Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Veiga Alterado mais de 11 anos atrás
1
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
- terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani
2
nenhuma outra parte (Yvonee Berge)
Nada está separado de nada, e o que não compreenderes em teu próprio corpo, não compreenderás em nenhuma outra parte (Yvonee Berge)
3
Os objetivos e atividades dos conteúdos de cada eixo deverão ser definidos conforme a idade de cada turma e é importante lembrar que um eixo de trabalho não exclui o outro durante a prática pedagógica, eles se complementam... MOVIMENTO Educação Física
4
Autonomia e Identidade Corporal
Habilidades motoras Movimentos de locomoção (andar, correr, saltar, rolar…) Movimentos de equilíbrio (apoiar, empurrar, girar…) Movimentos de manipulação (lançar, chutar, pegar…) Capacidades Físicas Força Velocidade Coordenação Ritmo Flexibilidade Equilíbrio Agilidade Resistência Relaxamento Capacidades perceptivo-motoras Discriminações sensoriais Esquema corporal Lateralidade Organização e orientação espacial Organização e orientação espaço-tempo Capacidade de coordenação
5
Ampliação das práticas corporais infantis
Quais são as práticas corporais que compõe a educação física escolar?
6
O esporte na educação escolar é uma linguagem!!!
Esporte - práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional... O esporte na educação escolar é uma linguagem!!! Jogo – os jogos são atividades estruturadas com regras e podem ter adaptadas conforme as condições de espaço, materiais disponíveis, número de participantes, entre outros. Podem ser competitivos, cooperativos e recreativos...
7
Dança – são manifestações da cultura corporal que tem como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal Ginástica – são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caratér individualizado com finalidades diversas, como por exemplo: a preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de recreativa, competitiva e de convívio social. Envolvem ou não a utilização de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaços fechados, ao ar livre e na água
8
Lutas – são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjulgados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio (...), imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Mas como estas práticas devem ser sistematizadas para os anos iniciais?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.