A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL
Sandra Pulino 2013 SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL

2 SEGURANÇA DO TRABALHO É o estudo e a execução de medidas que visam à remoção das condições inseguras, dos atos inseguros e dos riscos de trabalho, a fim de eliminar ou reduzir o número e/ou a gravidade dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

3 OBJETIVOS DA HIGIENE NO TRABALHO
Eliminar ou minimizar os fatores que propiciem o surgimento das doenças profissionais; Reduzir os efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho; Prevenir o agravamento de doenças, lesões ou deficiências apresentadas pelos empregados; Favorecer a execução da produtividade.

4 ACIDENTE DO TRABALHO É o acidente que decorre pelo exercício do trabalho, a serviço do empregador, ou no trajeto de ida e volta do empregado, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

5 PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRABALHO
Características pessoais inadequadas Comportamentos disfuncionais, como desatenção, esquecimentos, negligência e imprudência; Degradação do ambiente de trabalho, devido a fatores potencialmente causadores de acidentes, como equipamentos mal projetados ou em precário estado de conservação, lay out mal definido, etc...

6 ATO INSEGURO X CONDIÇÃO INSEGURA
ATO INSEGURO – é o comportamento do trabalhador contrário às normas de segurança que coloca em risco a sua saúde ou a sua integridade física, ou a de terceiros. O próprio é quem causa o acidente de trabalho. Ex – não uso de EPI, imprudência, distração, etc... CONDIÇÃO INSEGURA – são irregularidades nas instalações, máquinas ou equipamentos de trabalho que causam acidentes. A empresa é quem causa o acidente de trabalho. Ex- pisos defeituosos, instalações inadequadas,falta de limpeza, horário excessivo de trabalho.

7 DOENÇA PROFISSIONAL Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

8 RISCOS AMBIENTAIS RISCOS FÍSICOS Agentes
Ruído – temperatura-vibração – radiação – pressão Danos à saúde : Iluminação:redução da capacidade visual; Vibração: problemas renais e dores na coluna; Calor: (siderúrgicas) – câimbra, insolação e catarata; Frio: queimaduras,gripes, inflamações nas amigdalas e laringe, problemas circulatórios. Ruídos: surdez parcial ou total

9 RISCOS AMBIENTAIS RISCOS QUÍMICOS Agentes
Elementos gasosos, líquidos ou sólidos que, absorvidos pelas vias respiratórias, cutâneas ou digestivas, provocam reações tóxicas. Danos à saúde: Cobre e mercúrio:podem causar insuficiência renal; Monóxido de carbono:pode afetar as células do coração; Chumbo, arsênico e tálio: podem acarretar problemas neurológicos;

10 RISCOS AMBIENTAIS Gases, vapores, névoas, poeiras e fumaças: podem levar a asma e bronquite; Algumas substâncias químicas podem provocar problemas na medula óssea e anemia.

11 RISCOS AMBIENTASI RISCOS ERGONÔMICOS
A ergonomia estuda a interação homem-ambiente de trabalho. Procura adaptar o trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, assegurando-lhes conforto, segurança e desempenho eficiente, e evitando o desgaste prematuro de suas potencialidades profissionais.

12 RISCOS AMBIENTAIS Agentes: Esforço físico intenso;
Levantamento e transporte manual de peso; Exigência de postura inadequada; Imposição de ritmos excessivos; Monotonia e repetitividade; Jornadas de trabalho prolongadas.

13 RISCOS AMBIENTAIS RISCOS DE ACIDENTES Agentes:
Arranjo físico deficiente; Máquinas e equipamentos sem proteção; Ferramentas inadequadas ou defeituosas; Iluminação adequada; Armazenamento inadequado; Outras situações que possam gerar acidentes.

