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AEROPORTO INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "AEROPORTO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 AEROPORTO INTERNACIONAL
DE MACAPÁ/AP 17 de dezembro de 2008

2 Configuração proposta 5. Conclusão
Roteiro Objetivo Conceito Informações Técnicas Configuração proposta 5. Conclusão

3 Apresentar o planejamento do Aeroporto Internacional de Macapá/ AP
Objetivo Apresentar o planejamento do Aeroporto Internacional de Macapá/ AP Dados anuais referentes a 2006

4 Os Aeroportos são principais provedores de: acessibilidade;
Aeroportos - Conceito Os Aeroportos podem ser vistos não somente como um local de trânsito de passageiros e mercadorias, mas como um equipamento urbano que contribui para o desenvolvimento sócio econômico na região. Os Aeroportos são principais provedores de: acessibilidade; crescimento do comércio internacional, viagens a negócios entre os principais centros políticos, econômicos nacionais e internacionais; e crescimento do turismo de lazer Dados anuais referentes a 2006

5 Aeroportos - Conceitos
Possui uma importância significativa no Estado como: instrumento de integração nacional; maiores portões de entrada para a indústria que mais cresce e se desenvolve no mundo – TURISMO; gerador de melhoria das infra-estruturas urbanas, ampliação de serviços e aumento de arrecadação de impostos; transporte de cargas de maior valor agregado e de outras que necessitam de extrema rapidez e segurança no transporte; Dados anuais referentes a 2006

6 Aspectos Jurídicos

7 Aspectos Jurídicos O Direito Aeronáutico Brasileiro é fundamentalmente constituído pelos Tratados, Convenções, Atos Internacionais e Acordos Aéreos de que o Brasil seja parte, pelo Código Brasileiro de Aeronáutica e pela legislação complementar (Art. 1º da Lei nº CBAer). As Normas Internacionais adotadas pelo Brasil são incorporadas ao ordenamento jurídico brasileiro através dos procedimentos legalmente previstos, tais como, assinatura, aprovação, ratificação e publicação por meio de um ato administrativo legislativo competente. Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

8 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL (OACI)
Aspectos Jurídicos A Convenção de Chicago de 1944, Convenção sobre a Aviação Civil Internacional, promulgada pelo Decreto nº 21713, de 27 de agosto de 1946, teve como principais objetivos harmonizar os diversos interesses na exploração do transporte aéreo e criar mecanismos para o seu desenvolvimento internacional. Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68 ORGANIZAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL INTERNACIONAL (OACI)

9 PORT. 1.141/1987 – Zonas de Proteção
Legislação Nacional PORT /1987 – Zonas de Proteção PORT. 398/1999 – Adoção do Anexo 14 e complemento à Port /1987 NSMA – Norma para elaboração, revisão, tramitação e aprovação de Planos Diretores Aeroportuários RBHA 139 – Certificação Operacional de Aeroportos IAC – Estudo Aeronáutico Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

10 Doc. 9184-AN/902 Part 1 – Airport Manual Planning OACI
Documentos Internacionais Doc AN/902 Part 1 – Airport Manual Planning OACI AC Nº 150/5070-6A - Airport Master Plan - Federal Aviation Administration (FAA) Airport Development Reference Manual – IATA Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

11 Plano de Desenvolvimento de Aeródromos de Interesse Militar - PDAIM
Documentos de Referência Plano de Desenvolvimento de Aeródromos de Interesse Militar - PDAIM Lei de Criação da ANAC - Art. 8º XXII - aprovar os Planos Diretores dos aeroportos e os planos aeroviários estaduais; Estatuto da INFRAERO – Item IV, Art. 27 – submeter à apreciação do Ministro da Defesa o Planejamento de Desenvolvimento Aeroportuário dos aeroportos sob jurisdição da INFRAERO, ouvido o Comando da Aeronáutica e o Conselho de Administração. Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

12 Plano Diretor Aeroportuário

13 Conceitos OACI - Um Plano Diretor apresenta a concepção do planejador o máximo desenvolvimento de um determinado aeroporto; Planejamento Geral do Aeroporto – Concepção e desenvolvimento do aeroporto, bem como da adequação proposta para o uso do solo na área do entorno (Fases de implantação – 5/10/20 anos e ultimate). Pesquisa do antigo Instituto de Aviação Civil - IAC compara o tempo de acesso, de processamento e de vôo em relação ao tempo total de viagem na ponte aérea Santos Dumont – Congonhas. Total de tempo gasto nos acessos: 42,2% (1h 23 min). Atividade Tempo (min) % em relação ao tempo total da viagem Acesso Zona Sul – SDU 33 16,8% Processamento no TPS 19 9,6% Processamento na aeronave 20 10,2% Vôo 50 25,4% Pouso e Taxiamento 5 2,5% Acesso CGH – Destino Final TOTAL 197 100%

14 Principais Diretrizes de Desenvolvimento
Atender os requisitos do Plano de Desenvolvimento de Aeródromos de Interesse Militar – PDAIM 2005; Atender os requisitos de segurança às operações aéreas – OACI (Anexo 14)/ Portaria Nº 1141/1987; Pesquisa do antigo Instituto de Aviação Civil - IAC compara o tempo de acesso, de processamento e de vôo em relação ao tempo total de viagem na ponte aérea Santos Dumont – Congonhas. Total de tempo gasto nos acessos: 42,2% (1h 23 min). Atividade Tempo (min) % em relação ao tempo total da viagem Acesso Zona Sul – SDU 33 16,8% Processamento no TPS 19 9,6% Processamento na aeronave 20 10,2% Vôo 50 25,4% Pouso e Taxiamento 5 2,5% Acesso CGH – Destino Final TOTAL 197 100%

15 O Sistema de Pistas e Demais Edificações
Condicionantes de Planejamento O Sistema de Pistas e Demais Edificações Critérios preconizados pela OACI – Anexo 14

16 Situação Atual Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

17 Situação Atual Caso seja incluído o Aeroporto de Zona da Mata – MG, o total de aeroportos é 68

18

19 Aeroporto de Congonhas
1967 1939 Pesquisa do antigo Instituto de Aviação Civil - IAC compara o tempo de acesso, de processamento e de vôo em relação ao tempo total de viagem na ponte aérea Santos Dumont – Congonhas. Total de tempo gasto nos acessos: 42,2% (1h 23 min). Atividade Tempo (min) % em relação ao tempo total da viagem Acesso Zona Sul – SDU 33 16,8% Processamento no TPS 19 9,6% Processamento na aeronave 20 10,2% Vôo 50 25,4% Pouso e Taxiamento 5 2,5% Acesso CGH – Destino Final TOTAL 197 100% 1945 2008

20 Gerente de Desenvolvimento Aeroportuário
Obrigada! Maria Taeko Kakazu Gerente de Desenvolvimento Aeroportuário


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