A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O que é uma ciência? “é todo o conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificação. Uma Ciência, produz Conhecimento empírico e epistemológico.

2 O QUE ESTUDA A SOCIOLOGIA.
É ciência social. Portanto seu domínio é o Homem. Seu objeto de interesse são as relações sociais. Exemplo João encontra Maria e diz “oi” e Maria Responde “oi”. Temos aqui um relação Social. O que é relação social? Estrutura Social, Comportamento social, tipos de sociedade, formas e fatores de mudanças sociais. O homem entre todos os seres é o único que conhecimento do outro, logo pode recriar na própria mente a realidade exterior. Cultura é produto da mente Humana.

3 CONCEITO DE SOCIOLOGIA
É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS ESTRUTURAS SOCIAIS, O COMPORTAMENTO SOCIAL E AS VARIAÇOES DA SOCIEDADES, SUAS FORMAS E SEUS FATORES.

4 FORMA DE PENSAR A SOCIOLOGIA.
Pensadores Helênicos. Platão - A Republica filosofo rei (idéias) Aristóteles – A política X sofistas Tratamento de forma sistemática e separada da religião Idade Média – Padrões relativos a grupos sociais. Influenciados Pela Religião. Cria diretrizes e normas e normas a que deveria obedecer o comportamento dos homens e seus relacionamentos.

5 AUGUST COMTE. ·         Séc. XIX – Bela Época – Biologia ( Leis naturais )– organicismo ·         Darwinismo social. ·         Ordem e Progresso. ·         Preocupação máxima de objetividade/ verdadeiro espírito científico. ·         Leis – regulamentação da vida. ·         Ausência de metas preconcebidas. ·         Saber para prever, a fim de prover. ·         Isenção de ânimo, não-influência da emotividade. ·         Prioridade do todo sobre as partes. ·         O Progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana. ( O conhecimento ). Física social. ·         Controle sobre os fenômenos estudados. ·         O homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos. ·         A Lei dos três Estados: a)       Estado Teológico. b)       Estado Metafísico. c)       Estado Positivo. Identificou dois movimentos vitais: a) Estático; b) Dinâmico. Assegurar a ordem ou promover o progresso: Imperialismo. ·         Tecidos sociais.

6 ÉMILE DURKHEIM:   ·         Estudo dos fatos sociais como coisas, através de regras de rigor científico. ·         Consciência coletiva X Consciência Individual. ·         Sociedades primitivas X Sociedades Modernas. ·         Solidariedade mecânica X Solidariedade orgânica. ·         Divisão social do trabalho. ·         Três características dos fatos sociais: a)       Coerção social: legais e espontâneas. b)       Exterioridade social. c)       Generalidade social. ·         Neutralidade e prenoções. ·         Achismos ??? ·         Comportamento normal e patológico. ·         Anomia. ·         Amostragem – regularidade. ·         Sociedades variam de estágios: inferiores e superiores.

7


Carregar ppt "O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google