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A Antropologia Gênese da reflexão
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Gênese: Descoberta do Novo Mundo/ século XVI
Pérsia/ Turquia/ América, Ásia e África Grande questão: os povos recém descobertos pertencem à Humanidade? Critério da época: religioso
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Duas ideologias A recusa do estranho pela negação
A fascinação pelo estranho A figura do mau selvagem e do bom civilizado Na Antiguidade: o “barbaro” No Renascimento, e séculos XVI e XVII: os “naturais” ou “selvagens” Século XIX: “primitivos” Atualmente: “subdesenvolvidos”
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O Bom selvagem Rousseau: século XVIII
Séc. XVIII: a invençaõ do conceito de “homem” e o projeto de uma “ciência do homem” Descobrimento da América, viajantes, descoberta do “paraíso”
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Nova Ciência do Homem Século XIX: os pioneiros
A Antropologia como disciplina autônoma: um objeto próprio: o estudo das populações que não pertencem à civilização ocidental (início século XX- desaparecimento do seu objeto) Agora: o estudo do homem em todas as sociedades e em as diversidade
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Séculos XVIII e XIX A colonização- o “selvagem” passa a ser o “primitivo”- busca das nossas origens- idéia de um evolucionismo- Morgan, Tylor, Frazer- da magia à religião, do “arcaismo” à civilização- justificação do colonialismo
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Boas e Malinowski Século XX: trabalho de campo, nova Etnologia- populações do mundo inteiro. Fr. Boas/prática antropológica “in loco”, descrição dos fatos observados
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Malinowski Rompimento com as informações do mundo europeu e mergulho nas sociedades do pacífico Ocidental Rompe com a idéia de evolucionismo Elabora a teoria funcionalista Cada cultura satisfaz à sua maneira suas necessdades fundamentais
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Instituições Econômicas, políticas, jurídicas, educacionais)- respostas coletivas organizadas, soluções originais e incomparáveis. Estudo do homem em sua tripla dimensão:social, psicológica e biológica. Revive o sentimento dos outros pela observação participante.
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Durkeim e Mauss Interdisciplinaridade: existe uma especificidade do social, independente da Psicologia. Durkheim: As regras do método sociológico Mauss: Conceito de “fenômeno social total”, necessidade de recompor o todo social pelas relações sociais entre os homens: leis de reciprocidade e comunicação- troca simbólica
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