – mostre para os alunos a cozinha do futuro:

14 A INTERNET – DISRUPÇÃO DE NEGÓCIOS
A estimativa é de que haverá mais de 3 bilhões de usuários de internet até 2015. Havia 1 bilhão de usuários de internet em 2005. Como dois bilhões de usuários adicionais mudarão o cenário competitivo dos negócios nos próximos anos? Acesso a um número maior de clientes Mais competidores A localização e a distância tornam-se fatores pouco significativo aos negócios.

15 A INTERNET – DISRUPÇÃO DE NEGÓCIOS
A estimativa é de que haverá mais de 3 bilhões de usuários de internet até 2015. Havia 1 bilhão de usuários de internet em 2005. Como dois bilhões de usuários adicionais mudarão o cenário competitivo dos negócios nos próximos anos? Acesso a um número maior de clientes Mais competidores A localização e a distância tornam-se fatores pouco significativo aos negócios.

16 A INTERNET – DISRUPÇÃO DE NEGÓCIOS
A internet causou um impacto em quase toda a indústria, incluindo: Viagem Entretenimento Eletrônicos Serviços financeiros Varejo Automóveis Educação e treinamento Mudanças nos negócios devido à tecnologia Viagem – O site de viagens Expedia.com é hoje a maior agência de viagens de lazer, com margens de lucro maiores que até mesmo a American Express. Entre as agências de viagens tradicionais, 13% fecharam em 2002 por causa da sua incapacidade de competir com as agências online. Entretenimento – A indústria da música ainda impede que o Napster e outros sites operem, mas os US$ 35 bilhões anuais em downloads online estão quebrando a indústria da música tradicional. As vendas de unidades de música nos Estados Unidos estão 20% mais baixas desde A próxima indústria do setor de entretenimento a sentir os efeitos do e-Business será o de cinema e seus US$ 67 bilhões em negócios. Eletrônicos – Ao utilizar a internet para ligar seus fornecedores e clientes, a Dell estabelece os lucros do setor. Suas margens de operação subiram de 7,3% em 2002 para 8% em 2003, ao mesmo tempo em que levou os preços a níveis que impedem os concorrentes de ganharem dinheiro. Serviços financeiros – Quase toda empresa pública de financiamento eletrônico ganha dinheiro, com o serviço de hipoteca online da Lending Tree crescendo 70% ao ano. Processar aplicações de hipoteca online é hoje 40% mais barato para os clientes. Varejo – Menos de 5% das vendas a varejo são feitas online. A eBay está no caminho esse ano para tornar-se uma das 15 maiores varejistas no país, e a Amazon.com irá se juntar aos grupos dos 40 maiores. A estratégia de e-Business da Walmart está forçando seus concorrentes a fazer pesados investimentos em tecnologia. Automóveis – O custo de produção de veículos está baixo por causa do SCM e da compra com base na web. A eBay tornou-se a líder de revendedoras de carros usados nos Estados Unidos, e a maioria dos principais sites de carros é lucrativa. Educação e treinamento – A Cisco economizou US$ 133 milhões em um ano levando as sessões de treinamento para a internet. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Disrupção do negócio Divida os alunos em grupos e dê a cada equipe uma das indústrias acima. Peça que eles analisem o slide que mostra o impacto da internet em cada indústria e que a atualizem, indicando como as novas tecnologias estão mudando ainda mais essas indústrias.

17 EVOLUÇÃO DA INTERNET A internet começou como um sistema de comunicação militar de emergência operado pela Agência de Pesquisa de Projetos Avançados. Gradualmente, a internet migrou de projeto militar para ferramenta de comunicação dos cientistas para os negócios. internet Protocolo internet – redes de computadores que passa informações de um computador a outro, utilizando protocolos comuns de computadores. Protocolos – padrões que especificam o formato do dado, bem como as regras a serem seguidas durante a transmissão. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Quando a internet realmente começou Pergunte para os alunos “como a internet (realmente) começou”. Algumas das respostas podem ser: Al Gore (“Information Superhighway”), ou Departamento de Defesa (ARPANET), ou até mesmo Bill Gates (Microsoft) Peça a eles para “imaginar um sistema de comunicação quase instantâneo e que permitisse que as pessoas e governos do mundo todo enviassem e recebessem mensagens sobre política, doença, guerra, e eventos familiares. O governo tentou, mas não conseguiu controlá-lo”. Esse sistema era a internet? Não, o humilde telégrafo já se encaixava nessa descrição por volta de Os paralelos entre a agora onipresente internet e o telégrafo são surpreendentes, oferecendo insights sobre como as novas tecnologias podem mudar a estrutura da sociedade dentro de uma única geração. Enfatize a história do telégrafo: Comece com a engraçada história de uma fila quilométrica de monges segurando um fio e tomando choques simultâneos no interesse de investigar a eletricidade, e terminando com o advento do telefone (esse é o cenário verdadeiro). Discutir o início dos pioneiros "online": Samuel Morse, Thomas Edison, e uma infinidade de códigos-marca, empresários, e espiões que ajudaram a garantir o sucesso dessa revolução das comunicações. Com a invenção do telégrafo, o mundo das comunicações mudou para sempre. O telégrafo deu origem a práticas de negócios criativas e novas formas de crime. Romances floresceram por meio de seus fios. Além disso, as atitudes em relação a tudo, dos portais de notícias às guerra, tiveram de ser completamente repensadas. A saga do telégrafo oferece muitos paralelos à saga da internet em nosso tempo, e é um episódio marcante na história da tecnologia.

18 EVOLUÇÃO DA WORLD WIDE WEB
World Wide Web (WWW) – um sistema global de hipertexto que utiliza a internet como seu mecanismo de transporte. Hypertext Transport Protocol (HTTP) – o padrão da internet que suporta a troca de informações no www. A internet e a www são sinônimos? As pessoas geralmente trocam os termos internet e world wide web, mas eles não são sinônimos. A internet é uma rede pública mundial de redes de computadores que passa informações de um computador a outro, utilizando protocolos comuns de computadores. A world wide web opera na internet. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Os 13 momentos mais embaraçosos da web A internet é o sistema mais eficiente de distribuição da informação já conhecido. Mas se você não tomar cuidado, também é a melhor maneira de envergonhá-lo diante do mundo.

19 EVOLUÇÃO DA WORLD WIDE WEB
Razões do crescimento da www: Revolução de microcomputadores Avanços na rede Software de navegação fácil Velocidade, a conveniência e o baixo custo do Páginas da web fáceis de criar e flexíveis Quais as duas principais razões do crescimento da www? Dois eventos mudaram a história da internet: Tim Berners-Lee construiu o primeiro website em 6 de agosto de 1991. Marc Andreesen criou e distribuiu o Mosaic. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Entrevista em vídeo O assunto principal na conferência www2006 foi sobre a web semântica com sua promessa de internet inteligente Pallab Ghosh se encontrou com Tim Berners-Lee – o homem que inventou a world wide web em 1991. /nb_wm_ stm

20 EVOLUÇÃO DA WORLD WIDE WEB
Impacto da internet na informação: Fácil para compilar Aumento da riqueza Aumento do alcance Melhor conteúdo Qual a diferença entre a riqueza de informação e o alcance da informação? A riqueza da informação se refere à profundidade e amplitude das informações transferidas entre os clientes e as empresas. Em vez de um catálogo da empresa com um pouco de texto e talvez uma foto pequena, a web permite que a empresa poste fotos 3D, vídeos, opiniões dos consumidores, jornais e artigos de revistas, comparação de produtos incluindo o preço, etc. O alcance da informação se refere ao número de pessoas com quem um negócio pode se comunicar em uma base global. Impacto da internet na informação: Fácil para compilar – procurar informações sobre produtos, preços, clientes, fornecedores e parceiros é mais rápido e mais fácil quando se utiliza a internet. Aumento da riqueza – se refere à profundidade e amplitude das informações transferidas entre os clientes e as empresas. As empresas e os clientes podem coletar e controlar mais detalhes das informações quando utilizam a internet. Aumento do alcance – se refere ao número de pessoas com quem um negócio pode se comunicar em uma base global. As empresas podem compartilhar informações com vários clientes em todo o mundo. Melhor conteúdo – Elemento-chave da internet é sua habilidade de fornecer um conteúdo dinâmico e relevante. Os compradores precisam de boas descrições de conteúdo para fazer compras informadas, e os vendedores utilizam o conteúdo para fazer um comércio apropriado e diferenciarem-se dos concorrentes. A descrição do conteúdo e do produto estabelece a compreensão comum entre ambas as partes da transação. Como resultado, o alcance e a riqueza daquele conteúdo afetam diretamente a transação.

