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FACULDADE DOS GUARARAPES

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Apresentação em tema: "FACULDADE DOS GUARARAPES"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DOS GUARARAPES
Processos de SW: ciclo de vida, processos, modelos Professor: Rômulo César

2 Processo do Software Grupo de atividades coerentes para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software.

3 Objetivos Introduzir os processos de modelagem de software
Descrever alguns modelos de processos e quando eles devem ser usados Descrever em linhas gerais o processo modelo para os requisitos de engenharia, de desenvolvimento de softare, seu teste e evolução Indroduzir a tecnologia CASE para o auxílio dos processos de software

4 Tópicos cobertos Modelos do processo de software
Iteração entre os processos Especificação de software Projeto e implementação de software Validação do software Evolução do software Processos automatizados de desenvolvimento

5 O processo do software Um conjunto estruturado de atividades necessárias para desenvolver um sistema de software Especificação Projeto Validação Evolução Um modelo de processo de software é uma representação abstrata do processo. Ela apresenta uma descrição do processo de algumas perspectivas particulares

6 Modelos genéricos de processos de software
O modelo cascata (waterfall) Fases separadas e distintas de especificação e desenvolvimento Desenvolvimento evolucionário (ou prototipação) Especificação e desenvolvimento são intercalados Modelo de sistema formal Um modelo de sistema matemático é formalmente transformado numa implementação Desenvolvimento baseado em reuso O sistema é construído a partir de componentes existentes

7 Modelo Cascata Sistemático e seqüencial

8 Cascata- Fases do Modelo
Análise de requisitos e definições Projeto do sistema e do software Implementação e teste de unidades Integração e testes do sistema Manutenção e operação Uma deficiência do modelo cascata é a dificuldade em acomodar mudanças depois que o processo se inicia.

9 Análise e Engenharia de Sistemas
Estabelecer os requisitos básicos para todos os sistemas que envolvem o software, como hardware, pessoas e bancos de dados. Envolve a coleta dos requisitos em nível do sistema, com uma pequena quantidade de projeto e análise de alto nível.

10 Analise de Requisitos de Sw
Concentra a coleta de requisitos no sw. Leva à compreensão do domínio da informação, a função, desempenho e interfaces exigidos. Os requisitos para o sistema e para o sw são documentados e revistos com o cliente.

11 Projeto Estrutura de dados Arquitetura de sw Detalhes procedimentais
Caracterização da interface É avaliado antes de começar a ser implementado Junto com as etapas anteriores torna-se parte da documentação do sistema

12 Codificação Projeto traduzido para a linguagem do computador.
Se o projeto for executado detalhadamente, a codificação pode ser executada mecanicamente?

13 Testes Concentra-se nos aspectos lógicos internos do sw.
Garante que “todas as instruções” tenham sido testadas. A entrada definida produz os resultados exigidos? Garbage in, garbage out?

14 Manutenção Sw embutido nem sempre tem esta parte. Erros encontrados.
Mudanças no ambiente externo. Acréscimos funcionais. Desempenho

15 Problemas com a Cascata
O mais antigo e amplamente usado. Projetos reais raramente seguem o fluxo seqüencial que ele propõe. Ocorrem iterações que trazem problemas na aplicação do paradigma. É difícil para o cliente declarar todas as exigências explicitamente. É difícil acomodar as incertezas naturais que existem no começo de muitos projetos. O cliente deve ter paciência. Uma versão do sw só estará disponível em um ponto tardio do cronograma. Um erro crasso, pode ser desastroso. Só é apropriado quando os requisitos são bem conhecidos.

16 Desenvolvimento evolucionário
Desenvolvimento exploratório O objetivo é trabalhar com o cliente e desenvolver um sistema final a partir das especificações iniciais. Deve iniciar com requisitos bem compreendidos. Jogar fora a prototipação O objetivo é entender os requisitos do sistema. Deve iniciar com requisitos pouco compreendidos.

