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MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?
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OBJETIVO GERAL Promover mudanças qualitativas nas ações e no desempenho escolar a partir da articulação do Projeto Pedagógico da escola com as políticas públicas da educação, voltadas para a melhoria da qualidade da educação.
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UNIDADE I Por que e como articular o Projeto Pedagógico da escola com as políticas educacionais?
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Objetivos Específicos
Compreender os sentidos das políticas públicas da educação na determinação do desempenho da escola pública, em níveis demonstrativos da qualidade do ensino. Descrever elementos que expressem a qualidade da educação na escola pública, a partir das políticas públicas educacionais. Estabelecer relações entre os fatores privilegiados pelas políticas voltados para a melhoria do desempenho escolar nas práticas educativas. Analisar diretrizes das políticas educacionais e sua articulação com o projeto pedagógico.
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POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Caracteriza-se por ações e intenções com os quais os poderes ou instituições públicas respondem às necessidades de diversos grupos sociais.
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Necessidades vitais de grupos coletivos Opções políticas partidárias
SURGIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Conquistas sociais Necessidades vitais de grupos coletivos Originam Políticas Públicas Demandas sociais Opções políticas partidárias Prospecção de demanda
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POLÍTICAS PÚBLICAS: conceito
Política partidária Políticas públicas Ações de desenvolvimento que ficam com a comunidade. Ações que terminam com o mandato do dirigente político.
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ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB
Base para implementação das políticas públicas Programas ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - IFET FUNDEB INCENTIVO A CIENCIA TRANSPORTE ESCOLAR BRASIL ALFABETIZADO PISO DO MAGISTÉRIO FORMAÇÃO UAB - interior AUMENTO DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ACESSO A UNIVERSIDADE BIBLIOTECA PARA O ENSINO MÉDIO
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ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB
ESTÁGIO PROJETO DE LEI PRÓINFÂNCIA LUZ EM TODAS AS ESCOLAS MME EDUCAÇÃO ESPECIAL EQUIPAMENTOS PÓS DOUTOURADO - CAPES CENSO PELA INTERNET MAIS EDUCAÇÃO MEC ME MC MDS EDUCAÇÃO ESPECIAL – BPC MEC MS MDS SEDH SAÚDE NAS ESCOLAS MS OLHAR BRASIL
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ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB
PROFESSOR EQUIVALENTE GUIA DE TECNOLOGIAS COLEÇAO EDUCADORES – ENVIO DE OBRAS LITERARIAS DINHEIRO NA ESCOLA - METAS CONCURSOS GOSTO DE LER – LINGUA PORTUGUESA ITAU UNDIME CENPEC FUTURA CONTEUDOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PROGRAMA INCLUIR - UNIVERSIDADES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – CIDADES POLO INCLUSAO DIGITAL - ESCOLAS
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POLÍTICAS PÚBLICAS: Políticas Educacionais
Formação: Professores, funcionários e gestores Professores: Plataforma Freire/UAB, Proinfo Funcionários: Profuncionário. Gestores: Progestão e Escola de Gestores Ações que atendam as necessidades da comunidade escolar.
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POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
Reorientam Valorização dos funcionários da escola Formação de Professores Educação: infantil, Ensino Médio, EJA, à distância, especial, ambiental, profissional, no campo e superior indígena Avaliação da educação Educação para todos Expansão e Reestruturação do Ensino Superior. Projeto Político Pedagógico Melhoria do desempenho escolar Realimentação
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Considerações Observar a relevância de cuidarmos da qualidade da educação escolar em todos os níveis. Ao elaborar o Projeto Pedagógico é necessário conhecer a legislação, e as políticas educacionais vigentes e incorpora a ele os princípios e fundamentos legais. Proceder em conjunto com a comunidade escolar, a um diagnóstico da situação da escola, seguido da análise dos dados obtidos. A partir do diagnóstico definir as estratégias de atuação, tendo em vista a articulação necessária do PP, do planejamento e das ações da escola com os princípios e diretrizes contidos nas políticas educacionais, fazendo do PP a grande política norteadora da escola.
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