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DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
AULA E PALESTRA Os Quatro Evangelhos (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 31/07/2009 Aula e Palestra

2 Evangelho difere de Evangelhos?
OS QUATRO EVANGELHOS Introdução Evangelho difere de Evangelhos? Quem foram os evangelistas? Como caracterizar cada um dos evangelistas? Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec 31/07/2009 Aula e Palestra

3 Considerações Iniciais
OS QUATRO EVANGELHOS Considerações Iniciais Jesus não nos deixou nada escrito. As prédicas de Jesus foram ouvidas pelos seus seguidores, mas redigidas muito tempo depois de sua morte. Dentre os diversos Evangelhos, apenas quatro foram considerados canônicos. Os outros foram classificados como apócrifos. 31/07/2009 Aula e Palestra

4 EVANGELHO E EVANGELHOS
Significado Evangelho, do grego euaggélion, pelo latim evangelium, significa boa nova, boa notícia. Os Evangelhos são os livros compostos pelos evangelistas Marcos, Mateus, João e Lucas. Há, também, um quinto Evangelho, que são as epístolas do Novo Testamento. 31/07/2009 Aula e Palestra

5 CONCORDÂNCIA E DISCORDÂNCIA Vantagens e Desvantagens
1) Despersonalizam os Evangelhos. 2) Nivelam os acontecimentos que os Evangelhos ressaltam diversamente. 3) Impedem o enriquecimento de notas que assinalam a relação de fatos e ensinamentos de Jesus. . 31/07/2009 Aula e Palestra

6 CONCORDÂNCIA E DISCORDÂNCIA Vantagens e Desvantagens
1) Melhor conhecimento do ministério de Cristo. 2) Possibilidade de ler de uma vez "os quatro Evangelhos reunidos em um só“ 3) Dispor de um texto mais completo para cada evento da vida e da pregação de Jesus. 31/07/2009 Aula e Palestra

7 Sinóticos do grego sýn, "junto" e opsis, "visão".
EVANGELHOS SINÓTICOS Significado Sinóticos do grego sýn, "junto" e opsis, "visão". Evangelhos sinóticos são aqueles que se assemelham. No caso, os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Isto permite que as concordâncias dos três evangelistas sejam impressas em forma de synopsis (sinopse). 3. COSMOGONIA E VISÃO DE MUNDO Ptolomeu foi o primeiro pensador grego que ofereceu uma sagaz e completa imagem do Universo. Suas hipóteses foram aceitas sem discussão durante mais de mil anos. Ptolomeu, entretanto, jamais afirmou que suas teorias fossem corretas. Eram só um modelo matemático destinado a descrever o movimento dos corpos celestes. No séc. XVI, Copérnico já havia apresentado um modelo mais simples. Nunca afirmou que o Sol fosse o centro do mundo. Mas, sim, que o movimento dos planetas podia ser explicado mais simplesmente, se se partisse do princípio de que o Sol, e não a Terra, ocupava o centro do Universo. Contudo, a simplicidade dessa hipótese, lançou a semente da dúvida na cabeça de outros investigadores. As observações do movimento dos planetas realizadas por Tycho Brahe demonstravam que o sistema de Copérnico não podia estar totalmente certo. Após os exaustivos trabalhos sobre os dados fornecidos por Brahe, Johanes Kepler acabou por demonstrar que os planetas descrevem órbitas elípticas. Descobriu também que existia certa relação entre o tamanho da órbita dos planetas, sua velocidade e duração de suas translações. As leis de Kepler conduziram mais tarde Newton a formular sua famosa teoria da gravitação universal. (Enciclopédia Combi, item Física) Isso mostra que a verdade real já não estava mais centrada nos dogmas da Igreja ou no mundo incompreensível dos deuses. As observações e as experiências, ampliando a visão de mundo, eram a chave do conhecimento. Resumo da evolução: há anos, o homem era o centro do Universo; há anos, a Terra; há 500 anos, o Sol; há 50 anos a Galáxia; hoje sem centro. 31/07/2009 Aula e Palestra

8 1) Fundação do Reino dos Céus.
OS EVANGELISTAS Mateus Mateus, o publicano, traça a vida histórica e cronológica de Jesus, Divide-o em: 1) Fundação do Reino dos Céus. 2) O Reino dos Céus em ação (os milagres). 3) O mistério do Reino dos Céus (figura velada das parábolas). 4) Reino como comunidade visível e organizada (Pedro é a pedra angular da "Igreja"). 5) Aspecto escatológico do Reino dos Céus (implantação deste na terra). 31/07/2009 Aula e Palestra

9 O Evangelho de Marcos vem em segundo lugar.
OS EVANGELISTAS Marcos O Evangelho de Marcos vem em segundo lugar. Não teve o mesmo êxito dos outros, porque o seu material estaria mais desenvolvido em Mateus e Lucas. Santo Agostinho fala que o Evangelho de Marcos é o resumo do de Mateus. 31/07/2009 Aula e Palestra

10 O Evangelho de Lucas é o terceiro Evangelho.
OS EVANGELISTAS Lucas O Evangelho de Lucas é o terceiro Evangelho. Foi o que explicitou a sua intenção: escrever uma história de Jesus. É um Evangelho para os helenistas, pois é o único escritor que veio do paganismo. A sua catequese fundamenta-se em Jesus como salvador, as lições da cruz e o poder da ressurreição. 31/07/2009 Aula e Palestra

11 O apelido "Evangelho Espiritual" deveu-se a Clemente de Alexandria
OS EVANGELISTAS João O Evangelho de João - "Evangelho Espiritual“ - aparece em quarto lugar. Ele queria penetrar na profundidade do verbo de Deus, o verbo que se fez carne O apelido "Evangelho Espiritual" deveu-se a Clemente de Alexandria 31/07/2009 Aula e Palestra

12 Marcos cerca de um décimo. Lucas aproximadamente metade.
OS EVANGELISTAS Estatística Mateus tem como propriedade sua cerca de uma terça parte do respectivo Evangelho. Marcos cerca de um décimo. Lucas aproximadamente metade. Dividindo-se o conteúdo dos três sinóticos em seções, verifica-se que Mateus tem de próprio 42% desse material; Marcos, 7% e Lucas, 59%. 31/07/2009 Aula e Palestra

13 OS QUATRO EVANGELHOS Conclusão Procuramos fazer uma síntese dos quatro Evangelhos. Resta-nos, por fim dizer, que um estudo mais aprofundado de cada um deles  propiciar-nos-á  um melhor conhecimento do ministério de Jesus Cristo. 31/07/2009 Aula e Palestra

14 Bibliografia Consultada
OS QUATRO EVANGELHOS Bibliografia Consultada BATTAGLIA, Oscar. Introdução aos Evangelhos: um estudo histórico-crítico. Tradução de Carlos A. de Costa Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. BETTENCOURT, E. Dom. Para Entender os Evangelhos. Rio de Janeiro: Agir, 1960. 31/07/2009 Aula e Palestra


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