A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDEPENDÊNCIA DOS EUA."— Transcrição da apresentação:

1 INDEPENDÊNCIA DOS EUA

2

3 COLONIZAÇÃO DOS EUA A metrópole é a Inglaterra.
Duas formas de colonização: Norte - Colônia de povoamento. Sul - Colônia de exploração.

4

5 Lembrando Norte Sul Povoamento. Mão de obra livre. Liberais.
Pequenos proprietários. Pacto Colonial fraco. Tendência industrial. Clima frio Exploração. Mão de obra escrava. Conservadores. Grandes propriedades. Pacto Colonial forte. Agricultores. Clima quente

6

7 Guerra dos Sete anos Inglaterra X França
1756 – 1763 / Guerra na Europa entre: Inglaterra X França Por território na América. A Inglaterra vence, porém, a um custo muito alto.

8 Pós Guerra A metrópole resolveu cobrar os prejuízos da guerra dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

9 Taxas e impostos A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa). Lei do Selo ( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses). Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).

10 Taxas e impostos Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu o pagamento dos prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

11 Primeiro Congresso da Filadélfia 1774
Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

12 Segundo Congresso da Filadélfia 1775
O objetivo era conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência teve apoio da França e da Espanha. (revanchismo)

13

14 INDEPENDÊNCIA DOS EUA


Carregar ppt "INDEPENDÊNCIA DOS EUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google