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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Prof. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas; Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV) Mestre em Engenharia de Produção (UFSM) Professor de Contabilidade de Custos e Consultor de empresas.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
“Quando o futuro vira passado, é fácil ver o que tinha que ser feito” autor desconhecido
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
“Pois, quem de vós, querendo construir uma torre, não começa por sentar-se para calcular a despesa e ver se possui com que acabar” Lucas, 14,28
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, com economias de livre mercado, onde os preços são mais função de mercado do que custo, se não mantivermos o controle de quanto custa a atividade de vender, poderemos ter falsa ilusão de lucro, perderemos clientes e/ou capacidade de gestão.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
CUSTO: todo sacrifício financeiro ligado à atividade de produção de um bem ou serviço. Aplicação de bens e serviços para a obtenção de um novo bem ou um novo serviço. DESPESA: todo sacrifício financeiro ligado às atividades de suporte da produção, não sendo diretamente ligada a elas.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
GASTO: Todo e qualquer sacrifício financeiro independentemente de sua natureza. Pode se transformar em custo despesa ou investimento.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
CLASSIFICAÇÃO Gastos (Custos) Variáveis: aqueles que variam assim que varia o nível de atividade. Gastos (custos) Fixos: aqueles que permanecem inalterados, seja qual for o nível de atividade.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Gasto (Custo) Direto: aquele identificado a um produto ou a um serviço – sem dificuldade para sua alocação. Gasto (Custo) Indireto: todo aquele se apresenta dificuldade de identificação com o produto ou serviço – necessita de direcionador (base de rateio). Para sua alocação.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Depreciação: é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Amortização: também é o reconhecimento do gasto com um investimento ao longo do tempo. Investimento: Sacrifício financeiro que beneficia exercícios futuros.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
PLANO DE CONTAS Contas Patrimoniais e Extrapatrimoniais 1 - Ativo 2 – Passivo CONTAS DE RESULTADO 3 – Despesas e custos 4 - Receitas
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Margem de Contribuição: é o preço de venda de um produto menos seus gastos variáveis. Custo total ou custo comercial: todos os custos para produzir e comercializar um produto ou seja: o preço de venda – (custo do produto + gastos adm./com./fin. + gastos com venda)
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Recuperação de impostos: sistemática de compensação permitida por lei entre a entrada (crédito) dos impostos na compra, compensado com a saída (débito) na venda, onde o pagamento é efetuado pelo líquido.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Custo de oportunidade: é a taxa de juros oferecida por um investimento alternativo de risco inferior. Faturamento de Equilíbrio: (com lucro zero) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis até ali ocorridos.
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Faturamento de Equilíbrio: (com retorno do investimento) é a geração de receita suficiente para cobrir todos os gastos (custos) fixos e os variáveis com o retorno desejado sobre o capital investido.
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PREÇO: EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO Até Preço função custo Preço = Custo + Resultado (lucro) Década de 80 – Preço é função de mercado Resultado = Preço – Custo Década de 90 – Custo é função do preço e de taxa de retorno sobre o investimento Custo = Preço - Resultado
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Informações Operacionais Informações Contábeis Custos e Despesas
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
ESTRUTURA INDUSTRIAL (ANEXO 1) DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO CUSTO/DESPESA ADMINISTRAÇÃO C.C. - 1 C.C. - 2 C.C. - 3
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
ESTRUTURA DOS GASTOS OPERACIONAIS (FIXOS/VARIÁVEIS) M.L.C. (anexo 2) Direcion/Gastos C.C. - 1 C.C. - 2 C.C. - 3 Adm. TOTAL
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
CUSTOS COM PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS (ANEXO 3)
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
DIRECIONADOR DE CUSTOS: (BASE DE RATEIO) Conceito: Critério para distribuição de custos indiretos. (Dentro do possível deve-se rastrear e direcionar o custo para a área de competência. Se não for possível efetuar o rateio).
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DETERMINAÇÃO DO CUSTO OPERACIONAL Custo do Departamento Por hora Por minuto Por segundo
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
FORMAÇÃO DO CUSTO INDUSTRIAL DO PRODUTO: Custo dos materiais (matérias-primas/embal.) Custo operacional * Fixo * Variável
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
FORMAÇÃO DO CUSTO DE FABRICAÇÃO: FICHA TÉCNICA DE PRODUTO (ANEXO 4) Custo Industrial do produto + Despesas operacionais
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
DESPESAS PROPORCIONAIS DE VENDA I.C.M.S ,00% PIS………………………………… 1,65% COFINS ……… ,60% COMISSÃO ,00% OUTROS ? DE LUCRO DESEJADO ,00%
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA PV = CUSTO DE FABRICAÇÃO X 100 100 – i OU = CUSTO DE FABRICAÇÃO 1 - i
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DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO Receita de Vendas = (-) Deduções de vendas (ICMS/PIS/COFINS). = = Receita Líquida de Vendas = (-) C.P.V = = RESULT. OPERAC. BRUTO = (-) Despesas Operacionais = = RESULT. OPERAC. LÍQUIDO =
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Margem Bruta e Markup (não são sinônimos) Preço de venda = 100,00 Custo = 50,00 Margem Bruta = 50,00 ou 50% Markup = 2,00 ou 100%
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
FATURAMENTO DE EQUILÍBRIO (P.E.) Gastos Fixos (Custos e Despesa) Margem de Contribuição Unitária Demonstração (DRE)
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CONTABILIDADE DE CUSTOS I
FATURAMENTO DE EQUILÍBRIO (P.E.) COM LUCRO SOBRE CAPITAL INVESTIDO Gastos Fixos (C + D + Rentabilidade desejada) Margem de Contribuição Unitária Demonstração (DRE)
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