21 EVOLUÇÃO DA WORLD WIDE WEB
Formas de arquivos oferecidos por meio do www Pelas razões discutidas no slide anterior, riqueza da informação e alcance da informação, empresas querem postar áudio, vídeo, gráficos e arquivos de texto para ajudá-las a gerir o negócio. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Formatando a web Pergunte para os alunos suas formações – contabilidade, finanças, marketing, gestão, recursos humanos, tecnologia da informação, etc. Faça um lista das diferentes formações na lousa e pergunte como cada um pode usar os diferentes tipos de arquivo para melhorar a execução de tarefas. Contabilidade – arquivos de vídeo e áudio para auditorias. Marketing – todos os formatos para o site de vendas e campanhas de marketing. Finanças – arquivos de áudio e vídeo para treinamento em novas leis fiscais ou treinamento de novos funcionários sobre como usar os sistemas. Recursos Humanos – arquivos de vídeo e áudio para treinamento e demonstração de assédio sexual ou comportamento antiético não tolerados pela empresa.

22 EVOLUÇÃO DA WORLD WIDE WEB
A internet possibilita realizar negócios em formas até então inimagináveis. Isso também pode causar a exclusão digital. Exclusão digital – ocorre quando aqueles com acesso à tecnologia têm grandes vantagens sobre aqueles sem acesso à ela. Os habitantes da Vila de Siroha, na Índia, precisam andar 8 quilômetros de bicicleta para encontrar um telefone. Para mais de 700 milhões de moradores rurais da Índia, a exclusão digital era a forma de vida até recentemente. A Media Lab Asia vende serviços de telefonia e por intermédio de um quiosque de internet móvel montado em uma bicicleta, conhecido como um “info-thelas”. O quiosque tem um computador de bordo equipado com antena para serviço de internet e uma bateria especialmente projetada para duração de um dia. Mais de 2 mil vilas compraram o quiosque por US$ 1,2 mil, e outras 600 mil estão interessadas. Qual o impacto da exclusão digital na sociedade? Como o programa da MIT, laptop por 100 dólares, ajudará a combater a exclusão digital?

23 web 2.0 web 2.0 – um conjunto de tendências econômicas, sociais e tecnológicas que formam coletivamente a base para a próxima geração da internet. web 2.0 é um conjunto de tendências econômicas, sociais e tecnológicas que formam coletivamente a base para a próxima geração da internet – um meio mais maduro e distinto, caracterizado pela participação do usuário, pela abertura e pelos efeitos da rede. Embora o termo sugira uma nova versão do world wide web, ele não se refere a uma atualização das especificações técnicas da web, ao contrário, refere-se a mudanças nas formas como os desenvolvedores de softwares e usuários finais utilizam a web como uma plataforma. De acordo com Tim O’Reilly, “A web 2.0 é a revolução dos negócios no setor de computadores causada pelo movimento da internet como plataforma e é uma tentativa para compreender as regras para o sucesso nessa nova plataforma”. A Figura 3.9 mostra o movimento da web 1.0 para a web 2.0, e a Figura 3.10 mostra a linha do tempo da web 1.0 e da web 2.0. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Os pontos mais úteis da internet Você precisa terminar um monte de coisas. E a próxima geração de serviços pode ajudá-lo com tudo, da distribuição de senhas a organização de uma festa. Esses sites serão úteis na web 2.0? Quão diferentes serão esses sites na web 2.0?

24 web 2.0 Linha do tempo da web 1.0
Mais do que ser apenas a última palavra da moda na tecnologia, a web 2.0 é uma força transformadora que está impulsionando as empresas de todos os setores em direção a uma nova maneira de fazer negócios. Aqueles que reagem à oportunidade da web 2.0 colocam-se em posição de obter uma vantagem inicial nos seus mercados. O que está causando essa mudança? Considere os seguintes direcionadores tecnológicos e demográficos: Um bilhão de pessoas ao redor do mundo agora tem acesso à internet. Os dispositivos móveis ultrapassam o número de computadores de mesa em quase o dobro. Quase 50% de todo o acesso à internet nos Estados Unidos dá-se agora por meio de conexões de banda larga. Combine esses direcionadores com as leis fundamentais das redes sociais e com as lições da primeira década da web e você terá a web 2.0, a nova geração da web, inteligente e direcionada ao usuário: No primeiro trimestre de 2006, o Myspace.com teve 280 mil novos usuários inscritos a cada dia e tinha o segundo maior tráfego da internet. No segundo trimestre de 2006, 50 milhões de blogs foram criados – blogs eram criados a uma taxa de dois por segundo. Em 2005, o eBay realizou 8 bilhões de transações de serviços de web baseados na API.

25 MASHUPS Mashup da web – aplicação de website ou da web que usa o conteúdo de mais de uma fonte para criar um serviço completamente novo. Interface de programação de aplicação (API) – conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para construção das aplicações de software. Editores de mashup – WYSIWYG (What You See Is What You Get – O que você vê é o que você consegue) [tradução livre]. Um mashup da web é uma aplicação de website ou da web que usa o conteúdo de mais de uma fonte para criar um serviço completamente novo. O termo é normalmente usado no contexto da música: colocando uma letra do Jay-Z sobre uma música do Readiohead faz algo antigo tornar-se novo. A versão da web de um mashup permite aos usuários misturar dados de mapa, fotos, novos feeds, entradas de blog e assim por diante. O conteúdo utilizado em um mashup é normalmente proveniente de uma interface de programação de aplicação (API, Application Programming Interface), que é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para construção das aplicações de software. Os editores de mashup são os WYSIWYG (What You See Is What You Get, em português: O Que Você Vê É O Que Você Obtém) para mashups. Eles fornecem uma interface visual para construir um mashup, geralmente permitindo ao usuário arrastar e soltar os ponteiros de dados em uma aplicação da web. 1001 Buracos de Pesca Secretos: mais de mil pontos de pesca em parques nacionais, refúgios de vida silvestre, lagos, áreas de camping, trilhas históricas etc. (API do Google Map). As 25 melhores empresas para trabalhar: Mapa das 100 melhores empresas norte-americanas para trabalhar segundo a Fortune Magazine. (Google Maps API). Capas de Álbuns: utiliza o API da Amazon e uma interface de usuário ao estilo Ajax para acessar capas de CD/DVD do catálogo da Amazon (API da Amazon e-Commerce). Gawker: um mashup útil para acompanhar a visualização das celebridades em Nova York. Os leitores são encorajados a enviar assim que a celebridade é localizada (API do Google Maps). Gigul8tor: fornece página de entrada de dados em que as bandas podem inserir informações sobre shows e eventos. O Gigul8tor exibe uma lista de possíveis locais, dependendo do mecanismo do local, e mostra as informações do evento diretamente no Eventful, uma interface projetada apenas para bandas. Ele mostra como as diferentes interfaces de usuário poderiam ser criadas no Eventful com técnicas de mashup. GBlinker: um recurso do Google ligado a uma porta serial que pisca quando chega um . OpenKapow: oferece uma plataforma para a criação de APIs, feeds e pedaços de HTML de qualquer site, tendo mais possibilidades de mashup do que os mais de 300 APIs oferecidos na Programmableweb. The Hype Machine: combina postagens de blog a partir de um conjunto de blogs musicais com curadoria de dados de vendas da Amazon e de próximos eventos. O The Hype Machine localiza as músicas e discussões postadas nos melhores blogs sobre música. Ele se integra ao iTunes para levar os clientes diretamente da página da web para a faixa de música pela qual estão interessados. Se o cliente preferir comprar por meio da Amazon, The Hype Machine descobre qual página do CD deve mostrar.

