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DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
AULA E PALESTRA Não Julgueis para não Serdes Julgados (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 20/03/2010 Aula e Palestra

2 O que significa julgar? E julgamento?
NÃO JULGUEIS Introdução O que significa julgar? E julgamento? É possível suprimir o julgamento? Como interpretar o “Não julgueis para não serdes julgados”? Expressão matemática da parábola. Uma ilustração ao estudo desta parábola evangélica. 20/03/2010 Aula e Palestra

3 Julgar Julgamento JULGAR, JULGAMENTO
Definição Julgar Formar opinião, conceito sobre pessoas e coisas. Julgamento Ato ou efeito de julgar. Opinião, juízo, apreciação. Os vários sentidos que a palavra talento expressa. 20/03/2010 Aula e Palestra

4 NÃO JULGUEIS, E NÃO SEREIS JULGADOS
Citação Bíblica 1. "Não julguem, e vocês não serão julgados. 2. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. 3. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4. Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: 'deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você mesmo tem uma trave no seu? 5. Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão." (Mateus, 7, 1 a 5) 20/03/2010 Aula e Palestra

5 PROBLEMA DO JULGAMENTO Limitação do Conhecimento
- O Planeta Terra ainda não é um orbe bem desenvolvido. - Mundo de expiações e provas. - Mal predomina sobre o bem. - Evolução rudimentar. - Viés de julgamento. 20/03/2010 Aula e Palestra

6 PROBLEMA DO JULGAMENTO Interpretação da Realidade
- Desde Aristóteles, pensamos de forma dicotômica. - Certo/errado; bom/mau; rico/pobre. - Raciocinamos pelos extremos. - Dificuldade de ver o inimigo como amigo. - Remédio amargo pode curar mais rapidamente. A imagem e a doutrina são dois elementos materiais da parábola a que o termo de comparação dá a forma específica. A imagem inspira-se nas tarefas cotidianas, nas ocupações mais humilde que valoriza, e nos costumes dos homens, que aponta como exemplos bons ou maus. Por vezes paradoxal como no caso dos operários da vinha, iguais no prêmio e desiguais no trabalho. Mas sempre dinâmica: a semente nasce, a rede lança-se ao mar, o rico banqueteia-se, a dracma procura-se, o inimigo vinga-se, as crianças brincam, os imprudentes dormem etc. A par deste quadro tão animado, a página doutrinal, cujo tema é quase sempre o reino de Deus, em que enfatiza as contrariedades, o progresso, as atividades do rei, os direitos e deveres dos súditos em retalhos de poesia e doutrina, ligados entre si pela ponte que é o termo de comparação umas vezes rico de pormenores, como na Parábola do Semeador e do Trigo e do Joio, outras reduzidas a uma sentença ou rubrica a jeito de introdução ou de cláusula. (Enciclopédia luso Brasileira de Cultura) 20/03/2010 Aula e Palestra

7 PROBLEMA DO JULGAMENTO
Percepção da Verdade - Conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto. - O Sujeito capta o Objeto. - Se a imagem coincidir com a do objeto  VERDADE. - Se a imagem não coincidir  ERRO - A lenda dos sete sábios cegos e o elefante. 20/03/2010 Aula e Palestra

8 - Eu  Egoísmo  Egocentrismo
SUPRESSÃO DO EU O Eu - Eu  Egoísmo  Egocentrismo - Buda  deixar a ilusão do mundo  Nirvana - Interesse pessoal e do grupo - Estou sempre certo; o outro, errado. A Parábola dos Talentos (Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus servos, e entregou-lhes os seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um. Os dois primeiros negociaram os talentos recebidos e devolveram, respectivamente, dez e quatro talentos. O terceiro devolveu apenas o que havia recebido. Os que multiplicaram seus talentos ganharam novas intendências. Mas o que o guardou, até este o amo lhe tirou, dizendo: "Porque a todo o que já tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; e ao que não tem, tirar-se-lhe-á até o que parece que tem". 20/03/2010 Aula e Palestra

9 - Esforço para suprimir o EU.
SUPRESSÃO DO EU O Não-Eu - Esforço para suprimir o EU. - Descartar a pequenez da individualidade. - Expandir a percepção além do sensível. - Na Terra há bilhões de habitantes. Por quê somente nós estamos com a razão? - Uma boa pergunta: como Cristo agiria em tal situação? O Espírito Irmão X, no livro Estante da Vida, psicografado por F. C. Xavier, interpreta a parábola nos seguintes termos: ao primeiro o senhor dera Dinheiro, Poder, Conforto, Habilidade e Prestígio; ao segundo, Inteligência e Autoridade; ao terceiro, o Conhecimento Espírita. O primeiro acrescenta Trabalho, Progresso, Amizade, Esperança e Gratidão; o segundo, Cultura e Experiência; o terceiro, devolve intacto. Em vista do ocorrido, o senhor ordena que se tire o Conhecimento Espírita desse último e o dê aos dois primeiros. 20/03/2010 Aula e Palestra

10 PURIFICANDO O JULGAMENTO
Mulher Adúltera - Mulher pega em adultério. - Pela lei de Moisés, deveria ser apedrejada. - Jesus disse: “Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra”. - Todos se retiraram, começando pelos mais velhos. - A sós, disse à mulher: “Vá e não peques mais”. - Princípio da indulgência: não condenar nos outros o que desculpamos em nós. 20/03/2010 Aula e Palestra

11 PURIFICANDO O JULGAMENTO
Busquemos o melhor - O Espírito Emmanuel (Fonte Viva 113) comenta a “trave no olho”. - Habituarmo-nos a procurar o melhor. - Buscando bagatelas, perdemos o ensejo de grandes realizações. - Nos Centros Espíritas, trabalhadores valiosos são relegados ao abandono por terem pequenos defeitos. 20/03/2010 Aula e Palestra

12 PURIFICANDO O JULGAMENTO Da Estagnação à Vida Plena
- Os condenados à estagnação foram mal amados. - Fugir das frases: : “Não suporto aquele sujeito”; “Com aquele nada feito”; “É inútil perder tempo”; “Já tentei tudo”. - Pensar: a Deus tudo é possível - Amar os outros é chamá-los à vida. 20/03/2010 Aula e Palestra

13 CONCLUSÃO Suprimamos o julgamento apressado das pessoas e das coisas. Talvez tenhamos tentado todos os sistemas e todos os métodos. Que tal verificarmos, também, se amamos gratuitamente o nosso próximo, sem esperarmos qualquer tipo de recompensa? 20/03/2010 Aula e Palestra

14 FONTE DE CONSULTA KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984. XAVIER, F. C. Fonte Viva, pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro: FEB, [s.d.p.] Texto em HTML: 20/03/2010 Aula e Palestra


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