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Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE

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Apresentação em tema: "Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE"— Transcrição da apresentação:

1 Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE
Plano de Estágio Profs.: Flávia Barros, Jacques Robin, Geber Ramalho CIn-UFPE Alunos: Gustavo Cabral [gflc], Rodrigo Costa [rac2] CIn-UFPE

2 A Empresa História Negócio atual
Fundada em 1972, voltada para o “boom” rodoviário “Birô de serviços” – passou a desenvolver software sob encomenda (1973) Anos 80 – birô de serviços para bancos Anos 90 – desativação dos serviços de birô – passa a integrar soluções: consultoria, projetos, desenvolvimento, implantação e manutenção Negócio atual Desenvolvimento de soluções de gestão Tecnologia da Informação Serviços variados Consultoria Desenvolvimento de soluções Metodologias de implantação Atendimento Manutenção de aplicativos

3 A Empresa Estrutura interna Equipe na qual trabalhou o estagiário
Divide-se em diversas unidades Unidade do estagiário: UGE (Unidade de Gestão Empresaria) Seis setores: Administrativo Desenvolvimento Homologação Negócios Suporte Tecnologia Equipe na qual trabalhou o estagiário Setor: Desenvolvimento Nove profissionais (programadores) e três estagiários Encarregada da produção e aprimoramento do sistema Pirâmide: Sugestões, demandas e requisições dos diversos clientes

4 O Produto (ex-projeto): o cliente
Potenciais clientes: Software genérico para grandes, pequenas e médias empresas Órgãos reguladores Bancos Benefícios: Adaptado para as peculiaridades contábeis-fiscais e administrativas do Brasil. Controla múltiplas empresas, filiais, controladas, coligadas, permitindo: Operações entre empresas Limite de crédito de clientes Acesso nativo ao Oracle 9i – suporta grande quantidade de informação

5 O Produto (manutenção)
Trabalho dos estagiários: Manutenção num software de grande porte Exemplo de Uso: Cálculo de Impostos Entradas: Dados de compras, de vendas, de notas fiscais e restrições de atendimento Em suma, tudo se resume ao valor Sem o planejamento devido, o cliente possivelmente pagará mais imposto do que deveria pagar Facilita organizar os demonstrativos fiscais e dessa forma pagar a mínima quantidade possível de impostos

6 Tecnologias utilizadas
Características técnicas Desenvolvido como Cliente-Servidor, Orientado a Objetos e Eventos Uso da linguagem CENTURA SQLWindows32 Conexão com o banco de dados Oracle utilizando seus recursos Stored procedures Triggers Programa-fonte único – ciclo de versões periódicas Utilização do ERWin para geração do modelo de dados Modelo disponibilizado

7 Atividades e Resultados obtidos
Estágio em andamento: atividade de Manutenção O “projeto” do sistema Pirâmide já foi encerrado Manutenção de Requisitos do sistema Adição de novas funcionalidades Depuração Usabilidade Documentação Registro das modificações Homologação Teste de modificações Satisfação do Cliente

8 Dificuldades encontradas
Ajuda: superando Dificuldades Suporte da equipe de desenvolvimento, tirar dúvidas Setor de tecnologia para entendimento das ferramentas e ambiente Suporte de analistas para entendimento do negócio Dificuldades: Domínio da tecnologia e Negócio Somente com experiência e prática. Tempo Entendimento de negócios de outras áreas Contabilidade Movimentação financeira Controle de faturamento Design de relatórios

9 Competências previamente adquiridas fora do CIn necessárias durante o estágio
Competências técnicas Conhecimento profundo dos recursos de um SGBD Triggers Stored Procedures Linguagem DDL Utilização de ferramentas para controle de configuração Ferramenta de desenvolvimento da aplicação Aprendi: Estágios anteriores Sozinho Atividades de pesquisa Competências comunicativas e organizacionais Experiência prática ao organizar atividades de acordo com um cronograma estático Bom relacionamento Definir cronogramas Trabalhos realizados Estágios anteriores Atividades de Pesquisa

10 Competências previamente adquiridas no CIn necessárias durante o estágio
Competências técnicas Conhecimento de modelagem de banco de dados QDL Processo de desenvolvimento de software Programação Orientada a Objetos Aprendi: Banco de Dados I e II Linguagem de Programação I e III AER/Engenharia de Software Competências comunicativas e organizacionais Planejamento de Projeto (ES) Buscar entender as Regras de Negócios (AER) Trabalho em grupo, ao realizar projetos de disciplinas Troca de idéias e soluções, no desenvolvimento de soluções de projeto de cadeiras.

11 Competências que revelaram-se chaves para sucesso do estágio
Competências técnicas Entendimento das regras de negócio com facilidade Comunicação e ajuda mútua Prática de reuniões semanais Conhecer o jeito, técnicas e produtividade dos companheiros de trabalho Necessidade de realização das atividades propostas Adquiridas no dia-a-dia durante a solução dos problemas que aparecem Competências comunicativas e organizacionais Ser comunicativo Na dúvida, sempre perguntar Não tentar enrolar Conquistar a confiança Buscar entender e procurar ser entendido

12 Conclusão Utilização da Ferramenta
SQL\Windows – Centura Conhecimento de novas tecnologias e ferramentas Trabalho em equipe Avaliação da empresa como lugar de estágio: Vantagens Bem organizada Cronogramas fieis Experiência Desvantagens Baixo salário Experiências pessoais e anedotas sobre o estágio Gerentes de projetos ficam no seu pé (muito!!) e falam muito sobre pouca coisa. “Será que vou receber esse mês?” “Cadê meu vale transporte?”


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