26 O FUTURO – web 3.0 A web semântica abrange:
Transformar a web em um banco de dados. Um caminho evolutivo até a inteligência artificial. A realização da web semântica e da arquitetura orientada a serviço (SOA). Evolução em direção ao 3-D. Transformar a web em um banco de dados. O primeiro passo em direção à web 3.0 é o surgimento da web orientada por dados, assim como os registros de dados estruturados que são publicados na web em formatos que são reutilizáveis e passiveis de acesso remoto. Por causa do crescimento recente da linguagem de consulta padronizada para busca por meio de bancos de dados distribuídos na web, a web orientada por dados permite um novo nível de integração de dados e a interoperabilidade de aplicações, tornando os dados tão abertamente acessíveis e conectáveis quanto páginas da web. A web orientada por dados é o primeiro passo no caminho da web semântica total. Na fase da web orientada por dados, o foco está em tornar os dados estruturados disponíveis utilizando bancos de dados. O estágio total da web semântica irá ampliar o escopo de tal maneira que tanto os dados estruturados quanto o que é tradicionalmente pensado como conteúdo não estruturado ou semiestruturado (como páginas da web, documentos, etc.) ficarão amplamente disponíveis em formatos comuns. Um caminho evolutivo até a inteligência artificial. A web 3.0 também tem sido utilizada para descrever um caminho evolutivo para a web que leva à inteligência artificial, e esta, por sua vez, pode raciocinar sobre a web de uma forma semi-humana. Alguns céticos consideram isso uma situação inalcançável. Contudo, empresas como IBM e Google estão implementando novas tecnologias que estão rendendo informações surpreendentes, como a previsão de músicas que terão sucesso ao explorar informações em websites de escolas de música. Há também o debate sobre se a força motriz por trás da web 3.0 será de sistemas inteligentes, ou se a inteligência surgirá em uma forma mais orgânica, proveniente de sistemas de pessoas inteligentes, por meio de serviços de filtros colaborativos como del.icio.us, Flickr, e Digg que extraem o significado e o pedido da web existente, e como as pessoas interagem com isso. A realização da web semântica e da SOA. Relacionada à direção da inteligência artificial, a web 3.0 poderia ser a realização de uma possível convergência da web semântica e da arquitetura orientada a serviços (SOA, service-oriented architecture). As empresas gostariam de integrar os sistemas existentes a fim de garantir o suporte de tecnologia da informação para os processos de negócios que cobrem toda a cadeia de valores de negócios. Os principais motivos para a adoção da SOA são que ela liga recursos computacionais e promove seu reuso. A SOA é abordada com detalhes no Capítulo 5. Os arquitetos corporativos acreditam que a SOA pode ajudar as empresas a responder mais rapidamente e com melhor custo-benefício de modo a mudar as condições do mercado. Esse estilo de arquitetura pode simplificar a interconexão com – e o uso de – ativos de TI existentes legados. Evolução em direção ao 3D. Outro caminho possível para a web 3.0 é em direção à visão tridimensional promovida pelo web3-D Consortium. Isso envolveria a transformação da web em uma série de espaços 3-D, levando adiante o conceito realizado pelo SecondLife. Isso poderia criar novas maneiras de se conectar e colaborar, utilizando espaços 3D compartilhados.

27 ACESSO ÀS INFORMAÇÕES DA INTERNET
As quatro ferramentas para acessar as informações da internet são: Intranet – internalizada, protegida do acesso externo, para os empregados. Extranet – uma intranet que fica disponível a aliados estratégicos. Portal – website que oferece uma ampla gama de recursos e serviços. Quiosque – sistema de computador de acesso público que permitir a navegação em informação interativa. Quais métodos de acesso sua faculdade fornece? Intranet – site para estudantes, ou professores e funcionários como o Blackboard ou webCT. Extranet – para estudantes e parceiros em potencial. Portal – site onde os alunos, professores e funcionários podem acessar todos os aplicativos, tais como registro, faturamento, notas, Blackboard ou webCT, e . Quiosque – lugares específicos ao redor do campus onde os alunos podem se conectar a internet. Se sua faculdade não fornece acesso a cada um desses métodos porque deveria começar? Quais benefícios podem ser adicionados a sua faculdade por meio do uso de quiosques ou portais?

28 FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES DA INTERNET
Três formas comuns de provedores de serviço: Provedor de acesso à internet (ISP) – fornece acesso à internet para pessoas e outras empresas. Provedor de acesso online (OSP) – oferece uma ampla gama de serviços exclusivos na web. Application service provider (ASP) – oferece acesso, via internet, aos sistemas e serviços relacionados que, de outra forma, teriam de ser alocados em computadores organizacionais. Provedor de acesso à internet (ISP) – empresa que fornece acesso à internet para pessoas e outras empresas, juntamente com serviços adicionais relacionados, como a criação de um website. Muitos, mas nem todos os ISPs são empresas de telefonia. ISPs fornecem serviços como internet de trânsito, registro de domínio e hospedagem, dial-up ou acesso DSL, acesso à linha alugada, e co-instalação. Os ISPs fornecem principalmente acesso à internet e cobram do consumidor uma taxa mensal de acesso. Provedor de acesso online (OSP) – oferece uma ampla gama de serviços exclusivos, como sua própria versão de um navegador da web. Um OSP oferece serviços como acesso a redes de computadores privadas e recursos de informação como um quadro de avisos, programas para download, notícias, salas de bate-papo, e serviços de correio eletrônico. Provedor de serviços de aplicativo (ASP) – empresa que oferece acesso, via internet, aos sistemas e serviços relacionados que, de outra forma, teriam de ser alocados em computadores pessoais ou organizacionais. Um software que usa um modelo ASP também é chamado, às vezes, de software on-demand. O sentido mais limitado desse negócio é o de fornecer acesso a um programa de aplicação em particular (como faturamento médico), utilizando um protocolo padrão, como o HTTP. A procura por ASPs evoluiu a partir do aumento dos custos dos softwares especializados que superaram, em muito, a faixa de preço das pequenas e médias empresas. A crescente complexidade dos softwares também levaram a um enorme custo na distribuição deles aos usuários finais. Por meio dos ASPs, a complexidade e os custos desses softwares podem ser cortados. Além disso, o problema das atualizações foi eliminado do processo final, colocando o ônus sobre o ASP.

