A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E-mail: desde@uembh.org.br SENSIBILIZAÇÃO e-mail: desde@uembh.org.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E-mail: desde@uembh.org.br SENSIBILIZAÇÃO e-mail: desde@uembh.org.br."— Transcrição da apresentação:

1 e-mail: desde@uembh.org.br
SENSIBILIZAÇÃO

2 VOCÊ SABE O QUE É O ESDE? Projeto 1868 Histórico da Campanha
Características Objetivos Dinâmica da campanha de divulgação conjunto didático-pedagógico (Programas de Estudos)

3 PROJETO 1868 “Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências” (KARDEC, Obras Póstumas, FEB, 1993)

4 PROJETO 1868 DIRETRIZES CONSEQUÊNCIAS
Compreensão correta do Espiritismo Conhecimento doutrinário Edificação do Espiritismo em bases sólidas, livre do arbítrio das interpretações Pureza e unidade doutrinárias Propagação do Espiritismo de forma prudente Neutralização dos antagonismos e habilidade na administração de conflitos doutrinários.

5 HISTÓRICO DA CAMPANHA 1975  Campanha “Comece pelo Começo” (USE SP)
1977  Estímulo à criação de uma “Grande campanha” (FERGS) 1978  Campanha do ESDE (FERGS) 1983 Campanha do ESDE nacional (FEB) 1992  Institucionalização do DESDE (UEM) 1993  1º Encontro Nacional dos Coordenadores de ESDE - Brasília 2003  2º Encontro Nacional dos Coordenadores de ESDE - Brasília

6 O QUE É O ESDE ESTUDO  Consiste na metodologia de aplicar o Espírito ou a inteligência para aprender. SISTEMATIZADO  Agrupado metodicamente formando um corpo de doutrina. ESTUDO SISTEMATIZADO  Estudo metódico, gradativo, parte dos conceitos e princípios simples para os mais complexos. ESTUDO SÉRIO  O que o caracteriza é a continuidade que se lhe dá (KARDEC, O Livro dos Espíritos, FEB, 1995)

7 CARACTERÍSTICAS DO ESDE
Contínuo Participativo Simples para o Complexo Estudo Sério Estudo em Grupo Estudo das obras Básicas e Subsidiárias Debates Interação entre Participantes, Monitores e Coordenadores Respeito a Individualidade

8 CONSEQUÊNCIAS DO ESDE

9 CONSEQÜÊNCIAS DO ESDE Prática da Caridade  “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tini” (I Cor; 13:1). Reforma Íntima  “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mt; 5:48). Pureza Doutrinária  “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir” (Mc; 3:24 e 25).

10 CONSEQÜÊNCIAS DO ESDE Fé Raciocinada  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo; 8:32). Educação Mediúnica  “A respeito dos dons espirituais não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (I Cor; 12:1). Espíritas Conscientes  “Seja porém a tua palavra: Sim, sim; Não, não...” (Mt; 5:37). Formação de Expositores  “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, a assim transita graça aos que ouvem” (Ef; 4:29).

11 CONSEQÜÊNCIAS DO ESDE Difusão do Espiritismo  “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Mas o consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembra de tudo o que vos tenho dito” (Jo; 14:16 e 26).

12 DINÂMICA DA CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO
FEB  CFN   FEDERATIVA   CONSELHOS REGIONAIS ESPÍRITAS   AMES CASAS ESPÍRITAS

13 ESDE - PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO I
Módulos Estudos Roteiros Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo 4 Módulo II – A Codificação Espírita Módulo III – Deus Módulo IV – Existência e Sobrevivência do Espírito Módulo V - Comunicabilidade dos Espíritos 3 Módulo VI – Reencarnação 6 Módulo VII – Pluralidade dos Mundos Habitados 7 Módulo VIII – Lei Divina ou Natural 2 Módulo IX – Lei de Adoração Total de 37 roteiros aplicados em aproximadamente 9 meses e meio

14 ESDE - PROGRAMA FUNDAMENTAL – TOMO II
Módulos Estudos Roteiros Módulo X – Lei de Liberdade 4 Módulo XI – Lei do Progresso 2 Módulo XII – Lei de Sociedade e Lei do Trabalho Módulo XIII – Lei de Destruição e Lei de Conservação Módulo XIV – Lei de Igualdade 3 Módulo XV – Lei de Reprodução Módulo XVI – Lei de Justiça, Amor e Caridade Módulo XVII – A Perfeição Moral Módulo XVIII – Esperanças e Consolações Total de 27 roteiros aplicados em aproximadamente 7 meses

15 ESDE - PROGRAMA COMPLEMENTAR – TOMO ÚNICO
Módulos Estudos Roteiros Módulo I – Vida no Mundo Espiritual 9 Módulo II – Fluidos e Perispírito 4 Módulo III – O Fenômeno da Intercomunicação Mediúnica 5 Módulo IV – Dos Médiuns 3 Módulo V – Da Prática Mediúnica Módulo VI – Obsessão e Desobsessão Módulo VII – Fenômenos de Emancipação da Alma Módulo VIII – A Evolução do Pensamento Religioso 6 Módulo IX – Movimento Espírita e Unificação Total de 42 roteiros aplicados em aproximadamente 10 meses e meio

16 CONCLUSÕES O ESDE necessita de dedicação constante de todos nós, para que cumpra sua missão sob a égide de Jesus. Sua metodologia objetiva, busca valorizar o ser e a vida. A reunião de estudo é um momento pedagógico. A formação do monitor deve ser encarada como um processo a ser conquistado com a experiência.

17 CONCLUSÕES Devemos respeitar os recursos didáticos e as técnicas de ensino que estimulam o educando. Os programas, roteiros, pesquisas e materiais de suportes são de suma importância para a melhoria da Atividade. Conhecer a Doutrina Espírita é patrocinar a própria libertação.


Carregar ppt "E-mail: desde@uembh.org.br SENSIBILIZAÇÃO e-mail: desde@uembh.org.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google