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Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM

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Apresentação em tema: "Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM"— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio/DECOM
Câmara dos Deputados/DF 04 de dezembro de 2012

2 A TAM voa para todos os aeroportos de maior concentração e atinge 42 cidades, que cobrem cerca de 93% do total da demanda doméstica Arquitetura da malha aérea TAM Opera em 42 aeroportos O trafego de conexão é servido basicamente pelos hubs de GIG, BSB e Guarulhos A saturação do hub de Guarulhos impulsionou o desenvolvimento do hub do GIG para voos domésticos e internacionais BSB é o Hub natural para as conexões do norte e sul/sudeste com importante demanda local A TAM opera voos internacionais a partir de CNF, MAO e dos HUBs de GRU, GIG e BSB. Fonte: Anuário ANAC e informação interna TAM

3 Utilização na hora-pico para pátio e no ano para TPS
O crescimento acelerado trouxe para a infra-estrutura aeroportuária desafios de capacidade (Situação em 2012). Os maiores aeroportos do país, segundo a nossa visão, encontram-se saturados. Utilização na hora-pico para pátio e no ano para TPS Fonte: Informação interna TAM com base nas restrições de pedidos de voo (HOTRANS)

4 Do total de 42 aeroportos operados, 62% apresentam restrições estruturais e 17% adicionais por estarem em obras O BVB A319 restrito a 6 aeroportos, representando 14% da demanda doméstica O MCP O BEL STM SLZ O MAO O FOR MAB O THE O NAT A321 restrito a 14 aeroportos, representando cerca de 23M pax por ano 14 outros aeroportos apresentam pista adequada para acomodar o A321, mas apresentam outros tipos de restrição IMP JPA REC O PVH MCZ O PMW RBR AJU O SSA O BSB IOS O CGB O BPS O GYN O UDI CNF O O CGR O SJP VIX RAO O O VCP GIG Apenas opera A319 O LDB GRU CGH SDU Possivel operar A319 e A320 O IGU CWB O Possível operar A321 JOI O NVT O Obras (previstas ou em execução) – com ou sem impacto operacional FLN POA O Fonte: Considera as restrições impostas por segurança (Safety) de acordo com padrões TAM

5 Aeroportos em que ainda não operamos, mas que vemos perspectivas de operação futura
1

6 Requisitos a serem atendidos
Estes aeroportos apresentam restrição de índice de PCN e categoria de incêndio em sua maioria. Alguns deles inclusive em tamanho de pista. Requisitos a serem atendidos Fonte: AIP Airport International Publication

7 Requisitos a serem atendidos
O únicos 2 aeroportos nos quais poderíamos operar (tecnicamente) são: Pampulha (se liberada a operação de jatos) e Altamira que passa por obras e no futuro deverá permitir operações com o padrão de aeronaves adotado pela TAM Requisitos a serem atendidos

8 Aeroportos operados pela TAM (exceto SDU) em que, por restrições principalmente da Pista, obriga-se a operar aeronaves de baixa capacidade (A319 com 144 assentos) 2 RBR: Limitado a 115 assentos na decolagem

9 Aeroportos operados pela TAM em que, por restrições diversas, não podemos operar aeronaves de maior capacidade (A321 com 220 assentos), o que poderia conferir melhores serviços, menor custo e conseqüentemente melhores tarifas 3

10 Aeroportos adensados com apenas uma pista podem representar grande risco de impacto no sistema aéreo; o recém incidente com o avião Cargueiro em Viracopos é um exemplo disso: Impacto Potencial Em razão disso, segue uma lista de aeroportos que em nossa avaliação, tem relevância no sistema aéreo e potencial de impactos caso tenham restrição de operação em suas únicas pistas (considerando aeronave operacional família Airbus) Obras A situação de ter apenas 1 pista operacional tem agravado o atendimento do mercado por ocasião de necessidades de obras na pista. Exemplos de impacto: Obras na pista de Fortaleza: ficou interditada por longo período entre 06:00 e 12:00. 2) Obras na pista de Curitiba: ficou interditada por longo período entre 00:15 e 06:15, e de Sábado para Domingo entre 20:15 e 12:15. 3) Obras na pista de Cuiabá: está interditada entre 02:05 e 08:05, e de Sábado para Domingo entre 20:00 e 08:00, com conclusão prevista para Jan/13. 4) Obras na pista de Goiânia: deverá ser interditada entre 21:10 e 07:10 (diária) entre 01/março/13 a 01/julho/13. E adicionalmente, uma lista de aeroportos com 2 pistas, porém somente 1 operacional

11 Aeroportos que apresentam saturação em seu pernoite e conseqüentemente impedem ou dificultam posicionamento eficaz de aeronaves para o dia seguinte

12 Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento: Restrição 1 (GIG):

13 Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento: Restrição 2 (GIG):

14 Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento: Restrição 3 (CNF):

15 Horário de Partida (ida) solicitado foi às 10:20
Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento: Restrição 4 (BSB): Horário de Partida (ida) solicitado foi às 10:20

16 No entanto, Infraero sugere partida às 11:24
Na busca por alternativas ao saturado aeroporto de GRU, mesmo os aeroportos GIG, CNF e BSB já apresentam restrições ao crescimento: Restrição 4 (BSB): No entanto, Infraero sugere partida às 11:24

17 OBRIGADO!


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