29 FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES DA INTERNET
Serviços comuns de ISP incluem: Hospedagem da web Espaço de armazenamento no disco rígido Disponibilidade Suporte Acordos de nível de serviço (SLA) – definem as responsabilidades específicas do provedor de serviços e as expectativas do cliente. Serviços comuns de ISP Hospedagem da web – A hospedagem, os serviços e a manutenção de arquivos para um ou mais websites são ofertas frequentes. Espaço de armazenamento no disco rígido – Sites menores podem precisar de apenas 300 a 500 MB (megabytes) de espaço de armazenamento, enquanto outros sites de e-Commerce podem precisar de, no mínimo, 10 GB (gigabytes) de espaço ou ter o seu próprio servidor de web dedicado. Disponibilidade – Para executar um e-Business, um site deve ser acessível a clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os ISPs maximizam a disponibilidade dos sites que eles hospedam, utilizando técnicas como o balanceamento de carga e agrupamento automático (clustering) de vários servidores para atingir 100% de disponibilidade. Suporte – Um dos principais motivos para se usar um ISP é que há pouca preocupação quanto a manter o servidor de web funcionando. A maioria dos ISPs oferece atendimento aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Discuta a Imagem no livro que mostra os principais ISPs, OSPs e ASPs Por que é importante ter um SLA? O que pode acontecer a um negócio que não tem SLA com ASP?] EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Serviço bem-vindo Separe os alunos em grupos e pergunte os diferentes tipos de serviço oferecido nas várias ISPs. Quais ISPs os alunos usam? Como eles escolhem o vendedor ISP? Quais fatores você recomendaria a seus amigos para que observassem quando estiverem procurando por um vendedor ISP?

30 FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES DA INTERNET
Provedor de acesso à internet sem fio (WISP) Provedor de acesso à internet sem fio (WISP) – ISP que permite aos assinantes se conectarem a um servidor em hotspots designados ou acessar pontos utilizando uma conexão sem fio. Como a sua faculdade pode usar um WISP para aperfeiçoar o serviço? Em quais áreas você recomenda que o WISP esteja acessível? Nos edifícios? No lado de fora? Quais são as ameaças adicionais à segurança da sua faculdade, caso ela implementasse um WISP? A maior fabricante mundial de softwares, Microsoft, está informando as gravadoras sobre a implantação de um leitor de música digital portátil, numa aparente tentativa de capturar uma fatia do mercado agora dominado pelo iPod. O dispositivo proposto reproduziria música digital e arquivos de vídeo e usaria a tecnologia wireless, permitindo aos usuários o download de músicas sem conexão a um computador, de acordo com alguns executivos, sob a condição de anonimato, porque os planos para o leitor ainda não são públicos. Como o novo dispositivo da Microsoft seria usado em conjunto com um provedor de serviço?

31 E-BUSINESS SEÇÃO 3.2 AULA DE ABERTURA
GRANDES DECISÕES DE NEGÓCIO – Jeff Bezos decide vender livros na internet Jeff Bezos é proprietário de 41% da Amazon, cujo valor estimado está em mais de 900 milhões de dólares. Graduado em Princeton, foi o vice- presidente mais jovem no Banker’s Trust, em Nova York. Bezos precisou decidir entre ficar e receber seu bônus Wall Street 1994 ou sair e começar um negócio na internet. – Tentei me imaginar aos 80 anos, relembrando minha vida. Eu sabia que dificilmente me arrependeria por ter perdido o bônus Wall Street Mas perder o boom da internet – isso realmente me chatearia – disse Bezos. Os primeiros livros encomendados por meio da Amazon foram despachados no outono de 1994 (embalados pessoalmente por Bezos e sua esposa). A Amazon.com é agora a maior livraria do planeta. É o exemplo de comércio eletrônico. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA 25 empresas iniciantes A fronteira da web 2.0 está ficando cheia, mas algumas empresas iniciantes permanecem. A Revista Business 2.0 identifica as empresas iniciantes mais propensas a ganhar o ouro em 2007. Eu gostaria de discutir o financiamento para essas empresas iniciantes. Por exemplo, a média de financiamento para empresas de e-Business iniciantes foi de 33 milhões de dólares. É uma ótima maneira de mostrar para os alunos quanto dinheiro está sendo investido em TI.

32 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Comparar os quatro tipos de modelos de e-Business. Descrever como os departamentos de marketing, vendas, contabilidade e atendimento ao cliente de uma empresa podem utilizar o e-Business para aumentar a receita ou reduzir os custos. Explicar por que uma empresa utilizaria métricas para determinar o sucesso de um website. 6. Comparar os quatro tipos de modelos de e-Business. Empresa-empresa (B2B) – aplica-se à compra e venda entre empresas na internet. modelo empresa-consumidor (B2C) – aplica-se a qualquer negócio que venda seus bens ou serviços a consumidores pela internet. O modelo consumidor-empresa (C2B) – aplica-se a qualquer consumidor que venda seus bens ou serviços a uma empresa pela internet. Consumidor-consumidor (C2C) – aplica-se aos sites que oferecem bens e serviços para ajudar consumidores a interagir entre si por meio da internet. A principal diferença entre B2B e B2C são os consumidores: os consumidores da B2B são outras empresas, enquanto a B2C comercializa com pessoas. Em geral, as relações B2B são mais complexas e têm maiores exigências de segurança, além de que a B2B é a força dominante do e-Business, representando 80% de todos os negócios online. 7. Descrever como os departamentos de marketing, vendas, contabilidade e atendimento ao cliente de uma empresa podem utilizar o e-Business para aumentar a receita ou reduzir os custos. Departamentos de marketing e vendas podem usar estratégias de marketing da internet como anúncios online, programas do associado, marketing viral, customização em massa, personalização, blogs, e podcasting para aumentar a visibilidade da empresa. Esses tipos de técnicas de marketing oferecem uma maneira fácil de entrar em um novo território geográfico e estender o alcance global. Empresas grandes, pequenas ou especializadas podem usar os seus sites de vendas online para vender em uma base mundial com um pequeno custo extra. Departamentos de contabilidade podem usar o e-Business para ajudar a distribuir informações com mais riqueza e comodidade do que o disponível atualmente. Eles também podem oferecer uma variedade de métodos de pagamento online, como cybermediaries financeiras, cheques eletrônicos, apresentação de contas e pagamento eletrônico, intercâmbio eletrônico de dados, EDI financeiro, e carteiras digitais. Departamentos de atendimento ao cliente podem usar o e-Business para permitir que os clientes ajudem a si próprios, com a mesma capacidade de comunicação de um sistema tradicional, disponível 24x7 por meio da internet. 8. Explicar por que uma empresa utilizaria métricas para determinar o sucesso de um website. Sem métricas não há como determinar se um site é bem-sucedido. Ela permitirá que uma organização determine a eficiência e a eficácia de seu site. Interatividade mensura a interação dos visitantes com o anúncio alvo. Tais medidas de interação incluem o tempo que o visitante passa visualizando o anúncio, o número de páginas vistas, e até mesmo o número de visitas repetidas ao mesmo anúncio alvo.

33 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Descrever o e-Business juntamente com seus benefícios e desafios. Definir o m-Commerce e explicar como um e-Government poderia usá-lo para aumentar sua eficiência e eficácia. 9. Descrever o e-Business juntamente com seus benefícios e desafios. O e-Business é a realização de negócios na internet, não apenas de compra e venda, mas também de atendimento ao cliente e de colaboração com os parceiros de negócios. Benefícios de e-Business incluem: Altamente acessível Maior fidelidade do consumidor Melhor conteúdo de informação Maior conveniência Redução de custo Desafios do e-Business incluem: Proteção aos consumidores Alavancagem de sistemas existentes Aumento da responsabilidade Fornecimento de segurança Adesão às regras de tributação 10 Definir o M-Commerce e explicar como um e-Government poderia usá-lo para aumentar sua eficiência e eficácia. O comércio via dispositivos móveis, ou m-Commerce, permite comprar bens e serviços por meio de um dispositivo habilitado com internet sem fio. O e- Government envolve o uso de estratégias e tecnologias para transformar o(s) governo(s) por meio da melhoria da prestação de serviço e da qualidade da interação cidadão–consumidor, dentro de todas as áreas do governo(s). Os e-Governments poderiam usar o m-Commerce para facilitar o intercâmbio de bens e serviços entre os diferentes ramos do governo e os cidadãos. As pessoas poderiam pagar seus impostos por meio de um dispositivo m-Commerce ou receber um pagamento por invalidez ou aposentadoria por meio do seu dispositivo m-Commerce tornando o processo de recepção e distribuição de pagamentos mais eficiente e eficaz para todos.

