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(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
TÍTULO DA PALESTRA Educação e Espiritismo (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 01/03/2012 Educação e Espiritismo

2 Educação e Espiritismo Introdução
Qual o conceito de educação? Como detectar a diferença entre preconceito e verdade? O Espiritismo fornece subsídios para o aperfeiçoamento da personalidade humana? Como? 01/03/2012 Educação e Espiritismo

3 Educação e Espiritismo Conceito
Platão afirmava que a boa educação "consistia em dar ao corpo e à alma toda a beleza e perfeição de que são capazes". Frank Knight dizia que educar é "desensinar com o intuito de eliminar preconceitos e falácias". A Encyclopaedia Britannica diz que educação pode ser vista como a "transmissão de valores e conhecimento acumulado de uma sociedade". Herbert Spencer defendia que a educação era um processo cujo objetivo é "a formação do caráter". O desenvolvimento e o aperfeiçoamento do ser humano são os objetivos essenciais da educação. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

4 Educação e Espiritismo Histórico
Da Antiguidade à Idade Média Nas sociedades primitivas, a educação moldava a criança  bom membro de sua tribo ou bando  folk. Na Grécia antiga, a educação toma o caráter reflexivo, com todas as suas consequências. A filosofia de Sócrates e de Platão dão-nos bem esse "modus operandi": o diálogo, a maiêutica, a dialética. Roma distingue-se pelo caráter repetitivo de seus ensinamentos. Na Idade Média, a Escolástica é a grande divulgadora dos conhecimentos. A educação ficou sob o domínio da Igreja e dos pensadores religiosos. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

5 Educação e Espiritismo Histórico
Jean-Jacques Rousseau Famoso pelo seu livro O Contrato Social, escreve em 1762 a obra Emílio ou da Educação, também cognominada de cartilha da Infância. Esse livro é uma crítica ao modelo de educação vigente na época, ou seja, de fora para dentro, autoritário, do tipo magister dixit. Os pontos essenciais de sua filosofia educacional eram: atenção ao natural; desenvolvimento do julgamento independente; harmonia das necessidades e habilidades; - fundamentos da humanidade em geral. É a partir de Rousseau que o mundo passa a conhecer a chamada revolução copernicana em educação: educação de dentro para fora. (Encyclopaedia Britannica, 1980, p. 353 e 354) 01/03/2012 Educação e Espiritismo

6 Educação e Espiritismo Histórico
Pestalozzi Baseando-se em Rousseau, diz que a educação deve ser orgânica, intelectual e moral, ou em outras palavras, o desenvolvimento "da cabeça, do coração e do corpo". As idéias de Pestalozzi podem ser resumidas: o indivíduo deve voltar-se para dentro de si mesmo; desenvolvimento do poder pessoal: a pessoa toma conhecimento através da própria investigação e não pela infindável conversa sobre os resultados da arte e da ciência; - educa-se mais pelo que se faz do que pelo que se aprende. Dedicou-se à educação dos pobres. (Encyclopaedia Britannica, 1980, p. 359 e 360) 01/03/2012 Educação e Espiritismo

7 Educação e Espiritismo Histórico
Allan Kardec Absorve de seu mestre (Pestalozzi) a perspectiva da educação voltada para o crescimento harmônico do indivíduo. Publicou vários livros acerca do processo educacional, entre os quais: Plano apresentado para a melhoria da instrução pública, Curso Prático e Teórico de Aritmética - este baseado no método Pestalozzi. Seus pendores e suas aspirações, tê-lo-iam impelido para o misticismo, mas a educação, o juízo reto, a observação metódica levaram-no a uma análise racional do Espiritismo. depreende-se dos seus estudos que A BASE SÓLIDA DO ESPIRITISMO ESTÁ NA EDUCAÇÃO CORRETA. Publicou uma obra para a posteridade, ou seja, O LIVRO DOS ESPÍRITOS — MÉTODO SOCRÁTICO POR EXCELÊNCIA, pois editou-o através de perguntas e respostas, no intuito de apresentar a UNIVERSALIDADE DOS CONHECIMENTOS. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

