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Correio eletrónico.

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Apresentação em tema: "Correio eletrónico."— Transcrição da apresentação:

1 Correio eletrónico

2 Correio eletrónico Antes Agora

3 Correio eletrónico Enviar uma carta Registo e utilização Pago
Correio eletrónico Enviar uma carta Registo e utilização Pago Acesso condicionado ao local Gratuito Acesso de qualquer local

4 Correio eletrónico Comunicação entre um ou mais utilizadores, podendo-se enviar e receber textos e ficheiros, qualquer que seja a aplicação de correio eletrónico utilizada. Em que situação não substitui a comunicação tradicional?

5 Correio eletrónico Criar uma conta Nome do utilizador;
Correio eletrónico Criar uma conta Nome do utilizador; Endereço eletrónico; Palavra-passe; Dados pessoais (os essenciais); País; Contacto; Código de confirmação.

6 Correio eletrónico Gerir uma conta Segurança Aceder à conta
Correio eletrónico Gerir uma conta Aceder à conta Organizar a conta Sair da conta Encerrar a conta Segurança

7 Correio eletrónico Aceder à conta
Correio eletrónico Aceder à conta Digita o nome de utilizador; Digita a palavra-passe; Seleciona Iniciar sessão. Após iniciar a sessão acedes ao ambiente de trabalho do Gmail.

8 Correio eletrónico Ambiente de trabalho

9 Correio eletrónico Organizar a conta Grande utilização do e-mail
Necessidade de organização das mensagens: Guias temáticos; Marcadores de sistema; Marcadores pessoais.

10

11 Gerir a conta A gestão da tua conta é muito importante, visto que cada vez mais se utiliza o correio eletrónico como meio de comunicação, sendo normal que se recebam muitas mensagens. Associado a este facto surge a necessidade de organizar as mensagens recebidas e enviadas.

12 Gerir a conta

13 Segurança na utilização de e-mail
Como sabes, o correio eletrónico é um meio de transmissão de mensagens podendo algumas ser maliciosas. Deves executar alguns procedimentos que garantam que não corres qualquer perigo quando recebes mensagens Procedimentos essenciais: Não participar no reenvio de mensagens de correntes. Este tipo de mensagens é por vezes criado com o único objetivo de espalhar, rapidamente, um vírus na rede. Ter um antivírus sempre ativo e atualizado para não permitir a entrada de mensagens infetadas que possam danificar a informação do computador e do próprio equipamento. Não abrir mensagens cujo assunto seja duvidoso, mesmo que o remetente seja conhecido. Ignorar mensagens com anúncios de prémios. Eliminar, de imediato, mensagens enviadas de remetentes duvidosos.

14 Phishing O phishing pode ser definido como o ato de alguém (pessoa ou empresa), supostamente credível, tentar obter informações pessoais e, até, confidenciais, de utilizadores da Internet. As técnicas utilizadas são diversas e caracterizam-se por levar o utilizador a ceder essa informação voluntariamente. Assim, podemos ser vítimas de phishing através de mensagens de correio eletrónico, páginas Web, SMS, etc., que nos solicitam, por exemplo, os números de cartões de crédito e contas bancárias, palavras-passe, número de telefone, nome, morada, etc. Contudo, a técnica mais comum consiste no envio de mensagens de correio eletrónico com hiperligações que nos remetem para sites nos quais, normalmente, somos confrontados com inquéritos. Também já foram detetadas situações em que, numa mensagem ou pá- gina Web, o utilizador é aliciado a ligar para um número de telefone onde lhe são pedidas diversas informações que, obviamente, ficam gravadas. .

15 Não respondas a pedidos de dados pessoais por correio eletrónico.
Assim, o phishing é considerado uma fraude, que se caracteriza pelo roubo de identidade online. Como podes evitar ser vítima de phishing? Não respondas a pedidos de dados pessoais por correio eletrónico. Não cliques em hiperligações que te encaminhem para sites de empresas que desconheces. Não respondas a mensagens de pedidos de donativos para organizações de beneficência sem verificar se, efetivamente, existem e são reconhecidas. Não cliques em hiperligações existentes em janelas de pop-up, por mais apelativas que sejam

16 Correio eletrónico Sair da conta
Correio eletrónico Sair da conta Para evitar que acedam às tuas mensagens, deves ter o cuidado de sair da conta em segurança.

17 Correio eletrónico Encerrar conta
Correio eletrónico Encerrar conta Esta situação acontece quando pretenderes eliminar, definitivamente, o teu endereço eletrónico.

18 Correio eletrónico Comportamentos seguros na gestão de mensagens
Correio eletrónico Comportamentos seguros na gestão de mensagens Segurança na utilização do Ter um antivírus sempre ativo a atualizado; Não abrir s de conteúdo duvidoso mesmo que o remetente seja conhecido; Ignorar s com anúncios de prémios; Não reenviar mensagens de correntes; Excluir automaticamente s de remetentes duvidosos. Procedimentos essenciais

19 Correio eletrónico Comportamentos seguros na gestão de mensagens
Correio eletrónico Comportamentos seguros na gestão de mensagens Phishing Tipo de roubo de identidade online por parte de burlões que se fazem passar por entidades ou empresas de confiança; Em geral usa o ; SMS, etc., com hiperligações que remetem para sites onde o utilizador revela informações pessoais (números de cartões de crédito, informação de contas bancárias, etc.).

20 Correio eletrónico Como deves proteger-te de phishing?
Correio eletrónico Como deves proteger-te de phishing? Nunca responder a pedidos de dados pessoais por ; Aceder apenas a sites cujo endereço tenha sido digitado por ti; Ter atenção a mensagens de pedidos de donativos para organizações de beneficência após uma catástrofe; Ignorar mensagens com ameaças alarmistas de fecho de conta; Ignorar promessas de dinheiro fácil; Ignorar negócios que parecem demasiado fáceis e lucrativos.

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