34 FUNDAMENTOS DO E-BUSINESS
Como o e-commerce e o e-business diferem-se? E-Commerce – a compra e venda de bens e serviços na internet. E-Business – a realização de negócios na internet, não apenas de compra e venda, mas também de atendimento ao cliente e de colaboração com os parceiros de negócios. Peça para os alunos diferenciarem e-Commerce e e-Business. O e-Commerce refere-se apenas a transações online. O e-Business refere-se a transações online, atendimento ao cliente e de colaboração com os parceiros de negócios. Em 18 de julho de 2005 o conglomerado de mídia News Corp (NWS) comprou a Intermix (MIX), a empresa proprietária do MySpace e de cerca de outros 30 sites, por 580 milhões de dólares em dinheiro. A Intermix com sede em Los Angeles é proprietária de 53% do My Space e planeja comprar o resto. Ele se tornará parte da News Corp’s, da nova unidade Fox Interactive Media, criada em 15 de julho de 2005 com sede também em Los Angeles. Já que o MySpace é uma rede social, por que um conglomerado de mídias como a News Corporation quer comprá-lo por 580 milhões de dólares? EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Vídeo de Jeff Bezos sobre inovação no e-Business O boom e a recessão das empresas pontocom é muitas vezes comparado com o Gold Rush de 1849, e o fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, oferece evidências históricas que nos mostram as similaridades: da riqueza feita por pioneiros ao alvoroço publicitário das mídias que atraiu especuladores desafortunados. Ele nos mostra, também, que uma analogia melhor pode ser encontrada no início da indústria elétrica. Sua conclusão em 2003: – “Eu acredito que há mais inovações à nossa frente do que atrás.”

35 FUNDAMENTOS DO E-BUSINESS
Usando indústrias e-Business EXERCÍCIO EM SALA DE AULA O negócio e-Business Pergunte para os estudantes em quais tipos de empresas eles querem trabalhar ao se graduar. Faça uma lista das empresas na lousa e as divida por indústria. Dê a cada aluno ou grupo uma indústria de acordo com as empresas que eles almejam trabalhar, e peça que eles façam uma pesquisa sobre como as diferentes indústrias estão utilizando o e-Business. Manufatura e varejo: RFID, pagamentos online e encomendas, vendas via internet, serviço de atendimento ao consumidor por meio da internet. Financeiro: banco online, hipotecas online, empréstimos online. Telecomunicações: Voz sobre IP (VoIP). Saúde: hospitais digitais, pedidos à farmácias por meio da internet. Viagens: reservas online, Travelocity, Expedia.

36 MODELOS DO E–BUSINESS Modelos do e-Business – uma forma de condução do e-Business na internet. Uma empresa pode operar com mais de um modelo de e-business? Sim, a eBay e a Amazon são grandes exemplos. O modelo de e-business deles muda de acordo com quem posta as mercadorias para a venda e quem as compra.

37 MODELOS DO E–BUSINESS Esse é um novo serviço da Google que permite aos clientes monitoramento – Google e-Business

38 MODELOS DO E–BUSINESS Você pode citar uma empresa que opera em cada segmento? B2B: Mercados eletrônicos, Google Ad-Words B2C: Seguro Progressivo, Carfax, Best Buy, Amazon C2B: eBay, Amazon C2C: eBay, Amazon

39 BUSINESS-TO-BUSINESS (B2B)
Mercado eletrônico (e-Marketplace) – Comunidades de negócios interativos que formam um mercado central, em que múltiplos compradores e vendedores podem exercer atividades de e-Business. Mercados eletrônicos, ou e-Marketplaces, apresentam estruturas para trocas comerciais, consolidação de cadeias de suprimento e criação de novos canais de venda. Sua meta principal é aumentar a eficiência do mercado por meio do estreitamento e automatização da relação entre compradores e vendedores. Os e-Marketplace existentes permitem o acesso a vários mecanismos pelos quais é possível comprar e vender praticamente tudo, desde serviços a materiais diretos.

40 EMPRESA–CONSUMIDOR (B2C)
Modelos comuns de e-Business B2C incluem: Eshop – uma versão de varejo. Emall – consiste em um número de e-shops. Tipos de negócios incluem: Negócios brick-and-mortar Negócios pure-plays Negócios click-and-mortar Tipos de negócios: Negócios brick-and-mortar – opera em uma loja física, sem presença na internet. Negócios pure-plays (virtual) – opera apenas na internet, sem uma loja física. Aqui no Brasil um exemplo é a submarino.com.br. Negócios click-and-mortar – opera em uma loja física e também na internet. No Brasil, um exemplo é a americanas.com.br. Você pode citar uma empresa que opere em cada tipo de negócio? Negócios brick-and-mortar – livrarias locais, livrarias de faculdade (não existem muitas delas atualmente). Negócios pure-plays – Amazon.com, eBay. Negócios click-and-mortar – Barnes and Noble.

41 CONSUMIDOR–EMPRESA (C2B)
Priceline.com é um modelo de e-Business C2B. A demanda para e-Business C2B aumentará nos próximos anos em virtude do desejo dos consumidores de ter maior conveniência e preços mais baixos. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Planeje uma viagem Peça para os alunos que criem um itinerário para uma viagem de 7 dias a Paris, com um hotel legal e aluguel de carro, na Priceline.com e na Expedia.com. De qual site eles mais gostaram? Qual empresa tem o melhor website? Qual site eles continuarão usando?

42 CONSUMIDOR–CONSUMIDOR (C2C)
Leilões online. Leilão eletrônico (e-auction) – os vendedores e compradores fazem lances consecutivos e os preços são determinados dinamicamente. Leilão tradicional – um leilão em que os vendedores utilizam como canal de vendas para vários compradores e em que o maior lance vence. Leilão reverso – um leilão em que os compradores utilizam para comprar um produto ou serviço, selecionando o vendedor com o lance mais baixo. O eBay é o site C2C mais bem-sucedidos da internet e agora está classificado entre os 15 maiores varejistas nos Estados Unidos. Quais produtos ou serviços eles gostariam de comprar usando um leilão online? Que tipo de leilão eles usariam? Carros Barcos Férias Bicicletas Casacos DVDs Serviço de petshop Serviço de passeio com cães Serviço de bufê para casamentos

43 CONSUMIDOR–CONSUMIDOR (C2C)
Comunidades C2C: Comunidades de interesse – as pessoas interagem entre si em tópicos específicos, como golfe e coleção de selos. Comunidades de relação – as pessoas reúnem-se para compartilhar certas experiências de vida, como pacientes de câncer, idosos e apreciadores de carros. Comunidades de fantasia – as pessoas participam em ambientes imaginários, como times de futebol fantasia e jogam ao lado de Michael Jordan. Se você pudesse começar um novo e-Business, qual seria sua comunidade de interesse para assegurar um lançamento bem-sucedido? Como você escolheria a comunidade?