8 Educação e Espiritismo Preconceito, Superstição e Verdade
Pré-conceito significa pré-julgamento. Como isto surge? Pela nossa ignorância e limitação. Herdamos de nossos avós e de nossos pais certos ensinamentos, com caráter de verdade. Exemplo: a vara produz filhos obedientes; quem bem ama bem castiga. Isso leva à delinqüência e cria filhos rebeldes. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

9 Educação e Espiritismo Preconceito, Superstição e Verdade
É um sentimento religioso baseado no temor e na ignorância, o que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas. Se você cometer o "pecado" vai arder no fogo do inferno. Antigamente quem tinha sífilis era pecador. Diziam: ele está com a doença ruim. Hoje é a Aids. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

10 Educação e Espiritismo Preconceito, Superstição e Verdade
Os primeiros filósofos já queriam diferenciar a opinião do conhecimento verdadeiro. Era a doxa e o paradoxo. Mas o que é a verdade? É o reflexo fiel do objeto na mente, adequação do pensamento com a coisa. Verdadeiro é todo o juízo que reflete corretamente a realidade. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

11 Educação e Espiritismo Educação e Espiritismo
Antes da Encarnação O Espírito, estando no plano dos desencarnados, solicita sua oportunidade para vir a este planeta de provas e expiações — para missão ou resgate. Segundo a Doutrina Espírita, o Espírito liga-se ao corpo físico através do Perispírito. Há ligação do perispírito com o princípio vito-material do germe. A partir daí o Espírito faz a sua evolução como encarnado. A educação deve começar na gestação. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

12 Educação e Espiritismo Educação e Espiritismo
Até aos 7 Anos Por habitar um corpo ainda frágil, pode-se modificar com mais facilidade o comportamento do Espírito reencarnante. Pergunta 383 de O Livro dos Espíritos — Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela infância? — Encarnado-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível, durante esse tempo, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação. Em nota de rodapé, J. H. Pires comenta: — Os pais e os professores espíritas devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da Psicologia infantil e da Pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida mas para a sua própria evolução espiritual. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

13 Educação e Espiritismo Educação e Espiritismo
Após os 7 Anos Readquire a sua própria personalidade, tornando-se mais difícil a modificação de caráter, desde que impulsionado para o mal. O Espírito Emmanuel, em O Consolador, nas perguntas 108 a 111, diz que somente o lar educa. A escola apenas instrui. Paralelamente, o Espírito André Luiz diz-nos que o lar é o principal agente transformador de nossa conduta. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

14 Educação e Espiritismo Conclusão
O Espiritismo, analisando o indivíduo no seu tríplice aspecto — ESPÍRITO, PERISPÍRITO E CORPO FÍSICO —, fornecerá subsídios valiosos para entendermos a perfeita educação. Não a educação formal, passageira, técnica, mas aquela que atinge o fundo do ser, o psiquismo. Por isso, devemos estar sempre estudando o Espiritismo e refletindo sobre o seus conteúdos morais, pois quanto mais enriquecermos o nosso ser nesta vida, mais ricos iremos para a vida futura. 01/03/2012 Educação e Espiritismo

15 Educação e Espiritismo Bibliografia Consultada
BAZARIAN, J. O Problema da Verdade. São Paulo, Círculo do Livro, s. d. p. BENTON, W. e BENTON, H. H. (Editores). The New Encyclopaedia Britannica Macropaedia. 15.ed.,Chicago/London/Toronto/Geneva/Sydney/Tokyo/Manila/S eoul, (Vol. 6). KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, SANTOS, T. M. Noções de Pedagogia Científica. São Paulo, Editora Nacional, XAVIER, F. C. O Consolador (pelo Espírito Emmanuel). 7. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1977. Texto em HTML espiritismo.htm 01/03/2012 Educação e Espiritismo


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