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Contabilidade e Mercado de Trabalho

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Apresentação em tema: "Contabilidade e Mercado de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade e Mercado de Trabalho
Revisão 1 Andreia Marques Maciel Alessandra Camargo Santana

2 Objetivos desta aula Mercado de trabalho e a busca de um emprego
A contabilidade e o contador Metodologias e enfoques da pesquisa em contabilidade

3 O mercado de trabalho e as mudanças do meio
Como se adequar ao mercado? Como o mercado brasileiro funciona? Analisaremos como o mercado atual é configurado e quais são as principais forças que atuaram decisivamente na definição deste.

4 Mudanças e o mercado de trabalho
Profissional deve estar preparado para lidar com as mudanças do meio ambiente que impactam no mercado de trabalho. Uma empresa não é um ambiente isolado. Mudanças no mercado impactam. Assim, ao traçar objetivos profissionais, deve-se estar preparado para saber mensurar os impactos das mudanças.

5 Quais são as principais fontes de mudança observadas?
Kotler e Keller (2006) listaram seis principais forças do macroambiente que agem sobre as empresas – e, conseqüentemente, no mercado de trabalho: Ambiente demográfico Ambiente econômico Ambiente natural Ambiente tecnológico Ambiente político – legal Ambiente sociocultural

6 “Emprego” e “trabalho”
O trabalho independe de uma empresa. A rigor, qualquer pessoa que realize uma atividade com objetivos está trabalhando. Para os autores Fryer e Payne (1984 apud MORIN 2001), o emprego pode ser definido como a ocupação de uma pessoa. Esta ocupação consiste no conjunto de atividades remuneradas de uma pessoa. 

7 “Fim do emprego” Com as constantes mudanças e reorganizações do mercado, conseqüentemente, o perfil do emprego nas organizações também sofreu alterações. A oferta de empregos ditos “tradicionais” diminuiu e, devido à grande informatização de processos, o número de pessoas necessárias para realizar as tarefas também teve redução.

8 Mudanças e o mercado de trabalho
Existem diferentes forças que impulsionam profissionais a se adequarem às mudanças do meio.  Muitas dessas mudanças causam mudanças drásticas. Os profissionais bem-sucedidos serão os que melhor se adaptarem às mudanças.

9 Novas tendências no mercado de trabalho
Tendo em vista a crescente necessidade de pessoas (e a tendência da busca por formas flexíveis de organização do trabalho), foram desenvolvidas algumas estratégias de contratação, como a terceirização e contratos de trabalho temporários.

10 Habilidades valorizadas pelo mercado
Quais são as características do candidato que chamam a atenção do selecionador? Empreendedorismo Liderança Qualificação Saber lidar com a diversidade Trabalho em equipe Desenvolvimento contínuo de habilidades e competências

11 Empreendedorismo Todos podem ter, dependendo da ocasião, o comportamento de um empreendedor. (CECCONELLO e AJZENTAL, 2008) © Semisatch | Dreamstime.com

12 Desenvolvimento da empregabilidade
Construção e manutenção de redes de contatos Com o avanço das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que torna o networking uma prática crucial na busca de oportunidades.

13 A Contabilidade e o Contador
O Frei Franciscano Luca Pacioli divulgou os primeiros Princípios Contábeis – Princípios Básicos do Método das Partidas Dobradas. Luca Pacioli

14 A Contabilidade e o Contador
Informação e tomada de decisão Segundo Marion (2012), tomamos decisões desde as mais simples até as mais complexas e, consequentemente essas decisões requerem cuidado maior, análise mais profunda sobre os elementos (dados) disponíveis, pois uma decisão importante mal tomada pode prejudicar toda uma vida.

15 Definição de Contabilidade
Hilário Franco, no seu livro Contabilidade Geral assim a definiu: É a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

16 Mercado de trabalho O mercado de trabalho para o contador de alto nível, hoje, no Brasil, é em média um dos melhores entre os de profissionais liberais, no sentido financeiro, principalmente (IUDÍCIBUS,2010).

17 Mercado de trabalho Além das capacitações técnicas e profissionais inerentes, alta dose de ética, de prudência, de zelo, de severidade de costumes e de integridade.

18 Função do contador A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. (MARION, 2012)

19 O objeto, o objetivo e a finalidade da Contabilidade
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio. O patrimônio que é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma pessoa física ou jurídica.

20 O objeto, o objetivo e a finalidade da Contabilidade
Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração dos resultados, isto é, sobre este conjunto de valores é que a contabilidade atuará acompanhando sua evolução, suas variações e os efeitos da ação administrativa.

21 O objeto, o objetivo e a finalidade da Contabilidade
A finalidade básica da Contabilidade é o acompanhamento das atividades realizadas pela sociedade, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função elaboração e comparação dos resultados obtidos entre períodos analisados.

22 Quem usa as Informações Contábeis
Usuários da Informação Contábil (Stakeholders) Fornecedores Bancos Investidores Empresa Funcionários Sindicatos Concorrentes Órgãos de classe Outros Governo

23 Enfoques da Teoria Contabilidade
De acordo com Hendriksen e Van Breda (2009) diversos enfoques têm sido adotados num esforço de resolver problemas complicados em contabilidade. São alguns dos enfoques mais comuns: fiscal, legal, ético, econômico, comportamental e estrutural.

24 Referências KOTLER, P.; KELLER, K.L.. Administração de Marketing. 12ª edição. São Paulo: Prentice-Hall, 2006. ROBBINS, S.P.. Comportamento Organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

25 Referências BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A.. Administração: construindo vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. CECCONELLO, A. R.; AZENTAL; A.. A Construção do Plano de Negócio. São Paulo: Saraiva, 2008. COSTA, J. C.; AVEDIANI, A.. Desenvolva seu potencial empreendedor. Revista Exame. ed Out HENDRIKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. Tradução de Antonio Zoratto Sanvincente. 5ª edição. São Paulo: Atlas,

26 Referências IUDÍCIBUS, Sérgio (Coord.) & Equipe de Professores da FEA/USP. Contabilidade Introdutória. 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010. IUDICIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à Teoria da Contabilidade – Para o nível de graduação. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2009. IUDÍCIBUS, Sérgio; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto R. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações: Aplicável às Demais Sociedades. 10ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

27 Referências MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho. RAE, São Paulo, v.1, n.1, p.71-75, Ago./Set./Out Disponível em: < Acesso em: 01 abr ROBBINS, S.P.. Comportamento Organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


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