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PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

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Apresentação em tema: "PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – CAPES – MEC

2 A UAB ESTÁ INSTITUCIONALMENTE INTEGRADA COMO PROGRAMA PERMANENTE NA ESTRUTURA DA NOVA CAPES

3 UAB NA NOVA CAPES

4 PANORAMA GERAL DA UAB Implementação da UAB; Diretrizes Estratégicas;
Institucionalização da UAB; Processos em Andamento;

5 IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA UAB

6 Dados Atuais de Implementação da UAB
74 Instituições de Ensino Superior 45 Universidades Federais 18 Universidades Estaduais 11 Institutos Federais de Educação Tecnológica (antigos CEFETs) 418 Cursos 557 pólos Centro Oeste : 45; Nordeste: 178; Norte: 85 Sudeste: Sul : 97 estudantes - agosto de 2009.

7 557 POLOS 74 IES 418 CURSOS ALUNOS

8 TERCEIRA FASE DE EXPANSÃO DA UAB
Publicação no DOU de 163 novos Pólos da UAB; novos pólos propostos pelos em Fóruns Estaduais; - 33 novos pólos do Programa Pró-licenciatura absorvidos pelo Sistema UAB Pólos, o total atingido nessa terceira fase de expansão da UAB

9 Estado do Amazonas 18 Polos
Implementados 7 Coari, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Santa Isabel do Rio Negro e Tefé. Polos Novos 13 Barcelos, Boca do Acre, Guajará, Parintins, Itacoatiara, Manaus, Manicoré, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa, Japurá, Tabatinga; São Paulo de Olivença.

10 Estado do Amazonas 9 Cursos
UFAM – 6 cursos em 10 polos Administração, Artes, Ciências Agrárias, Educação Física, Gestão em Saúde, Gestão Pública Municipal UEAM – 2 cursos em 5 polos História e Matemática IFAM – 1 curso em 2 polos Ciências Biológicas

11 - Pontos Fundamentais -
2. DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DA UAB - Pontos Fundamentais -

12 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
- Cursos - Formação de Professores para a Educação Básica; Formação de Administradores Públicos,

13 Fóruns Estaduais; PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Composto pelo Secretário de Educação, Reitores das IES, UNDIME e outras Forças Educacionais - Objetivo : Promover Arranjos Educacionais Locais, com Levantamento da Demanda e Solução da Oferta;

14 PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
(cerca de 46% da formação inicial a distância) Total de professores a serem capacitados em 5 anos – início agosto de 2009. Cerca de professores na Educação Básica, sem formação inicial; Cerca de professores com licenciatura (atuando fora de sua área) ou com apenas Bacharelado (atuando em área afim).

15 PLATAFORMA PAULO FREIRE
Sistema de Gestão da Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério PLATAFORMA PAULO FREIRE

16 PLATAFORMA PAULO FREIRE
REGIME DE COLABORAÇÃO

17 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
- Estrutura do Financiamento nas IES - Financiamento integral de custeio e capital para as Instituições integrantes da UAB: - Bolsas e custeio para a produção e reprodução de Material Didático - Bolsas para professores e tutores a distância - Recursos para a infra-estrutura dos Núcleos de EAD e das salas de coordenação e Tutoria nas Instituições - Recursos para a implementação dos cursos

18 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
- Estrutura do Financiamento nos Pólos- Financiamento integral nos pólos: - Bolsas para o coordenador do pólo e para tutores presenciais - 50 computadores para o primeiro laboratório e conexão Internet Financiamento compartilhado com os munícipios e estados: - Laboratórios pedagógicos, acervo para as bibliotecas, expansão e reforma da infra-estrutura

19 A UAB é um Sistema permanente;
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS A UAB é um Sistema permanente; - Renovação de turmas semestrais ou anuais, preservando a autonomia das Instituições e as Diretrizes Estratégicas da UAB.

