A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Leis Morais: ensino e prática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Leis Morais: ensino e prática"— Transcrição da apresentação:

1 As Leis Morais: ensino e prática
Definições sobre Lei Localização do tema na Doutrina Espírita O que é lei moral? Quais são as leis morais? Como praticar as leis morais? O caminho de nossa evolução JAL Balieiro USE Intermunicipal de Ribeirão Preto Departamento de Orientação Doutrinária

2 As Leis Morais: ensino e prática
Definições e Posturas: Humana Lei é regra de direito ditada pela autoridade estatal e tornada obrigatória para se manter a ordem e o progresso numa comunidade Lei é obrigação imposta pela consciência e pela sociedade. Divina? Há outra lei? Qual? Como é definida? Como divina? Avaliada como a lei humana? Em qualquer situação: Direitos e Deveres

3 As Leis Morais: ensino e prática
a lei divina (ou natural) “As leis divinas, que é o que compreendem no seu âmbito? Concernem a alguma outra coisa, que não somente ao procedimento moral? Todas as da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o autor de tudo. O sábio estuda as leis da matéria, o homem de bem estuda e prática as da alma.” – LE-617 Humanas ou divinas, as leis têm a mesma origem, criam e alimentam a vida, povoando os mundos e os espaços. Todas são divinas, todas são de Deus. As leis físicas regulam o mundo material, as leis morais regulam as nossas relações.

4 Espírito (PI) “C” Matéria (pm)
As Leis Morais: ensino e prática DEUS Espírito (PI) “C” Matéria (pm) “c” Criação Seres Vivos Fluído Cósmico Universal forças inerentes: presidem metamorfoses da matéria leis imutáveis: necessárias e que regem o mundo Gravidade Atração Coesão Afinidade Magnetismo Eletricidade Ativa Forças Agentes: som, luz, calor, etc.

5 As Leis Morais: ensino e prática
Postura Espírita (ciência positiva - experimental) fatos novos se apresentam, não podem ser explicados pelas leis conhecidas (delimita-se o campo de atuação da ciência em estudo); ele os observa, compara, analisa e remontando dos efeitos às causas (apresenta-se uma análise detalhada do universo a ser estudado); chega à lei que os rege (formulação de leis reguladoras do universo); deduzindo-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis (o que se pode obter da aplicação das leis). A Gênese – Capítulo 1º.

6 As Leis Morais: ensino e prática
O que é lei moral? “Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da ciência. As outras dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas relações com Deus e com os semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma: são as leis morais.” - (LE-617) As Leis Morais regulam a conduta dos Espíritos. As leis físicas regulam o mundo material. Através da Mediunidade, pode-se verificar a ação da lei moral da vida de um Espírito. Através da experimentação, em laboratório testa-se uma lei física.

7 As Leis Morais: ensino e prática
Ao Espiritismo cabe estudar as Leis Morais. Elas estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3

8 As Leis Morais: ensino e prática

9 As Leis Morais: ensino e prática

10 As Leis Morais: ensino e prática
Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3 Adoração Trabalho

11 As Leis Morais: ensino e prática

12 As Leis Morais: ensino e prática

13 As Leis Morais: ensino e prática

14 As Leis Morais: ensino e prática
Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 1 2 3 Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição

15 As Leis Morais: ensino e prática

16 As Leis Morais: ensino e prática

17 As Leis Morais: ensino e prática

18 As Leis Morais: ensino e prática

19 As Leis Morais: ensino e prática
Estabelecem os deveres do Homem: 1º. Para com Deus 2º. Para consigo mesmo 3º. Para com o próximo DEUS HOMEM PRÓXIMO 3 1 2 Sociedade Progresso Igualdade Liberdade Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição Esta apresentação das leis morais (didática e seqüenciada), é similar à Lei de Deus revelada por Moisés, abrange as circunstâncias da vida.

20 As Leis Morais: ensino e prática

21 As Leis Morais: ensino e prática
JUSTIÇA AMOR CARIDADE DEUS HOMEM PRÓXIMO 3 1 2 Sociedade Progresso Igualdade Liberdade Adoração Trabalho Reprodução Conservação Destruição Deus que é justo, por amor criou o homem, que para viver bem com o próximo tem que praticar a caridade.

22 As Leis Morais: ensino e prática
Qual é a finalidade da encarnação? (LE-132) Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. Mas, para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a matéria essencial do mesmo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, progredir também. A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Mas Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem dele. É assim que, por uma lei admirável de sua providência, tudo se encadeia, tudo é solitário na Natureza.

23 As Leis Morais: ensino e prática
Como praticar as leis morais? egoísmo e orgulho vícios e virtudes o bem e o mal progresso individual: o conhecimento de si mesmo o homem de bem “Examinai o que pudeste ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precisa ser curado”. – (LE ª.)

24 As Leis Morais: ensino e prática
Finalizando... as leis morais estão gravadas em nossa consciência... os Benfeitores Espirituais cuidam para que delas não os esqueçamos... vivenciadas nos aproximam de Deus, não seguidas Dele nos distanciamos... neste caminhar, Jesus é o nosso roteiro mais seguro... Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo? (LE-625) - “Vede Jesus.”


Carregar ppt "As Leis Morais: ensino e prática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google