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VIAS NAVEGÁVEIS INTERIORES

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Apresentação em tema: "VIAS NAVEGÁVEIS INTERIORES"— Transcrição da apresentação:

1 VIAS NAVEGÁVEIS INTERIORES
“Alternativa Estratégica para a Competitividade” 16 de Fevereiro de 2005 Brasília - DF

2 Presidente Epitácio/SP DIRETORIA:
MISSÃO: Representar as Empresas de Navegação Interior do Estado de São Paulo visando o desenvolvimento sustentável do Setor SEDE: Presidente Epitácio/SP DIRETORIA: Presidente: George A Takahashi - Quintella / COINBRA Vice-Presidente: Luiz Fernando H. Siqueira - Sartco / ADM Tesoureiro: Wilson Bernadinelli - U. Diamante / COSAN

3 HIDROVIA TIETÊ - PARANÁ
“Fator de Desenvolvimento para a Logística Brasileira”

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5 Hidrovia Tietê-Paraná
Características: 2400 km de vias navegáveis Capacidade projetada : 20 milhões ton/ano; TRAMO RIO TIETÊ: 06 eclusas e 16 pontes; TRAMO NORTE RIO PARANÁ: Sem eclusas e 02 pontes; TRAMO SUL RIO PARANÁ: 02 eclusas e 05 pontes; Dimensões das eclusas do TRAMO RIO TIETÊ: 142 m x 12 m Dimensões das eclusas do TRAMO RIO PARANÁ: 210m X 17 m TRAMO RIO TIETÊ e TRAMO NORTE RIO PARANÁ: Calado operacional de 2,80 metros, podendo chegar a 3,00 metros em épocas de cheia; TRAMO SUL RIO PARANÁ: Calado operacional de 1,60 / 1,80 metros, devido a pontos altos entre Guairá/PR e UHE Porto Primavera

6 Hidrovia Tietê-Paraná
Principais características (2004/2005): Quantidade transportada: 2 milhões ton/ano aprox. (10%); Carga de Longa distância: 98% transportada pelo tramo RIO TIETÊ / Norte RIO PARANÁ e 2% tramo SUL RIO PARANÁ; Carga de Média distância: 100% transportada pelo Tramo RIO TIETÊ Carga de Curta distância: 100% realizada ao longos dos reservatórios; Grande concorrência e evolução dos demais modais (ferrovia e rodovia). Os comboios fluviais passaram de ton. para ton de capacidade nos ultimos 6 anos no Tramo RIO TIETÊ / Norte RIO PARANÁ e necessitam continuar crescendo para manter a sustentabilidade do negócio. Investimentos foram realizados pelo Governo de S.Paulo e Concessionárias Privadas na via e pelos Armadores nas embarcações, para viabilizar este crescimento.

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9 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
FONTE: Secretário de Transportes do Estado de São Paulo LONGO CURSO ( 800 km) MÉDIO CURSO ( 200 km) LONGO E MÉDIO CURSO

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13 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ Principais restrições operacionais
TRAMO RIO TIETÊ: - 11 Pontes estreitas na rota principal, obrigando o desmembramentos dos comboios em 2 ou até 4 partes, oque torna o transporte hidroviário moroso e oneroso; - Trechos rasos a jusante das eclusas do Tietê, não permitindo o calado máximo dos comboios de 3,00 metros; TRAMO SUL RIO PARANÁ: - Trechos rasos e sinuosos (entre Guaira/PR e Porto Primavera), calado de apenas 1,60/1,80 metros que inviabiliza o transporte hidroviário. - 01 Ponte estreita (Maurício Joppert), obrigando o desmembramentos dos comboios em 2 ou até 04 partes; - Não garantia dos níveis mínimos de navegação no reservatório da UHE ITAIPU (219,50 m.s.n.m.) oque inviabiliza o transporte hidroviário.

14 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
PRINCIPAIS REINVIDICAÇÕES DOS ARMADORES 1. Ações Prioritárias (curto prazo): 1.1Disponibilizar recursos para a execução integral do Plano de Obras Complementares na Hidrovia Tietê-Paraná no Estado de S.Paulo - Estimado em 85 milhões reais (ST/DH) - Ação 17 - Portaria 501/2004 do MT; 98% da carga de longa distância e 100% da carga de média distância utilizam este trecho. Apenas o Agronegócio Soja/açucar poderia estar transportando cerca de 5 milhões de toneladas/ano neste trecho a curto/médio prazo; 1.2Disponibilizar recursos para a execução integral do Plano de Obras de Melhoramentos na Hidrovia do rio Paraná - Estimado em 50 milhões reais (AHRANA) - Ação 18 - Portaria 501/2004 do MT; Tornar o transporte hidroviário competitivo no tramo sul do RIO PARANÁ, passando o calado dos atuais 1,60 / 1,80 metros para 2,50 / 3,00 metros. Há registros de demanda reprimida de cargas de mais de 3,5 milhões de ton/ano, devido a falta de investimentos na hidrovia neste trecho.

15 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ PRINCIPAIS REINVIDICAÇÕES DOS ARMADORES
1.3Garantir o nível mínimo de navegação no reservatório da UHE Itaipú pelo Setor Elétrico (cota 219,50 m.s.n.m.) . Dar competitividade e confiabilidade no transporte hidroviário no tramo sul RIO PARANÁ. 2. Ações Importantes (médio prazo): 2.1Disponibilizar recursos para realização de obras de derrocamento no reservatório da UHE Três Irmãos, canal de 10 km de extensão, rebaixando a cota do fundo do canal dos atuais 322,00 para 320,00 m.s.n.m. (AHRANA) Objetivo: Dar maior flexibilidade ao setor elétrico / Atender na íntegra a questão do Uso Múltiplos das Águas; A navegação atual pelo local se processa normalmente o ano todo com lâmina dágua mínima garantida de 3,00 metros, considerando a cota mínima do reservatório de Três Irmãos / Ilha Solteira na 325,00 / 325,40 m.s.n.m. Calados dos comboios 2,80 a 3,00 metros, dependendo da época do ano;

16 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
BENEFÍCIOS GERADOS 1. TRAMO RIO TIETÊ / TRAMO NORTE RIO PARANÁ - Redução de até 30% nos custos de transporte hidroviário atuais; - Aumento de capacidade de transporte de até 25% em relação a situação atual; - Aumento do volume transportado pela hidrovia e captação de novas cargas (39% da soja e 61% do açucar do Brasil ficam dentro da área de influência); - Possibilitar a navegação com calado de até 3,00 metros, comboio com capacidade de até ton. no tramo do RIO TIETÊ e ton. no tramo do RIO PARANÁ. Ponto de Integração: Canal Pereira Barreto / Terminal Araçatuba/SP; 2. TRAMO SUL RIO PARANÁ - Captação de carga com vocação hidroviária, que atualmente possui grande demanda reprimida, estimada em mais de 3,5 milhões ton/ano; - Compatibilizar o calado e os comboios do Tietê e Paraná; - Possibilitar a navegação com calado de até 3,00 metros, comboio com capacidade de até ton.. Ponto de Integração: Canal Pereira Barreto / Terminal Araçatuba/SP;

17 OBRIGADO HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ
PAPEL DOS ARMADORES FRENTE AOS MELHORAMENTOS PROPOSTOS “Investir na construção de novas embarcações, modernização da frota existente, treinamento dos Colaboradores, Tecnologia, Segurança e Meio Ambiente” OBRIGADO GEORGE A. TAKAHASHI Presidente do SINDASP


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