17 Desenvolvimento evolucionário

18 Prototipação Início Coleta e refinamento dos requisitos Fim
Projeto rápido Engenharia do produto Refinamento do protótipo Construção do protótipo Avaliação do protótipo pelo cliente

19 Desenvolvimento evolucionário
Problemas Falta de visibilidade sobre o processo. Sistema geralmente pouco estruturado. Habilidades especiais (ex. em linguagens para uma rápida prototipação) são requeridas. Aplicabilidade Para sistemas interativos pequenos ou médios. Para partes de de grandes sistemas (ex. A interface com o usuário). Para sistemas com pouco tempo de vida.

20 Modelo de desenvolvimento formal
Baseado na transformação de uma especificação matemática através de diferentes representações em um programa executável. As transformações preservam a corretude das especificações, sendo fácil demonstrar que que o programa segue estas últimas. Baseado na abordagem ‘Cleanroom’ para o desenvolvimento de software.

21 Modelo de desenvolvimento formal

22 Desenvolvimento formal
Problemas São necessárias habilidades especiais e treinamento para aplicar a técnica. Dificuldade para formalizar especificamente alguns aspectos do sistema, como a interface com o usuário. Aplicabilidade Sistemas críticos, especialmente aqueles em que uma versão segura deve ser feita antes do sistema entrar em operação.

23 Desenvolvimento orientado a reutilização
Baseado na sistemática do reuse, onde os sistemas são integrados a partir de componentes existentes ou sistemas (Software de Pratileiras) Estágios do processo Análise dos componentes Modificação dos requisitos Projeto do sistema com reutilização Desenvolvimento e integração Esta abordagem está se tornando mais importante, porém ainda há pouca experiência com ela.

24 Reuse-oriented development

25 Processo de iteração Os requisitos do sistema sempre evoluem ao longo do projeto, então o processo de iteração dos estágios anteriores é retrabalhado e vira parte do processo para grandes sistemas. Iteração pode ser aplicada a qualquer modelo genérico de ciclo de vida. Duas abordagens semelhantes: Desenvolvimento incremental Desenvolvimento espiral

26 Desenvolvimento incremental
Ao invés de entreagar o sistema uma única vez, o desenvolvimento e a entrega são partidos em incrementos, que fornecem parte das funcionalidades requeridas. Os requisitos do usuários são dispostos hierarquicamente, e os requisitos de prioridades mais altas são incluídos nas primeiras entregas. Quando o desenvolvimento de um incremento é iniciado, os requisitos são “congelados” de forma que os requisitos para incrementos posteriores possam continuar a evoluir.

27 Incremental development

28 Vantagens do desenvolvimento incremental
Valor ao cliente tende a ser entregue a cada incremento, então a funcionalidade dos sistema tende a ser avaliada mais cedo. Os primeiros incrementos funcionam como um protótipo para ajudar a esclarecer os requisitos para os próximos incrementos. Baixo risco de o projeto falhar completamente. As tarefas de mais alta prioridade, tendem a receber mais testes.

29 Extreme programming (XP)
Nova abordagem de desenvolvimento baseada no desenvolvimento e entrega de pequenos incrementos de funcionalidade. Funciona com melhorias contínuas no código, envolvimento do usuário no time de desenvolvimento e programação em pares. Os testes aparecem antes da codificação.

30 Desenvolvimento em espiral
O Processo é representado como um espiral ao invés de uma sequência de atividades com voltas para trás. Cada volta no espiral representa uma fase no processo. Não há fases fixas como especificação ou projeto. As voltas no espiral são escolhidas dependendo do que é requisitado Os riscos são explicitamente avaliados e resolvidos durante todo o processo

31 Spiral model of the software process

32 Setores do modelo espiral
Definição dos objetivos Os objetivos específicos para a fase são identificados. Avaliação e redução de riscos Os riscos são avaliados e as atividades organizadas para reduzir os riscos chave. Desenvolvimento e validação Um modelo de desenvolvimento para o sistema é escolhido, que pode ser qualquer um dos modelos genéricos. Planejamento O projeto é revisto e a próxima fase da espiral é planejada.

33 Resumo em Equipe Processo de Software;
O modelo cascata; - Análise e Engenharia de Sistemas - Analise de Requisitos de Sw - Projeto -Codificação -Testes - Manutenção Desenvolvimento evolucionário; Desenvolvimento em espiral.


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