44 ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS PARA O E-BUSINESS
As principais áreas de negócios que se beneficiam do e-Business incluem: Marketing/vendas Serviços financeiros Aquisição Atendimento ao cliente Intermediários EXERCÍCIO EM SALA DE AULA A natureza competitiva dos websites Peça para os alunos se unirem com dois ou três colegas e comparar sites de duas varejistas do mesmo ramo (por exemplo jcrew.com versus abercrombie.com, ou Amazon.com versus bn.com). Peça que utilizem a lista de "fazer e não fazer" do site para ajudar na comparação, junto de outros critérios que você gostaria de acrescentar. Diga a eles para analisarem a gama de informação e serviços oferecidos nos sites e como eles foram organizados e apresentados. Os alunos devem basicamente atentar para quão boa está a estrutura de condução do e-business. Depois de analisar os sites, peça para os alunos comparar os pontos fortes e fracos. Eles devem ser capazes de escrever uma conclusão sobre qual site é melhor para atrair e manter clientes, na opinião deles. Também devem comentar qual site: Oferece a melhor e mais rápida experiência de compra. Fornece ajuda e informações adicionais. Seleciona produtos desejáveis e os apresenta de maneira atrativa e simples de entender. Descreve o melhor método de compra rapidamente aos clientes. Usa anúncios online, programas de afiliados, marketing viral, marketing.

45 MARKETING/VENDAS Gerando receita na internet:
Anúncio online (banner ad) – um box em uma página da web que é geralmente utilizada para conter propagandas. Anúncio pop-up – uma pequena página da web contendo uma propaganda. Programas de associados (programas de afiliados) – as empresas geram comissões ou royalties. Marketing viral – uma técnica que induz os websites ou usuários a repassar uma mensagem de marketing. Customização em massa – dar a seus consumidores a oportunidade de customizar seus bens ou serviços. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Vídeo de marketing viral Do spam ao marketing viral por John Cleese Um comerciante B2B usou um monte de bobagens para aumentar dez vezes o seu web tráfego e gerar milhares de oportunidades de vendas, a partir de um fenômeno viral que passou de ideia maluca para geradora de renda de sucesso. Vídeo fantástico de John Cleese chamado The Institute for Backup Trauma. Gosto de usar esse vídeo quando introduzo Arquiteturas de TI. Esse é também um dos primeiros exemplos de uma campanha de marketing viral bem-sucedida. Um anúncio online (chamado frequentemente de banner ad) é um box em uma página da web que é geralmente utilizada para conter propagandas. O banner geralmente tem um link para o website do anunciante. Os serviços de propaganda baseados na web podem controlar o número de vezes que os usuários clicam no banner, gerando estatísticas que permitem aos anunciantes julgar se a taxas de anúncio valem o pagamento. Anúncios de banner são como anúncios classificados vivos e respirando. Um anúncio pop-up é uma pequena página da web contendo uma propaganda que aparece sobreposta à página original. Um anúncio pop-under é uma forma de pop-up que os usuários não veem até que fechem a tela corrente do navegador de internet. Os programas de associados (programas de afiliados) permitem às empresas gerar comissões ou royalties de um site de internet. Por exemplo, uma empresa pode se inscrever como associada de um grande site comercial, como a Amazon. A empresa, então, envia compradores potenciais ao site da Amazon utilizando um anúncio em código ou banner. A empresa recebe uma comissão quando o cliente referido faz uma compra na Amazon. O marketing viral é uma técnica que induz os websites ou usuários a repassar uma mensagem de marketing a outros websites ou usuários, criando um crescimento exponencial na visibilidade e no efeito da mensagem. Um exemplo de marketing viral de sucesso é o Hotmail, que promove seu serviço e suas próprias mensagens de propaganda em cada nota de do usuário. O marketing viral encoraja os usuários de um produto ou serviço sustentado por um e-Business a incentivar os amigos para participar. O marketing virar é um tipo de programa de propaganda boca a boca. A customização em massa é a capacidade de uma organização dar a seus consumidores a oportunidade de customizar seus bens ou serviços conforme suas especificações. Por exemplo, os consumidores podem pedir M&M’s com dizeres customizados como “Case Comigo.”

46 MARKETING/VENDAS Gerando receita na internet:
Personalização – ocorre quando um website pode saber o suficiente sobre o que uma pessoa gosta ou não e pode moldar ofertas que possam agradá-la. Blog – um website no qual itens são postados regularmente e apresentados em ordem cronológica inversa. Real simple syndications (RSS) – feed da web utilizado para a distribuição de programas e conteúdos da web. Podcasting – a distribuição de arquivos de áudio ou vídeo, como programas de rádio ou vídeos de música, por meio da internet para tocar em dispositivos móveis. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Vídeo: Personalização Uso esse vídeo para iniciar a matéria sobre customização de massa e personalização. A personalização ocorre quando um website pode saber o suficiente sobre o que uma pessoa gosta ou não e pode moldar ofertas que possam agradá- la. A personalização envolve a adaptação de uma apresentação de um website de e-Business para consumidores individuais ou de grupos baseada nas informações de perfil, na demografia ou transações anteriores. A Amazon utiliza a personalização para criar um portal exclusivo para cada um de seus clientes. Um blog (a contração da frase “web log”) é um website no qual itens são postados regularmente e apresentados em ordem cronológica inversa. Assim como outras mídias, os blogs geralmente focam em um assunto particular, como comida, política ou notícias locais. Alguns blogs funcionam como diários online. Um blog normal combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e outras mídias relacionadas com seu tópico. Desde seu surgimento, em 1995, o blog é um meio de comunicação popular, afetando a opinião pública e a mídia de massa ao redor do mundo. O real simple syndications (RSS) é uma família de formatos de feed da web utilizados para a distribuição de programas e conteúdos da web. O RSS é utilizado por (entre outras coisas) websites novos, blogs e podcasting, o que permite aos consumidores e jornalistas ter as notícias aparecendo constantemente para eles, em vez de ter que procurá-las. Além disso, para facilitar a distribuição, o RSS permite que os leitores frequentes do website acompanhem as atualizações do site. O podcasting é a distribuição de arquivos de áudio ou vídeo, como programas de rádio ou vídeos de música, por meio da internet para tocar em dispositivos móveis e computadores pessoais. A essência do podcasting é quanto à criação de conteúdo (áudio ou vídeo) para um público que quer ouvi-lo quando, onde e como quiser. Os websites de podcasters também podem oferecer download direto de seus arquivos, mas a assinatura do feed de entrega de novo conteúdo automática é o que distingue um podcast de um simples download ou de uma transmissão em tempo real. Geralmente, o podcast caracteriza um tipo de show com novos episódios esporadicamente ou em intervalos planejados, como diariamente, semanalmente etc.

47 MARKETING/VENDAS Gerando receita na internet:
Otimização de mecanismos de busca (SEO) – um conjunto de métodos destinados a melhorar a classificação de um website em listas de mecanismos de busca. Spamdexing – utiliza uma variedade de técnicas enganosas como tentativa de manipular a classificação do mecanismo de busca, enquanto o SEO legítimo foca na criação de sites melhores, utilizando métodos honestos de promoção. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Fraude do clique Dê para os alunos os artigos a seguir: Para desafiar a Google, a Microsoft paga 6 bilhões de dólares para uma empresa de publicidade online. A Microsoft está tentando agarrar uma grande fatia do mercado de publicidade online, que representa uma oportunidade de 40 bilhões de dólares e um crescimento de 20% ao ano, até   Fair Isaac reivindica que a fraude Pay-Per-Click está entre 10% e 15%. A Google contesta esses números e a metodologia usada, e questiona a motivação daqueles que relataram níveis significativos da fraude do clique. Pergunte para os alunos o que eles acham de pagar 6 bilhões de dólares para uma empresa de publicidade online e por que a Microsoft deveria ficar preocupada com a fraude do clique (especialmente com a quantidade de pessoas que não gostam da Microsoft). A otimização de mecanismos de busca (SEO) é um conjunto de métodos destinados a melhorar a classificação de um website em listas de mecanismos de busca. Estes apresentam diferentes tipos de listas nas páginas de resultados (SERPs, search engine results pages), incluindo: propagandas pay-per-click, listas de anúncios pagos e resultados de busca orgânica. O SEO está preocupado principalmente com o avanço das metas de websites, por meio do aperfeiçoamento do número e da posição dos resultados da busca orgânica para uma grande variedade de palavras-chave relevantes. As estratégias do SEO podem aumentar o número e a qualidade dos visitantes, quando qualidade significa visitantes que completam a ação pretendida pelo site (por exemplo, compra, cadastro, aprendizagem de algo). O SEO, ou “SEO white hat”, distingue-se do “SEO black hat”, ou spamdexing, pelos seus métodos e objetivos. Spamdexing utiliza uma variedade de técnicas enganosas como tentativa de manipular a classificação do mecanismo de busca, enquanto o SEO legítimo foca na criação de sites melhores, utilizando métodos honestos de promoção. O que constitui um método honesto ou ético é uma questão que tem sido objeto de numerosos debates.

