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Transporte Aéreo de Cargas - Restrições na Exportação -

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Apresentação em tema: "Transporte Aéreo de Cargas - Restrições na Exportação -"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Aéreo de Cargas - Restrições na Exportação -
Federasul - Julho/2004

2 Conclusão de Trânsito: 24 horas
Gargalo Exportação Aérea RS: Guarulhos EXTERIOR Atualmente as cargas exportação oriundas de outros estados com conexão nos aeroportos de Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ) têm início de trânsito efetuado pela Receita Federal na origem e necessitam efetuar nova conferência no ponto de conexão (Conclusão de Trânsito). Este processo toma normalmente 24 h. Conclusão de Trânsito: 24 horas

3 SCL, GYE, MEX, LAX, NYC, MIA, PAR, AMS
Alternativa: Vôos Diretos de POA SCL, GYE, MEX, LAX, NYC, MIA, PAR, AMS (FRA, CCS) Uma alternativa à conexão em Guarulhos ou Rio é a criação de vôos diretos de POA para o exterior. Assim a carga é liberada pela RF diretamente em POA sem necessidade de trâmites adicionais. Atualmente existem são operados os vôos acima diretamente de POA (aqueles entre parênteses foram descontinuados). Região Sul e Mercosul

4 Despesas operacionais; demanda; rentabilidade; equipamentos.
Pontos considerados para criação de vôos Despesas operacionais; demanda; rentabilidade; equipamentos. A criação de novos vôos diretos, no entanto, depende de diversos fatores como a disponibilidade de aeronaves e rentabilidade da operação.

5 Taxa de pouso em aeroporto; taxa de permanência em solo;
Dificuldade 1: Despesas na Operação Taxa de pouso em aeroporto; taxa de permanência em solo; leasing de aeronaves; Regularidade de operações; A renegociação das taxas de aeroporto, p. ex., seriam uma maneira de incentivar a implantação de novos vôos.

6 Reposicionamento de aeronaves;
Dificuldade 1: Despesas na Operação Manutenção; combustível; Reposicionamento de aeronaves; outras despesas (tripulação, treinamento, financiamentos em US$, etc.) Diversas outras despesas fazem parte da operação de vôos cargueiros.

7 Dificuldade 2: Comprimento pista AISG
Comprimento de 2.280m inadequado para decolagem de aeronaves wide-body com peso máximo. (B777=350ton) Projeto da Infraero para ampliação para aprox m; A rentabilidade de novos vôos cargueiros é restringida em POA pelo comprimento da pista. Uma aeronave DC10, p. ex. necessita de aprox m de pista para decolar com seu peso máximo (aeronave+combustível+carga). O comprimento insuficiente limita a capacidade de carga do vôo e a quantidade de combustível (autonomia do vôo).

8 Dificuldade 2: Comprimento pista AISG
JFK = 4.440m; LHR = 3.902m; FRA = 4.000m; GRU = 3.700m; GIG = 4.000m; EZE = 3.300m; POA = 2.280m. Capacidade técnica do aeroporto subutilizada. As pistas de grandes aeroportos do mundo têm tamanho adequado às operações com aeronaves de grande porte.

9 (conclusão trânsito RF)
Dificuldade 3: Conclusão de Trânsito Obrigatoriedade de conclusão de trânsito em GRU ou GIG de cargas de POA com conexão nesses aeroportos; EXTERIOR POA (início trânsito RF) O processo de conclusão de trânsito adiciona 24 horas ao tempo de transporte. GRU (conclusão trânsito RF) 24 h

10 Aumento da Oferta VARIGLOG
Leasing de novas aeronaves cargueiras (4) MD11: 80 ton (4) 757: 38 ton - (4) : 24 ton Está prevista a incorporação de novas aeronaves cargueiras à Variglog. Para que parte dessas aeronaves possam operar em POA, oferecendo maior oferta no serviço de transporte aéreo, é necessário garantir seu máximo aproveitamento, o que é restringido pelo atual comprimento da pista do AISG.


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