A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicionário da língua portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicionário da língua portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Dicionário da língua portuguesa
Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se “há-de” realizar ou suceder. Expectativa. Coisa que se espera. Confiança. Dicionário da língua portuguesa

2 Frases populares Ainda resta esperança vote nos candidatos do partido ... Não tenha uma sogra chamada “Esperança”, pois a esperança é a ultima que morre

3 Frases populares A esperança é a arte de ser feliz sem a felicidade.
Existem programas com a intenção de dar esperança

4 A esperança é a última que morre
"Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer." (Agostinho)

5 Qual é a sua Esperança?

6 Deus e a nossa Esperança

7 Deus e a nossa Esperança
Tudo o que o meu servo fizer dará certo; ele será louvado e receberá muitas homenagens Resultado garantido Reconhecimento garantido

8 Desfigurado a ponto de não parecer um ser humano

9 Deus e a nossa Esperança
Mas agora muitos povos ficarão admirados quando o virem ...assim causará admiração às nações (ARA) causará admiração ou aspergirá O sangue de Jesus seria aspergido como oferta e expiação pelas nações.

10 Deus e a nossa Esperança
Isaias Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

11 Deus e a nossa Esperança
Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos. (53.2) Não trata simplesmente de seu aspecto físico Ele abandonou a glória que tinha junto ao Pai Viveu sem nada do que normalmente atrai as pessoas Riquezas Notoriedade Política.

12 Deus e a nossa Esperança
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. (53.3) Nem mesmo o seu próprio povo o recebeu (João 1:11). "De Nazaré pode sair alguma cousa boa?" (João 1:46). Ele causava incomodo principalmente nas autoridades judaicas Tentaram mata-lo várias vezes, mas não poderiam matá- lo até que sua hora chegasse (João 12:23-28)

13 Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. (53.4) Ele Tomou sobre si por vontade própria, decidiu tomar sobre si, não era d’Ele, mas ele tomou para si Nossas enfermidades Ele Suportou toda a sorte de sofrimento humano

14 Sofrimento por causa do pecado
Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. (53.4) Castigado por Deus Sofrimento por causa do pecado Não do seu pecado como se fosse um débito com Deus Deus o estava Atingido e afligindo Foi suportado voluntariamente “Aflito” Sugere alguém violentamente atingido pela mão de Deus.

15 Deus e a nossa Esperança
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (53.5) Ele foi transpassado Um termo bem apropriado à crucificação, dificilmente essa palavra pode referir-se a outra coisa que não seja morte Deus e a nossa Esperança

16 Deus e a nossa Esperança
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (53.5) Por causa das nossas Transgressões Uma palavra derivada da raiz “rebelar-se”, dando a entender a revolta contra a soberania de Deus. Foi furado por causa das nossas revoltas Foi esmagado por causa de nossas iniqüidades Totalmente esmagado como se a mão de Deus o estivesse esmagado. Por nossas maldades

17 Deus e a nossa Esperança
O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele O segredo esta na substituição O Justo pelos injustos O sem pecado pelos pecadores O castigo que traz a paz “suas pisaduras” “pelas nossas iniquidades”

18 Esta é a essência da rebelião Rejeitamos a voz do pastor
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. (53.6) Ovelhas perdidas Não se protegem Não tem noção do perigo Atacadas facilmente E perdidas sem o pastor. seu próprio caminho Esta é a essência da rebelião Rejeitamos a voz do pastor Na busca de “novos pastos” nos perdemos.

19 Deus e a nossa Esperança
Fez cair sobre Ele. fez pousar sobre Ele fez encontrar-se com Ele Por nossas maldades e pecados o SENHOR “o encontra” no caminho e o mata como se fosse Ele o culpado.

20 Deus e a nossa Esperança
Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Aguentou tudo A nossa esperança foi nos dada humildemente, com sangue, sem palavras, sem revolta Não disse uma só palavra como uma ovelha quando cortam sua lã Ovelhas diferentes dos bois confiam nos seus tratadores e executam sem berros as seus “destinos”.

21 Embora nunca tivesse crime nenhum
Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. 9 Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. (53.8 e 9) Embora nunca tivesse crime nenhum Buscaram falsas testemunhas; Três vezes Pilatos declarou sua inocência; O Ladrão na cruz disse: "Este nenhum mal fez".

22 Deus e a nossa Esperança
10 Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê- lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. 11 Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. 12 Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

23 A profecia O cumprimento
Será exaltado (Is ) Foi grandemente exaltado por Deus e pelo povo (Fp ) Será desfigurado pelo sofrimento (Is.52.14;53.2) Foi açoitado pelos soldados e recebeu uma coroa de espinhos (Mc ) Será rejeitado por muitos (Is.53.1,3) Não foi aceito por muitos (Jo ) Levará sobre si nossos pecados e dores (Is ) Morreu por causa dos nossos pecados (Rm ; 1 Pe ) Fará expiação com o sangue(Is.53.5) Derramou seu sangue para fazer expiação por nossos pecados (1 Pe. 1.2) Será nosso substituto (Is ) Morreu em nosso lugar (Rm.5.6-8; 2Co.5.21) Aceitará voluntariamente nossa culpa e castigo (Is ) Manteve-se calado ao levar sobre si o nosso pecado (Mc ;Jo.10.11;19.30 Será sepultado no tumulo de um homem rico. (Is.53.9) Sepultado no tumulo de José , um homem rico de Arimateia (Mt ;Jo ) Salvará aqueles que creem n’Ele (Is ) Proporcionou salvação a todos os que creem (Jo. 3.16;At.16.31) Morrerá com transgressores (Is.53.12) Foi contado com malfeitores (Mc ; Lc )

24 O sofrimento do servo está estreitamente ligado com a atuação de Deus na história humana.
Isaías pintou um retrato perfeito 700 anos a.C. retratando o claro propósito de Cristo ter vindo a terra. “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” Mc 10: 45

25 Deus nos deu a Esperança em Cristo

26 Deus e a nossa Esperança
Convicta 1 Pedro 3.5 “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós...”

27 Deus e a nossa Esperança
Viva 1 Pedro 1.3-4b “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor.”

28 Deus e a nossa Esperança
Esperança Firme Colossenses 1.27 (NTLH) “O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus.” 

29 Esperança Convicta Esperança viva Esperança Firme


Carregar ppt "Dicionário da língua portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google