A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início

2 Objetivo Articular bases da relação entre desenvolvedores e colaboradores no processo de desenvolvimento Articular bases da relação entre desenvolvedores e colaboradores no processo de desenvolvimento

3 Desenvolvedores Eduardo Luidy Eduardo Luidy Francisco Narto Francisco Narto Henrique Pinto Henrique Pinto Luiz Felipe Luiz Felipe Patrick Terrematte Patrick Terrematte Raul Terra Raul Terra

4 Colaboradores Futuros usuários do sistema Futuros usuários do sistema Pessoas que conhecem bem a metodologia do trabalho e as regras de negócio da organização Pessoas que conhecem bem a metodologia do trabalho e as regras de negócio da organização Pessoas que viabilizam formas do trabalho ser colocado em produção Pessoas que viabilizam formas do trabalho ser colocado em produção......

5 Colaboradores ? ? ? ? ? ?

6 Desenvolvimento de software Programa Computacional Sistema Informacional

7 Desenvolvimento de software Propósito: Solucionar ou amenizar um problema referente ao mundo real (mundo do trabalho) Propósito: Solucionar ou amenizar um problema referente ao mundo real (mundo do trabalho)

8 Problemas recorrentes no desenvolvimento de software Desvio do escopo da solução esperada pelo cliente Desvio do escopo da solução esperada pelo cliente Não atendimento dos requisitos Não atendimento dos requisitos Descumprimento de prazos Descumprimento de prazos Desentendimento entre cliente e equipe de desenvolvimento Desentendimento entre cliente e equipe de desenvolvimento Insatisfação do cliente Insatisfação do cliente Trabalho e tempo desperdiçados por desenvolvedores Trabalho e tempo desperdiçados por desenvolvedores

9 E qual o motivo desses problemas? Em grande parte, isso ocorre porque: Em grande parte, isso ocorre porque: – O desenvolvedor não compreende o problema ou o negócio do cliente –O cliente não entende o mínimo do processo utilizado no desenvolvimento de seu software

10

11 Como tentar solucionar/amenizar esses problemas? Desenvolvedores envolvidos no negócio do cliente Desenvolvedores envolvidos no negócio do cliente Clientes envolvidos no processo de desenvolvimento Clientes envolvidos no processo de desenvolvimento

12 Parceria Bom relacionamento Cooperação

13 Contextualizando: Projeto Soft-Educ Proposta de desenvolvimento de soluções computacionais para estabelecimentos da área educacional ( colégios, central de cursos, etc ) dentro do ambiente acadêmico Proposta de desenvolvimento de soluções computacionais para estabelecimentos da área educacional ( colégios, central de cursos, etc ) dentro do ambiente acadêmico Desenvolvimento em ciclos ( de 1 semestre aproximadamente ) Desenvolvimento em ciclos ( de 1 semestre aproximadamente )

14 Contextualizando: Projeto Soft-Educ 1º ciclo 1º ciclo –Disciplina de Projeto de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos –Módulo Administrativo para Central de Cursos –Relação de parceria (cooperação mutua) entre a equipe de desenvolvimento e coordenação dos Cursos de Idiomas da FUNCERN

15 Parceria entre FUNCERN e nossa equipe A FUNCERN concede subsídios para a realização do primeiro ciclo do projeto A FUNCERN concede subsídios para a realização do primeiro ciclo do projeto –Colaboração contínua para esclarecimento do escopo e dos requisitos do sistema –Servidor para instalação e teste contínuo do projeto –(...) A equipe de desenvolvimento trabalhará para gerar um software que atenda as principais demandas referentes a sistemas de informação de apoio a organização dos cursos de idiomas A equipe de desenvolvimento trabalhará para gerar um software que atenda as principais demandas referentes a sistemas de informação de apoio a organização dos cursos de idiomas

16 Parceria entre FUNCERN e nossa equipe Ao final deste primeiro ciclo, a FUNCERN poderá utilizar o produto gerado sem custos financeiros e contar com o suporte e manutenção do software por um período previsto em três meses Ao final deste primeiro ciclo, a FUNCERN poderá utilizar o produto gerado sem custos financeiros e contar com o suporte e manutenção do software por um período previsto em três meses Em ciclos posteriores, a equipe pretende continuar o desenvolvimento, aperfeiçoando e expandindo o escopo e as funcionalidades implementadas, e difundir o uso do(s) software(s) criados Em ciclos posteriores, a equipe pretende continuar o desenvolvimento, aperfeiçoando e expandindo o escopo e as funcionalidades implementadas, e difundir o uso do(s) software(s) criados

17 Processo de Desenvolvimento Desenvolvimento Ágil Desenvolvimento Ágil Fazer o que é mais importante para o negócio do cliente Fazer o que é mais importante para o negócio do cliente Entregar valor constantemente Entregar valor constantemente Prezar por otimizar comunicação (rápida, clara e objetiva) Prezar por otimizar comunicação (rápida, clara e objetiva)

18 Processo de Desenvolvimento

19 Cronograma Macro (1º Ciclo) Início (01/09) Início (01/09) Previsão de conclusão (08/12) Previsão de conclusão (08/12)

20 Cronograma Macro (1º Ciclo) 1ª Fase (concepção e treinamento) 1ª Fase (concepção e treinamento) –De 1 a 20 de setembro –Definição de escopo, características e funcionalidades a serem implementadas no sistema (Entrevistas com colaboradores observação de como o trabalho é realizado atualmente, etc) –Treinamento da equipe, estudo e pesquisa em relação a tecnologias –Definição da estrutura (arquitetura) do projeto

21 Cronograma Macro (1º Ciclo) 2ª Fase (construção e implantação) 2ª Fase (construção e implantação) –De 21 de setembro a 8 de dezembro –3 Ciclos menores de desenvolvimento (releases de 4 semanas) –Divisão de release em sprints/iterações de 2 semanas. –Reuniões a cada início/fim de sprint com cliente para avaliação de sprint concluído e planejamento de novo sprint –Implantação de versão de teste oficial (estável) a cada fechamento de release

22 Cronograma Macro (1º Ciclo) Previsão de instalação de versão final do módulo desenvolvido = software pronto para uso em ambiente real -> terceira semana de dezembro Previsão de instalação de versão final do módulo desenvolvido = software pronto para uso em ambiente real -> terceira semana de dezembro

23 Idéia inicial de Escopo do Projeto Usuários = Coordenação, Secretaria e Professores, Clientes Usuários = Coordenação, Secretaria e Professores, Clientes Controle de clientes (cadastro, sorteio, visualização, edição, remoção) Controle de clientes (cadastro, sorteio, visualização, edição, remoção) Controle de cursos (criação e manipulação de turmas, avaliações, alunos, professores) Controle de cursos (criação e manipulação de turmas, avaliações, alunos, professores) Controle de diários de classe (manipulação de frequência e notas de alunos em avaliações) Controle de diários de classe (manipulação de frequência e notas de alunos em avaliações)

24 Escopo do Projeto Mais Idéias?? Mais Idéias??

25 Dinâmica de comunicação Grupo no google?? Grupo no google?? Email, telefone?? Email, telefone?? O contato pessoal é imprescindível O contato pessoal é imprescindível Reuniões quinzenais (segunda feira – 14:30h!?) Reuniões quinzenais (segunda feira – 14:30h!?) Visitas da equipe desenvolvedora para aprimorar conhecimento em relação ao negócio Visitas da equipe desenvolvedora para aprimorar conhecimento em relação ao negócio

26 Visão de implantação

27 E então, Vamos em Frente!?


Carregar ppt "Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google