A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATA ATLÂNTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATA ATLÂNTICA."— Transcrição da apresentação:

1 MATA ATLÂNTICA

2 INTRODUÇÃO A Mata Atlântica, uma das maiores florestas tropicais do mundo, ocupava, em 1500, aproximadamente 15% do território brasileiro, nos seguintes estados: PI,CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, MG, GO, MS, SP, PR, SC, RS. Da cobertura original sobraram apenas 7,6% concentrados em especial nas regiões serranas do Sudeste e Sul, devido à intensa ocupação da área hoje habitada por 120 milhões de pessoas (80% da população do Brasil). Na região estão as maiores cidades, pólos industriais, portuários, petroquímicos, turísticos e grande parte das áreas agropastoris do país, concentrando mais de 70% do PIB Nacional.

3 Programa MaB - Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere)
É um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. Objetivo : promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.

4 Reserva da Biosfera São áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa MaB/UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável e que devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas.

5 Reserva da Biosfera Funções:
Contribuir para conservação da biodiversidade, incluindo os ecossistemas, espécies e variedades, bem como as paisagens onde se inserem. Fomentar o desenvolvimento econômico que seja sustentável do ponto de vista sócio-cultural e ecológico. Criar condições logísticas para a efetivação de projetos demonstrativos, para a produção e difusão do conhecimento e para a educação ambiental, bem como para as pesquisas científicas e o monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.

6 RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta.

7 RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Missão da RBMA: Contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.

8 RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Funções da RBMA: · A conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica incluindo a paisagem e os recursos hídricos. · A valorização da sócio-diversidade e do patrimônio étnico e cultural a ela vinculados. · O fomento ao desenvolvimento econômico que seja social, cultural e ecologicamente sustentável. · O apoio a projetos demonstrativos, à produção e difusão do conhecimento, à educação ambiental e capacitação, à pesquisa científica e o monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.

9 Níveis extremamente altos de diversidade e endemismo.
Biodiversidade Níveis extremamente altos de diversidade e endemismo. Total de espécies Espécies endêmicas Total de Plantas 20.000 8.000 Mamíferos 261 73 Pássaros 620 187 Répteis 200 60 Anfíbios 280 253 Peixes 350 133 Total de Vertebrados 1.711 706 Recorde mundial: mais de 450 espécies de árvores por ha. Espécies em extinção (Vertebrados exceto peixes) Brasil = 265 Mata Atlântica = 185 (70%)


Carregar ppt "MATA ATLÂNTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google