A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4."— Transcrição da apresentação:

1 NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4

2 Definição de AGNÓSTICO OU AGNOSTICISMO: I : Doutrina que ensina a existência de uma ordem de realidade incognocível(que não pode ser conhecida) II. Posição metodológica pela qual só se aceita como objetivamente verdadeira uma proposição que tenha evidência lógica satisfatória. Para o alcoólico que se considera agnóstico ou ateu, não será tão fácil aceitar, no processo de recuperação do alcoolismo, a existência de um Poder Superior a ele mesmo, evitando, portanto, a morte por complicações alcoólicas e obtendo, com isso, a oportunidade de se colocar num processo de transformação, mudando suas atitudes em relação à própria vida, reconstruindo- a gradativamente num plano de sobriedade espiritual.

3 De nada valeu o empenho em apegar-se a padrões morais ou filosóficos. Todos esses recursos humanos a serviço da vontade própria ou da força de vontade fracassaram por completo. Como ajudar o agnóstico a encontrar um Poder Superior a si mesmo, para que, sob o amparo Dele possa resolver seu problema em relação ao alcoolismo e a sua vida? Mencionar o nome de Deus ao recém chegado, que se considera agnóstico ou ateu, pode lhe trazer certa conturbação e desânimo. Alguns de nós ainda somos anti-religiosos; outros, tornaram-se indiferentes à religião em que foram criados. Tão logo formos capazes de deixar de lado o preconceito, tendo uma mente aberta e expressarmos disposição em acreditar num Poder Superior a nós mesmos, começaremos a ver e sentir os resultados antes ainda de definirmos ou mesmo compreendermos totalmente esse Poder Superior que é Deus.

4 O programa de Alcoólicos Anônimos nos possibilita concebermos nosso próprio Deus e lograrmos contato consciente com Ele, de sorte que, tão logo tenhamos admitido a possibilidade de uma inteligência criadora, um espírito universal como razão fundamental de tudo e de todos, começa a surgir em nós, um novo sentido de força e orientação. Compreenderemos que Deus nunca impõe condições árduas e sem solução aos que, em verdade, O buscam. O Reino do Espírito é infindável e infinito, pois nele não existem portas fechadas aos que o procuram sinceramente - está aberto a todos. Portanto, quando falamos de Deus, referimo-nos à própria concepção de cada um, "tal como O concebíamos". As pessoas com fé tem concepção lógica do que seja a vida. Observamos isso naqueles que tem convicção espiritual das mais distintas raças, matizes e credos, que nos demonstram um grau de estabilidade emocional e material, felicidade, alegria de viver e utilidade. Caminhos que poderíamos ter procurado muito antes.

5 Nas nossas histórias pessoais sempre perceberemos grande variedade na forma em que cada indivíduo concebe esse Poder Superior a si mesmo. Não nos cabe criticar ou mesmo, influenciar a concepção particular de cada um. A experiência tem demonstrado que homens e mulheres alcoólicos tem conseguido encontrar e crer em um Poder Superior a eles mesmos e assim, milagres considerados humanamente impossíveis tem acontecido no dia a dia de suas vidas. Confrontando o fracasso total e o desespero frente as tentativas de recuperação através de recursos puramente humanos, gradativamente foi sendo encontrado um novo poder de escolha e novo sentido de orientação surge milagrosamente.

6 Havendo um Poder Superior e, cumprindo-se certos preceitos simples sugeridos pela literatura de AA, o sucesso do programa de recuperação, por certo, acontecerá. Quando milhões de pessoas, no mundo inteiro, podem dizer que a consciência da presença de Deus é hoje o feito mais importante de suas vidas, elas nos apresentam uma razão poderosa para crermos e termos fé. Racionalmente, é mais inteligente e lógico, acreditar do que negar a Sua existência, pois os resultados obtidos nas inúmeras recuperações e verdadeiros processos de conversões de vida, nos dão a grande chance de nos transformarmos, procurando a existência desse Deus em nosso interior. Se O procurarmos dentro de nós, com mente aberta e coração sem preconceito, Ele se revelará a nós. Basta que nós, alcoólicos, tenhamos propósito e boa vontade para nos moldarmos à imagem e semelhança desse Deus, como o concebemos e, vigilantes, trilharmos o caminho da luz e da perfeição.


Carregar ppt "NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google