A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM EM UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA 1 Sirlei de Fátima Maciel Lopes 2 Jane Fischer Barros 3 Alessandra Gasparotto 1 Cursista 2 Orientadora 3 Tutora

2 TEMA O papel do professor no desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem em uma abordagem construtivista.

3 OBJETIVO -Identificar o papel do professor no desenvolvimento prático de Projeto de Aprendizagem numa abordagem construtivista.

4 METODOLOGIA Projeto de Aprendizagem= ( autonomia) algo novo na escola. O Construtivismo= construção do conhecimento. Quando se trabalha com construtivismo, outras metodologias são utilizadas, dentre elas: Dialogicidade= Por permitir o diálogo. Elo para as contextualizações e aplicação do Método Clínico Piagetiano. Dialética= ação- reflexão- para uma nova ação.

5 Nesse sentido a realização da pesquisa buscou através do desenvolvimento de PA, ações que dessem certo, afim de que o professor proporcionasse condições ao aluno para uma construção do conhecimento com qualidade. Estas ações foram observadas, relatadas, confrontadas e analisadas dentro da concepção construtivista e divulgadas em forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

6 REFERÊNCIAL TEÓRICO FAGUNDES, L; SATO, L. & MAÇADA LEVY, Pierre PIAGET, Jean VYGOTSKI, Lev FREIRE, Paulo

7 DESENVOLVIMENTO No primeiro capítulo= O surgimento da escola e a necessidade neste decorrer, para a re- significação do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

8 Diferenciação entre os conceitos de conhecimento e aprendizagem.Onde destaco que: Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele. A aprendizagem é provocada por alguém; é um processo de como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Enfim, Aprendizagem parte do conhecimento construído a partir da ação com o objeto para a ação mental de processar informações, questionar, problematizar, solucionar adquirindo assim novos conhecimentos.

9 O uso das tecnologias de informação e comunicação contribui na promoção da aprendizagem, mas, estes não possuem uma característica interativa e transformadora por si só. É o modo como o professor o utilizará que determinará se sua função será de estímulo à criatividade, de incentivador de novas formas de sociabilidade, de desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulador da ociosidade do pensamento e intervenção no mundo. Isso leva para um novo papel e função do professor e da escola, onde a mudança de concepção de currículo e a interdisciplinaridade se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento deste novo papel da escola e do professor.

10 O segundo capítulo= Teve por objetivo discutir e descrever a metodologia da prática desenvolvida através de Projetos de Aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação com os alunos e professoras parceiras. É destacada aqui a importância do trabalho cooperativo, colaborativo, interativo, coletivo e lúdico para o sucesso dos mesmos.

11 Já o terceiro capítulo procura realizar: uma análise da prática desenvolvida da qual traz acontecimentos e falas de alunos sobre os projetos que desenvolveram. retratar as dificuldades e conquistas ao se realizar pesquisas voltadas para a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. a importância da elaboração de mapas conceituais para que os alunos possam, a partir deles, sistematizar suas intenções de pesquisa, bem como, a construção do conhecimento.

12 Considerações Finais: Através da prática desenvolvida foi possível perceber várias características que um professor precisa possuir para que a metodologia de Projeto de Aprendizagem possa ter sucesso e proporcione a construção de conhecimento com qualidade. Entre elas: Ser reflexivo, isto é, não se contentar com um só caminho, mas, pensar em várias hipóteses e planejamentos que mais se identifique com a necessidade da turma de alunos. Mediador (orientador e provocador dos projetos dos alunos) pois, ao intervir proporciona condições para que o aluno questione, construa e tire conclusões próprias

13 Um organizador, estimulador, desafiador, problematizador, aprendiz e monitorador da construção cognitiva e afetivo entre outras habilidades e competências que as circunstâncias exigirão dele. Professor- arquiteto- construtor de espaços de inovações na construção do conhecimento.

14 Em Projetos de Aprendizagem: Autoria do aluno, que busca respostas às suas indagações. Se o papel do professor é o de ser um desafiador, problematizador, o papel do aluno é agir e realizar o projeto. Abordagens construtivistas dão ao aluno a oportunidade de desenvolver melhor suas habilidades cognitivas, buscar informações em outros contextos, testar estratégias, e, portanto, crescer num todo.

15 O papel do professor no desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem em uma abordagem construtivista está garantido quando o professor é capaz de apresentar em sala de aula comportamentos coerentes com uma interação dialógica construtiva onde os pressupostos do relacionamento humano como, afetividade ética e estética, mesmo com o uso das tecnologias da informação e comunicação, não podem ficar de fora.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google