20 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Outros elementos importantes Atuação Territorial das IES Sistema de Avaliação de Pólos e Cursos; Gestão da Principais Redes de Formação do MEC Pró-Licenciatura, Mídias na Educação, Cursos na Área da Educação para a Diversidade e da Educação Especial, PAR – Formação Inicial e Continuada a Distância, etc...

21 3. AÇÕES DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

22 NO AMBITO GLOBAL DA ARTICULAÇÃO CAPES-IES-MUNICÍPIOS-ESTADOS
Apoio Estratégico dos seguintes Fóruns: - Fórum de Áreas, - Fórum de Coordenadores Regionais, - Fórum Nacional da UAB,

23 CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL
NO AMBITO INTERNO DAS IES CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL - Colegiados em cada IES, composto do Coordenador UAB e Coordenadores de Cursos, - Estrutura e Regimento dos Núcleos de EAD, - Colegiado e Regimento dos Cursos,

24 4. PROCESSOS EM ANDAMENTO

25 PROCESSOS EM ANDAMENTO
1.800 Vagas para professores nas IFES - para os institutos que atuam na UAB e de acordo com o esforço acadêmico, 1.000 vagas para técnicos nas IFES – para os Núcleos de EAD, Salas de Coordenação e Tutoria dos Cursos. Gi”gi

26 Cooperação UAB – RNP Realizações
Desenho do Sistema de Conferência-web UAB-RNP Treinamento on-line disponível pela RNP para todo o Sistema UAB e Capacitação presencial para multiplicadores (2 pessoas por IES - primeira etapa), Salas Virtuais instaladas em todas as IES e Pólos Hospedagem dos Sistemas de Informática da UAB

27 Processos em andamento...
Consolidação do SisuaB – agregação de módulos de controle Repositório para Compartilhamento de Materiais Didáticos

28 Implementação da Área de Administração Pública
PROCESSOS EM ANDAMENTO Implementação da Área de Administração Pública - Curso de Bacharelado em Administração Pública, - Curso de Especialização em Gestão Pública e Gestão da Saúde, vagas e 42 IES - agosto de 2009. Gi”gi 28

29 PROCESSOS EM ANDAMENTO
Recursos para Equipamentos e Mobiliários para Salas de Coordenação e Tutoria, Núcleos de EAD nas IES e para Serviços de Conferência Web para os Pólos; Recursos para Estruturação dos Sistemas de Informática nas IES, em atendimento aos cursos da UAB Gi”gi

30 PROCESSOS EM ANDAMENTO
- Laboratórios e Bibliotecas - Compra de de 176 Laboratórios Biologia, Física, Química e Matemática (R$ 15 milhões) - para Pólos em Municípios de Baixo IDEB, Entrega até o fim do ano de cerca de livros nos pólos (R$ 52 milhões) Gi”gi

31 PROCESSOS EM ANDAMENTO
- Ampliação e Reforma de Pólos - Reforma e ampliação em 115 pólos de baixo IDEB e IDH, das regiões norte, nordeste e centro-oeste (R$ 30 milhões) - para Pólos em Municípios de Baixo IDEB, Equipamento e mobiliário para Núcleos de EAD, salas de coordenação e tutoria e para sistema de conferência-web (R$ 26 milhões) Gi”gi 31

32 Ciclo Anual Avaliação e Acompanhamento
- Avaliação in loco de Pólos e Cursos - Avaliação do Material Didático - Avaliação da interatividade aluno-tutor-professor - Avaliação on line – resposta dos estudantes, tutores e professores

33 Projeção da UAB - Custeio e Bolsas
- Ano de > 385 milhões Custeio milhões Bolsas milhões - Ano de > 819 milhões Custeio milhões Bolsas milhões - Ano de > Um bilhão

34 Projeção da UAB - Alunos e Polos
- Ano de > referência agosto Alunos vagas Polos - Ano de > referência agosto Alunos vagas Polos - Ano de 2013 Alunos vagas Polos

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