A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ICC 2. Sistema de Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ICC 2. Sistema de Computação"— Transcrição da apresentação:

1 ICC 2. Sistema de Computação
Universidade Federal do Piauí

2 Um Computador Simplificado
Introdução à Computação

3 Computador Simplificado - CS
Composição: Conjunto de 16 escaninhos desenhados em um quadro negro Uma cadeira onde sentará o operador Giz e apagador Uma bandeja com cartões e números escritos neles Uma máquina de calcular Uma máquina de escrever Introdução à Computação

4 Introdução à Computação
1 - Escaninhos Introdução à Computação

5 1 - Função dos Escaninhos
Cada escaninho possui uma identificação. Varia de E1 a E16, onde: E1, referencia o escaninho 1 e E16, referencia o escaninho 16. Em cada escaninho pode ser escrita uma instrução ou um número. Introdução à Computação

6 Introdução à Computação
2 - Operador Introdução à Computação

7 Introdução à Computação
2 - Funções do operador Interpretar as instruções contidas nos escaninhos; supõe-se que tais instruções já estejam nos escaninhos; Utilizar as partes componentes do CS para executar as instruções; Executar as instruções nos escaninhos pela ordem crescente de identificação E1, E2, E3, E4, E5, E6 ... Instruções como: “Volte para E2” ou “Avance para E7” devem ser executadas a partir do escaninho indicado. Introdução à Computação

8 Introdução à Computação
2 - Funções do Operador E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 E10 E11 E12 E13 E14 E15 E16 E7 Volte para o escaninho E5 E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 E10 E11 E12 E13 E14 E15 E16 E7 Avance para o escaninho E14 Introdução à Computação

9 Introdução à Computação
3 - Giz e Apagador Introdução à Computação

10 3 - Funções do Giz e Apagador
Qualquer número que se quiser colocar em um dos escaninhos deverá ser escrito com giz; Valores existentes no escaninho deverão ser apagados antes de um novo valor ser escrito Introdução à Computação

11 Introdução à Computação
4 - Bandeja de Cartões Introdução à Computação

12 4 - Função da Bandeja de Cartões
Conterá uma pilha de cartões; Nesses cartões só existem números, que poderão ser copiados para algum escaninho; Um cartão lido fica virado ao lado da pilha; Ex de instrução: “Pegue um Cartão da Bandeja e Copie Seu conteúdo em E16” O que acontece se não houverem mais cartões na execução dessa instrução? Introdução à Computação

13 4 - Exemplo de Leitura de Cartões
Introdução à Computação

14 Introdução à Computação
5 - Máquina de Calcular Introdução à Computação

15 5 - Função da Máquina de Calcular
Onde serão executadas as operações aritméticas: soma, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada, etc; Ex Instrução: “Somar o conteúdo de E16 com o conteúdo de E15 e colocar o Resultado em E14” Introdução à Computação

16 5 - Exemplo Máquina de Calcular
Introdução à Computação

17 Introdução à Computação
6 - Máquina de Escrever Introdução à Computação

18 6 - Função da Máquina de Escrever
Nela serão datilografados valores numéricos ou frases; Ex Instrução: “Imprima o Conteúdo de E14” Casos de condições de erro: Escreve a palavra ERRO Finaliza a execução, onde estiver. Introdução à Computação

19 Introdução à Computação
Exemplo de Instruções 1 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 Imprima o conteúdo de E16 Instrução PARE, diz ao operador que não há mais instruções. Exercício: Escreva um conjunto de instruções para fazer o CS somar dois valores e subtrair um terceiro valor e imprimir o resultado. Introdução à Computação

20 Introdução à Computação
Resposta 1 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 E5 Subtraia o conteúdo de E15 do de E16, coloque o resultado em E16 E6 Imprima o conteúdo de E16 E7 Pare E8 Introdução à Computação

21 Introdução à Computação
Programa Conjunto de instruções a ser executado pelo computador Visa atingir algum objetivo Programa utiliza recursos do computador Deve ser finito Deve sempre terminar Última instrução: PARE Introdução à Computação

22 Introdução à Computação
Exemplo de Instruções 2 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Some o conteúdo de E15 com o de E16 e coloque o resultado em E16 E4 Volte a E2 O que acontece com a seguinte execução: 7, 1, 4, 3, 5 e 2? Introdução à Computação

23 Introdução à Computação
Exemplo de Instruções 3 E1 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E16 E2 Peque um cartão na bandeja e copie seu valor em E15 E3 Se não houver mais cartões avance para E6 E4 Some o conteúdo de E15 E5 Subtraia o conteúdo de E15 do de E16, coloque o resultado em E16 E6 Imprima o conteúdo de E16 E7 Pare E8 Introdução à Computação

24 A estrutura de um Computador digital
Entrada Processamento Saída Processamento Saída Entrada Introdução à Computação

25 A estrutura de um Computador digital
Memória Unidade de Entrada Unidade de Controle Unidade de Saída Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Processamento Introdução à Computação

26 Funções dos Componentes de um Computador Real
Entrada: Esta unidade traduz informações de uma grande variedade de dispositivos em um código que a unidade central de processamento é capaz de entender. Ex: teclado, mouse, scanner, etc. Introdução à Computação

27 Funções dos Componentes de um Computador Real
Memória: Capaz de armazenar não só os dados mas também o programa que irá manipular estes dados. Memória de acesso direto, memória principal ou memória RAM. Memória secundária: discos rígidos, disquetes, fitas magnéticas, etc. Introdução à Computação

28 Funções dos Componentes de um Computador Real
Unidade Lógica e Aritmética: Nesta unidade são feitos todos os cálculos aritméticos, lógicos e qualquer manipulação de dados, sejam eles numéricos ou alfanuméricos. Introdução à Computação

29 Funções dos Componentes de um Computador Real
Controle: É a unidade responsável pelo tráfego do dos dados Ela obtém os dados na memória e interpreta-os. Controla a transferência de dados: Entrada  Memória Memória  Unidade Lógica e Aritmética Unidade Lógica e Aritmética  Memória Memória  Saída Introdução à Computação

30 A estrutura de um Computador digital
Memória Unidade de Entrada Unidade de Controle Unidade de Saída Unidade Lógica e Aritmética Unidade de Processamento Introdução à Computação

31 Funções dos Componentes de um Computador Real
Saída: Esta unidade traduz informações que a unidade central de processamento é capaz de entender, para um formato que os humanos possam entender. Ex: monitor, impressora, caixas de som. Introdução à Computação


Carregar ppt "ICC 2. Sistema de Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google