14 RISCOS AMBIENTAIS MAPA DE RISCOS Objetivos
Reunir informações necessários para diagnosticar a situação de segurança e saúde no trabalho; Permitir a troca e a divulgação de informações entre os trabalhadores sobre os riscos a que estão sujeitos no ambiente de trabalho; Estimular a participação dos trabalhadores nas atividades de prevenção.

15 CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE
É uma comissão formada por representantes dos funcionários ( eleitos por eles ) e da empresa ( indicados por ela ) que tem por objetivos: Observar e relatar as condições de risco; Recomendar medidas para eliminar reduzir ou neutralizar os riscos; Discutir os acidentes; Inspecionar as instalações da empresa; Orientar funcionários quanto à prevenção de acidentes; Divulgar normas de prevenção de acidentes.

16 CIPA MANDATO Os membros da CIPA tem um ano de mandato, sendo permitida uma reeleição. ESTABILIDADE Os representantes dos funcionários tem estabilidade de emprego até um ano após o término do mandato.

17 SESMT SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO Objetivos: Aplicar conhecimentos de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho, a fim de eliminar ou reduzir os riscos do ambiente de trabalho.

18 SESMT EQUIPE Médico de trabalho Enfermeiro de trabalho
Auxiliar de enfermagem do trabalho Engenheiro de segurança do trabalho Técnico de Segurança do Trabalho CRITERIOS PARA DIMENSIONAMENTO Grau de risco da atividade da empresa (CNAE – Código Nacional de Atividades Econômicos) Nº de funcionários da empresa.

19 SIPAT SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
Objetivos: Promover e divulgar as questões relativas à segurança do trabalho, a fim de conscientizar os trabalhadores. Periodicidade – Anual Exemplo de Programação Palestras Exibição de filmes Exibição e demonstração dos EPI’s Debates sobre os acidentes ocorridos.

20 PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS Objetivos: preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento,avaliação e controle dos riscos ambientais. Obrigatoriedade: O PPRA é obrigatório em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco. Deve ser renovado anualmente. Responsabilidade: Equipe do SESMT Pessoa especializada

21 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E DE SAÚDE OCUPACIONAL Objetivos Promover e preservar a saúde dos trabalhadores Obrigatoriedade O PCMSO é obrigatório em todo e qualquer tipo de empresa, independente do porte e do grau de risco. Renovado anualmente. Responsabilidade pela execução Coordenador Médico do Trabalho ( do SESMT da empresa ou contratado)

22 PCMSO EXAMES OBRIGATÓRIOS Admissional De retorno ao trabalho
Demissional Periódico De mudança de função

23 INSALUBRIDADE São consideradas insalubres as atividades que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites da tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

24 INSALUBRIDADE ÔNUS As empresas com ambientes insalubres ficam obrigadas ao pagamento do adicional de insalubridade para aqueles funcionários que trabalham no ambiente insalubre. 10% do salário mínimo – grau mínimo 20% do salário mínimo – grau médio; 40% do salário mínimo – grau máximo.

25 PERICULOSIDADE São consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que por sua natureza ou método de trabalho acarretem contato permanente com inflamáveis, explosivos e energia elétrica, em condições de risco acentuado.

26 PERICULOSIDADE ÔNUS Pagamento do adicional de periculosidade, no valor de 30% do salário nominal de cada trabalhador exposto a periculosidade.

27 E P I – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
É todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Obrigatoriedade: Fornecimento gratuíto; Deve ser usado sempre que os equipamentos de proteção coletiva não forem suficientes para proteger os trabalhadores.

28 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA
É todo dispositivo de segurança que tem por objetivo proteger coletivamente os trabalhadores de um determinado setor ou empresa. Observação: A empresa deve oferecer,prioritariamente, EPCs – Equipamento de Proteção Coletiva.

29 NR - norma regulamentadora
São normas que regulamentam as condições de trabalho, no tocante à segurança e à medicina do trabalho. Quantidade – total de 29. Responsabilidade – a criação e a fiscalização das normas competem ao Ministério do Trabalho.


Carregar ppt "SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google