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Seminário 05 Reengenharia

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Apresentação em tema: "Seminário 05 Reengenharia"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário 05 Reengenharia
Camilla Caetano Gabrielly Vaccari Henrique Coffani Naiara Monteiro Yoshie Sakanoue

2 Reengenharia É o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar melhorias tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

3 Criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90.
Hammer Champy Para Ralph Stair e George Reynolds é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização objetivando uma guinada nos resultados do negócio”.

4 Estratégia de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva no mercado, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos. Redução de custos, redução de tempo, melhoria da qualidade dos serviços

5 OPERACIONAL – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado. GESTÃO DE PROCESSOS – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados. GESTÃO DE NEGÓCIOS – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.

6 Sucesso Mudanças nas relações cliente/mercado;
Introdução de elementos de valor agregado; Aplicações de tecnologias certas; Maior agilidade de comunicação entre os diversos funcionários, com a diminuição dos níveis hierárquicos.

7 Casos de SUCESSO IBM - Reduziu o tempo na produção de um computador de 7 dias para um dia . GENERAL ELETRIC - Melhorou o sistema de fornecimento e abastecimento de energia , com pedidos automáticos controlados pelo próprio fornecedor. XEROX - Diminui o prazo de entrega ao produto mercado, melhorando os processos de planejamento, qualidade de seus produtos e administração. MC DONALD´S - Aumentou a eficácia do planejamento e controle de estoque, através da informatização de suas lojas.

8 Insucesso Baixa ou nenhuma compreensão do assunto pelos executivos da empresa. Percebem que a reengenharia é apenas uma técnica de enxugamento voltada para a redução de custos. Indefinição de uma estratégia de implementação do processo de reengenharia. Esta é aplicada indiscriminadamente em toda a empresa de forma imediata. O resultado é quase sempre a interrupção do processo, devido às fortes resistências encontradas.

9 Simplificando e racionalizando procedimentos que poderiam ser extinguidos.
Ênfase na informatização e automação de processos e não na sua gestão, ou seja, a empresa investe muito dinheiro na compra de equipamentos e sistemas, mas não capacita seus gerentes. Não envolvimento dos clientes, fornecedores e empregados nos processos. Soluções que complicam a organização, ao invés de simplificá-lo. Não-estabelecimento de prioridades.

10 Casos de INSUCESSO GENERAL MOTORS - Na época do lançamento do Cadillac, os processos não foram aplicados adequadamente às estratégias da empresa, pois as inovações não foram bem aceitas pelo processo , que até então era “ antiquado ” . KODAK – Implantou um novo software, que não foi adaptado pelo sistema. Os programas custavam caro e foram implantados arbitrariamente. Estes possuíam poucas funções era difícil de ser modificado.

11 Fases de aplicação 1ª Fase: Preparação: consiste um listas os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto; 2º Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas; 3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo; 4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.

12 Quando a Reengenharia é necessária?
-Quando as empresas estão em dificuldades e nenhuma solução tomada anteriormente resolveu o problema, ou seja, a empresa está em grandes apuros. -As empresas que não estão em dificuldades, mas cuja gerência prevê problemas à frente.

13 -As empresas que não possuem dificuldade discernível, agora ou no futuro, mas a sua gerência é ambiciosa e agressiva. Essas empresas vêem na reengenharia a oportunidade de aumentar ainda mais sua liderança sobre os concorrentes.

14 Resumindo: Responder prontamente às necessidades do cliente;
Agilizar as operações e informações; Adequar-se às novas exigências do mercado e desenvolver um processo de mudanças contínuas, ou seja, a flexibilização; Obter mais qualidade e produtividade em suas operações; Diminuir tempo de resposta; Integrar os processos numa cadeia única; Fazer alianças estratégicas com clientes e fornecedores;

15 Bibliografia s/reengenharia/10086/ HAMMER, Michail & CHAMPY, James, Reengenharia – Revolucionando a empresa


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