48 SERVIÇOS FINANCEIROS Pagamentos de consumidores online incluem:
Cibermediadores financeiros Cheque eletrônico Apresentação e pagamento de contas eletrônicas (EBPP) Carteira digital Pagamentos de consumidores online: Cibermediadores financeiros – é uma empresa com base na internet que facilita os pagamentos por seu intermédio. O PayPal é o exemplo mais conhecido de um cibermediador financeiro. Cheque eletrônico – é um mecanismo de envio de pagamento de uma conta corrente ou de poupança. Existem muitas implementações de cheques eletrônicos, sendo a mais proeminente o banco online. Apresentação e pagamento de contas eletrônicas (EBPP) – envia contas por meio da internet e fornece mecanismos de uso fácil (como clicar em um botão) para pagar a conta. Os sistemas EBPP estão disponíveis por meio de bancos locais ou serviços online como o Checkfree e o Quicken. Carteira digital – é tanto um software quanto informações – o software dá segurança à transação e as informações são sobre o pagamento e a entrega (por exemplo, o número do cartão de crédito e a data de validade). Existe atualmente um movimento em direção às disposições Financeiras convergentes e consolidadas dentro de serviços compartilhados em uma organização. Em vez de uma organização ter um número de departamentos financeiros separados executando as mesmas tarefas de locais diferentes, uma versão mais centralizada pode ser criada. Sistemas de informação ajudarão gradualmente na concretização desse objetivo. Como consumidor, qual a forma de pagamento que você mais usa na internet? Qual será a força motivadora que mudará os pagamentos online dos consumidores no futuro? Segurança Facilidade de uso Formatos comuns

49 SERVIÇOS FINANCEIROS Pagamentos de empresas online incluem:
Intercâmbio eletrônico de dados (EDI). Rede de valor agregado (VAN). Financeiro EDI (intercâmbio eletrônico de dados financeiros). Pagamentos de empresas online: Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) – formato padrão de transferência de dados corporativos. As organizações podem utilizar o EDI por meio de uma rede de valor agregado. Rede de valor agregado (VAN) – rede privada, fornecida por terceiros, para transferência de informações por meio de uma conexão de alta capacidade. As VANs servem de suporte aos catálogos eletrônicos (a partir do qual os pedidos são alocados), às transações baseadas no EDI (os pedidos em si) e às medidas de segurança como codificação de dados e caixas de de EDI. Financeiro EDI (intercâmbio eletrônico de dados financeiros) – processo eletrônico padrão para os pagamentos das compras do mercado B2B. O National Cash Management System é uma câmara de compensação automática que dá suporte à conciliação dos pagamentos. Por que as empresas usam formas diferentes de pagamento online do que os consumidores? Os pagamentos empresariais são usualmente bem maiores do que os pagamentos de clientes e precisam de segurança adicional. Com sistemas de gerenciamento da cadeia de fornecedores, os pagamentos empresariais online são automatizados utilizando EDI.

50 SERVIÇOS FINANCEIROS Rede de e-Commerce
O que você acha que são os serviços competitivos oferecidos pelas Redes de Comércio Eletrônico? Um relatório recente concluiu que os provedores de redes de comércio eletrônico (ETN) são os mais competitivos, e muitas vezes compartilham opiniões diferentes em três áreas de serviços ETN: Velocidade de implementação Serviços prestados, incluindo um serviço global e gestão da integração Aplicabilidade do produto para empresas de pequeno e médio porte

51 AQUISIÇÃO Materiais de manutenção, reparo e operações (MRO) (também chamados de materiais indiretos) – Materiais necessários para o funcionamento de uma organização, mas não estão relacionados com as principais atividades de negócios da empresa. E-procurement – compra e venda de suprimentos B2B pela internet. Catálogo eletrônico – apresenta aos consumidores as informações sobre os bens e serviços à venda, oferta ou leilão na internet. Esperava-se que as aquisições na web de suprimentos de manutenção, reparo e operações (MRO, maintenance, repair and operations) alcançassem mais de US$ 200 bilhões em todo o mundo no ano de 2009. Materiais de manutenção, reparo e operações (MRO) (também chamados de materiais indiretos) – materiais necessários para o funcionamento de uma organização, mas não estão relacionados com as principais atividades de negócios da empresa. Bens típicos de MRO incluem materiais de escritório (como papel e canetas), equipamento, mobília, computadores e peças de reposição. Cite alguns tipos de bens MRO: Materiais de escritório Equipamento Mobília Computadores

52 ATENDIMENTO AO CLIENTE
O atendimento ao cliente é o processo de negócios em que o contato mais humano ocorre entre um comprador e um vendedor. Os estrategistas do e-Business eletrônico estão descobrindo que o atendimento ao cliente por meio da web é uma das áreas mais desafiadoras e potencialmente lucrativas do e-Business. O principal problema que os departamentos de atendimento ao consumidor enfrentam ao utilizar o e-Business é a defesa do consumidor. Quais os benefícios que uma organização pode receber do atendimento ao cliente online? Disponibilidade 24x7 para ajudar os clientes Informações detalhadas do atendimento ao cliente podem reduzir o tempo de telefonemas para a empresa Mais conveniência para o cliente Com que frequência você usa o atendimento ao cliente online? Como sua faculdade pode usar o atendimento ao cliente online para ajudar os alunos?

53 DEFESA DO CONSUMIDOR Questões da defesa do consumidor:
Bens e comunicações não solicitadas Bens, serviços e conteúdos ilegais ou prejudiciais Informações insuficientes sobre os produtos Invasão de privacidade Fraude cibernética e cybercrime EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Proteção aos clientes O roubo de identidade está aumentando e há grandes exemplos na internet. Peça para os alunos fazer uma lista com roubos de identidade e golpes de phising, pesquisando na internet para encontrar exemplos. Discuta todos os exemplos ajudando para que eles se tornem conscientes do problema. O que uma empresa pode fazer para prevenir o roubo de identidade e os golpes de phising?

54 DEFESA DO CONSUMIDOR Segurança dos e-Business: Criptografia
Secure socket layer (SSL) Transação eletrônica segura (SET) Qual o tipo de segurança e-Business você recomendaria a uma empresa? Por quê? Segurança dos e-Business. Criptografia – codifica a informação de uma forma alternativa que requer uma chave ou uma senha para descriptografar. A criptografia é feita por meio da mistura de letras, da substituição de letras, da substituição de letras por números, entre outras formas. Secure socket layer (SSL) – (1) cria uma ligação segura e privada entre um cliente e um servidor, (2) codifica a informação, e (3) envia as informações por meio da internet. A SSL é identificado por um endereço de website que inclua um "s" no fim – https. Transação eletrônica segura (SET, secure electronic transation) – é um método de segurança da transmissão que garante que as transações são seguras e legítimas. Semelhante ao SSL, o SET codifica a informação antes de enviá-la por meio da internet. Contudo, o SET também permite a autenticação por parte dos consumidores para transações de cartão de crédito. Os SETs são endossados pelos maiores usuários do e-Commerce, incluindo: MasterCard, American Express, Visa, Netscape e Microsoft.

55 INTERMEDIÁRIOS Intermediários – agentes, softwares ou empresas que unem compradores e vendedores que fornecem uma infraestrutura comercial para fortalecer o e-Business. Reintermediação – utilização da internet para reunir, novamente e de novas maneiras, compradores, vendedores e outros parceiros em uma cadeia de suprimento tradicional. Discutir a imagem no livro que destaca os diferentes tipos de intermediários. Explicar a relação entre intermediários e reintermediação. A reintermediação ocorreu por causa dos intermediários.

56 MEDIÇÃO DO SUCESSO DO E-BUSINESS
A maioria das empresas considera o tráfego em um site o principal determinante de seu sucesso. No entanto, uma grande quantidade de tráfego no site não equivale necessariamente a grandes vendas. Muitas organizações com um alto nível de tráfego no site têm baixos volumes de vendas. Uma organização deve medir mais do que apenas o tráfego para determinar a eficiência e eficácia de seus sites. Pergunte para os alunos o que uma organização pode monitorar para determinar a eficiência e a eficácia de seus sites. Resposta: Receitas geradas pelo tráfego na web. Número de novos clientes adquiridos. Reduções no atendimento ao consumidor resultantes desse tráfego. O Yankee Group relata que 66% das empresas determinam o sucesso do website exclusivamente por meio da medição do volume de tráfego. Aquisição de novos clientes em segundo lugar. Geração de receita em terceiro lugar.

57 MEDIÇÃO DO SUCESSO DO E-BUSINESS
A análise do tráfego de um site pode incluir: Cookie Click-through Banner Interatividade A análise do tráfego de um website pode incluir: Cookie – pequeno arquivo depositado por um site em um disco rígido, contendo informações sobre os clientes e suas atividades na web. Click-through – contagem do número de pessoas que visitam um site e clicam em um anúncio que as levam para o site do anunciante. Banner – pequeno anúncio em um site que anuncia os produtos e serviços de outra empresa, geralmente outro negócio pontocom. Interactivity – interação do visitante com o anúncio-alvo. Analisar o tráfego do site é uma das formas das organizações entenderem a efetividade da publicidade na web. Pergunte para os alunos como a interatividade se tornou um grande avanço na indústria da publicidade. Resposta: Antes dos computadores não havia como um anunciante saber se o cliente realmente leu ou sequer olhou para um anúncio em um jornal ou revista. Ferramentas de medição da interatividade permitem que os anunciantes saibam exatamente quanto tempo um cliente gasta olhando um anúncio. Pergunte para os alunos sobre privacidade e como é que esses tipos de ferramentas de análise do tráfego web invadem a privacidade do usuário.

58 EFICÁCIA DO SITE Dados clickstream seguem o padrão exato de navegação de um consumidor em um site. Dados clickstream podem revelar: Número de visualizações de páginas Padrão dos sites visitados Tempo de permanência no site Datas e horários de visitas Número de consumidores com carrinhos de compra Número de carrinhos de compra abandonados Dados clickstream podem revelar alguns dados básicos sobre a forma como os consumidores interagem com os sites. Pergunte para os alunos o que uma organização pode aprender com a compreensão dos dados clickstream. Por exemplo, o que o número de carrinhos de compras abandonados diz a uma organização?

59 MÉTRICA DO SITE Métrica do site incluem: Métricas do visitante
Métrica de exposição Métricas de visita Métricas de hit Olhe o slide métricas do website para uma lista detalhada de visitante, exposição, visita e métricas de hit. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Mensurando as métricas Separe os alunos em grupos e distribua a cada grupo uma das quatro categorias acima. Peça para os estudantes que descrevam cada categoria, explicando como cada métrica pode ajudar uma organização a melhorar suas operações. Peça também que compartilhem suas respostas com a classe.

60 BENEFÍCIOS E DESAFIOS DO E-BUSINESS
Os benefícios do e-Business incluem: Altamente acessível Maior fidelidade do consumidor Melhor conteúdo de informação Maior conveniência Maior alcance global Redução de custo Os benefícios do e-Business incluem: Altamente acessível – As empresas podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Maior fidelidade do consumidor – Canais adicionais para contatar, responder e cadastrar os consumidores ajudam a contribuir para a fidelidade do cliente. Melhor conteúdo de informação – No passado, os consumidores tinham de encomendar catálogos ou se deslocar até uma loja física antes que pudessem comparar os preços e os atributos do produto. Os catálogos eletrônicos e as páginas da web apresentam, aos consumidores, informações atualizadas em tempo real sobre bens, serviços e preços. Maior conveniência – O e-Business automatiza e melhora grande parte das atividades que compõem uma experiência de compra. Maior alcance global – Empresas pequenas e grandes podem atingir novos mercados. Redução de custo – O custo para conduzir negócios na internet é substancialmente menor que o das formas tradicionais de comunicação de negócios. Quais benefícios escolheria caso você fosse solicitado a identificar o benefício e-business mais importante? Ele mudaria conforme a indústria? Ele mudaria conforme a empresa? Ele mudaria conforme o cliente?

61 BENEFÍCIOS E DESAFIOS DO E-BUSINESS
Os desafios do e-Business incluem: Proteção aos consumidores Alavancagem de sistemas existentes Aumento da responsabilidade Fornecimento de segurança Adesão às regras de tributação Olhe o slide para a lista completa de desafios do e-Business. Quais desafios escolheria caso você fosse solicitado a identificar os desafios de e-Business mais difíceis? Ele mudaria conforme a indústria? Ele mudaria conforme a empresa? Ele mudaria conforme o cliente?

62 BENEFÍCIOS E DESAFIOS DO E-BUSINESS
Existem inúmeras vantagens e limitações em modelos de receita e-Business, incluindo: Taxas de transação Taxas de licença Taxas de assinatura Taxas de serviços de valor agregado Taxas de propaganda Olhe o slide benefícios e desafios para obter uma lista detalhada das diversas vantagens e limitações no modelo de receita e-Business. Que tipo de modelo de receita um ASP acharia mais lucrativo? Que tipo de modelo de receita um ISP acharia mais lucrativo? Que tipo de modelo de receita um site de leilões online acharia mais lucrativo? Que tipo de modelo de receita um mecanismo de busca online como o Google acharia mais lucrativo?

63 E-GOVERNMENT E M-COMMERCE
E-Government – envolve o uso de estratégias e tecnologias para transformar o(s) governo(s) por meio da melhoria da prestação de serviço e da qualidade da interação cidadão-consumidor, dentro de todas as áreas do governo. O capítulo discutiu como as empresas estão crescendo e aumentando os lucros por meio do e-Business. Como o e-Government pode usar algumas das tendências discutidas ao longo do capítulo para ajudar a reduzir custos e aumentar a receita?

64 E-GOVERNMENT E M-COMMERCE
Analise o website – a porta de entrada oficial dos EUA a todas as informações do governo. Esse website é um catalisador para e-Governments em crescimento. Peça para os alunos que olhem os sites a seguir para compreender o progresso do e-Government C2G – eGov.com B2G – lockheedmartin.com G2B – export.gov G2C – medicare.gov G2G – disasterhelp.gov

65 E-GOVERNMENT E M-COMMERCE
Comércio via dispositivos móveis – permite comprar bens e serviços por meio de um dispositivo habilitado com internet sem fio. EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Mobile mania Peça para os alunos desenvolver um produto ou serviço que poderia ser usado no mercado m-Commerce. Um dispositivo para baixar músicas e vídeos por meio da rede wireless. Compra de bens e serviços por meio de um telefone celular.


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